Quiche de Bacalhau

Quiche de bacalhau

 

Essa receita de Quiche de Bacalhau é excelente para servir em festas ou como entrada em jantares especiais. Muito boa e deliciosa.

Essa é uma receita bem barata porque usamos o bacalhau em lascas que é o mais barato e com 300 g de bacalhau fazemos uma quiche de 8 fatias bem servidas.

Veja que beleza de receita:

 

Quiche de Bacalhau

Ingredientes (8 porções/fatias)

Massa

2 xícaras (de chá) de farinha de trigo

5 colheres (de sopa) de manteiga

1 gema

Recheio

300 g de bacalhau em lascas e dessalgado

1/2 cebola picada

2 dentes de alho pequenos e espremidos

3 colheres de sopa de azeite de oliva

1 tomate picado

2 colheres (de sopa) de cheiro verde picado

1/2 xícara (de chá) de azeitona verde picada (deixe umas inteiras para decorar)

1 ovo e 1 clara (use a da gema acima)

1 caixa de creme de leite (200 g)

Modo de Preparo

Coloque em uma tigela os ingredientes da massa e amasse só até formar uma massa homogênea, não precisa sovar. Cubra com um plástico e deixe na geladeira por uns 20 minutos. Depois coloque a massa na forma (não precisa untar) e vá abrindo com as mãos e forrando todo o fundo e lateral da forma, não deixe muito grosso. Reserve.

quiche de bacalhau massa

 

Agora, frite a cebola e o alho no azeite, junte o bacalhau em lascas e dessalgado e misture tudo. Acrescente o tomate e o cheiro verde e deixe cozinhar um pouco. Depois coloque a azeitona e cozinhe mais até ficar praticamente seco. Deixe esfriar completamente.

Depois do bacalhau completamente frio, junte o ovo, a clara e o creme de leite. Misture bem e coloque na forma coberta com a massa. Coloque as azeitonas inteiras sem caroço por cima para decorar e leve ao forno médio (180 graus) que já deve ter sido preaquecido. Deixe até dourar levemente, o meu ficou uns 25 minutos.

quiche de bacalhau recheio

 

Dicas:

  • Se quiser desenformar a quiche, use uma forma de fundo falso ou se não tiver use essa dica: Como desenformar.
  • Minha forma tem uns 25 cm de diâmetro.

Comments

  1. Socorro Maciel says

    Olá querida quero te parabeniza,você é muito chow suas receitas são maravilhosa e essa é mais um prato que eu vou fazer para saborear no dia 01/01/2015

  2. Ana Lúcia says

    Olá!!!! Parabéns por todas as coisas deliciosas que você faz. Sou uma iniciante na arte de cozinhar e sempre que posso vou para a cozinha fazer alguma coisa. Novamente fiquei desempregada e para ter um dinheirinho faço quiches para a loja de brigadeiros onde trabalhei até o início de novembro. Sou de São Paulo mas moro em Santos há 8 anos. Sou curiosa e ultimamente ando a procuro de receitas de massas para tortas sem glutén. Você sabe onde posso encontrar tais receitas???

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *