Quiche de Alho Poró

Receita de Quiche de Alho Poró

Essa Quiche de Alho Poró é uma sugestão muito boa para servir em festas, como salgadinho (se fizer bem pequeninho), pode servir como entrada em um jantar, como eu fiz (servi com uma salada) ou pode fazer maior e servir em fatias. O fato é que ela é perfeita para festas e também para o dia a dia. Então, anota aí que as festas de fim de ano estão chegando.

Ou se não quiser esperar as festas para fazer, faz hoje. Quinta-feira é um bom dia para comer quiche.

Eu fiz, para aproveitar que eu, nas últimas semanas, tenho encontrado alho poró na feira daqui, o que não é muito comum. Aliás, nem no supermercado eu encontrava alho poró. Veja a receita:

Quiche de Alho Poró

Classificação: 51

Tempo de Preparo: 30 minutes

Tempo de Cozimento: 20 minutes

Tempo Total: 50 minutes

Rendimento: 8 quiches

Tamanho da Porção: Tamanho de uma empada

Quiche de Alho Poró

Ingredientes

    Massa
  • 2 xícaras (de chá) de farinha de trigo
  • 3 colheres (de sopa) de manteiga gelada
  • 1 colher (de sopa) de gordura vegetal gelada
  • 1 pitada de sal
  • Recheio
  • 1 colher (de sopa) de manteiga
  • 2 alhos porós
  • Sal
  • Pimenta do reino
  • Cobertura
  • 2 ovos
  • 200 g de creme de leite (uma caixinha)
  • 1 pitada de sal
  • Queijo ralado para polvilhar

Modo de Preparo

    Massa
  1. Coloque todos os ingredientes em uma tigela e amasse até obter uma massa. Não sove a massa, é só misturar. Se você sovar muito, corre o risco dela escorrer na forma quando assar. Embrulhe em papel filme ou alumínio e deixe na geladeira por pelo menos 30 minutos.
  2. Recheio
  3. Corte o alho poró em fatias e refogue na manteiga até murchar. Tempere com sal e pimenta do reino. Use depois de frio.
  4. Cobertura
  5. Com um garfo ou um fouet misture o ovo e o creme de leite. Tempere com sal.
  6. Montagem
  7. Pegue pequenas porções de massa e vá abrindo com os dedos, até forrar toda a forminha (não precisa untar a forma), foto 07. Coloque uma colherada do recheio, despeje a cobertura por cima, polvilhe queijo ralado e leve ao forno médio (180 graus) e preaquecido por uns 20 minutos ou até dourar.

Dicas

Você pode fazer essa quiche em tamanho maior, essa quantidade dá uma quiche média. Essa forminha que usei é aquela de pão de mel. Dá ara fazer com a de empada, a de cupcake, etc… Essa massa dá para fazer vários tipos de tortas.

Se você não tiver a gordura vegetal, substitua por manteiga.

Eu usei 3 alhos porós porque os meus estavam bem pequenos.

Você pode fazer a massa com antecedência e deixar na geladeira por uns cinco dias. Bem embalada e em um recipiente fechado.

Dá para fazer com antecedência as quiches assadas e congelar, ela dura cerca de um mês no freezer (não no congelador).

Congelando as Quiches

Depois de frias, coloque as quiches em um prato e leve ao freezer em aberto. Quando elas estiverem congeladas, embale em papel alumínio, coloque em um recipiente fechado, cole uma etiqueta com o nome da quiche (ex: Quiche de alho poró) e a data de validade. Depois volte para o freezer.

Como descongelar

Retire do freezer no dia anterior e deixe na geladeira. Na hora que for comer esquente um pouquinho no forno.

Se quiser pode tirar do freezer e colocar direto no forno, mas deixe o forno bem baixo, senão ela vai ficar fria por dentro.

 

Comments

  1. Dóris Andrade says

    Patty,te garanto que estou encantada,foi uma das apresentações mais linda que já vi.Vou testar,assim até o Natal não vou errar.

  2. Zuila Querino de Oliveira says

    A receita é fácil. Além da quiche ser muito bem-vinda, com alho poró fica muito saudável.

  3. Camila says

    Uma dúvida… nas suas dicas vc disse –Se você não tiver a gordura vegetal, substitua por manteiga.!! Opsss ja possui esse igrediente na receita, isso quer dizer que é só acrescentar mais uma colher???

  4. Renata Ribeiro says

    Gostei muito dessa receita. Deu super certo. Eu dobrei a receita e fiz em dois refratários um médio e outro menor. Tirei foto e tudo. Mas aqui não tem como postar, né? Serviu mais ou menos umas 10 pessoas. Parabéns mais uma vez por suas ótimas receitas! Obrigada.

  5. Van says

    Olha Patty você esta de parabéns pelo site e pelas ótimas receitas. Sou rata de cozinha,estou sempre na web procurando e fazendo receitas, mas as suas receitas são muito bem explicadas com fotos e detalhes e passam uma verdade de sabor que não sei explicar… E você faz receitas simples mas úteis e saborosas. Ameeeei! Ganhei meu dia descobrindo sua page. Moro no exterior e queria saber se eu não achar emulsificante para aqueles recheios trufado de bolo, eu posso fazer sem ou substituir por outra coisa?

  6. Renata says

    Ontem fiz essa receita para uma reunião aqui em casa e foi um sucesso! Como não tinha manteiga, nem gordura vegetal, usei margarina, que deixei um pouco no freezer para ficar bem gelada. Além do alho poró, usei também cogumelos Paris (secos e hidratados em água fervente por 1/2 h) refogados na manteiga e no alho. Também coloquei um pouco de salsinha. A quantidade coube numa forma redonda de uns 22 cm de diâmetro (aro removível). Com certeza, vou repetir essa receita, pois ficou deliciosa!

  7. Tatiana says

    Olá! vou tentar fazer esta receita, tenho uma forma para cupcakes, precisa untar para colocar as quiches? Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *