Receita Básica de Pão de Ló

Receita Básica de Pão de Ló

Semana passada fiz um bolo recheado aqui em casa, usei essa receita básica de pão de ló e usei a Trufa  Batida que mostrei ontem aqui no blog para rechear. Para o post mostrando como fiz o bolo todo não ficar gigantesco, resolvi fazer dividindo em três posts, então ontem mostrei o recheio, hoje estou mostrando a receita da massa do bolo que usei e amanhã mostro o bolo todo, ok?

Essa, como a da trufa batida, é daquelas receitas para você guardar. Lembre que você pode arquivar, imprimir ou compartilhar essa receita nas redes sociais clicando no botão abaixo do post “COMPARTILHE OU IMPRIMA”. Você fazendo isso me ajuda a divulgar e com isso o blog é mais visto e ajuda meu trabalho.

Agora vamos ver como fiz essa receita que é muito simples. Anota aí, que é uma receita facílima, com poucos ingredientes e que não dá errado.

Receita Básica de Pão de Ló

Ingredientes

250g de açúcar

250 g de farinha de trigo

8 ovos

1 colher (de chá) de fermento para bolo

1 colher (de sobremesa) de emulsificante

50 ml de água

1 colher (de chá) de essência de baunilha (ou outra de sua preferência)

Modo de Preparo

Coloque todos os ingredientes na tigela da batedeira e bata por uns 5 a 8 minutos. Ele vai ficar esbranquiçado e praticamente dobrar de volume (foto 4).

Corte um pedaço de papel manteiga e forre o fundo de uma assadeira (foto 5). Você vai untar e enfarinhar apenas o fundo, não unte as laterais. Aprendi essa dica com o Beltrame e achei ótima. Assim, evita do bolo baixar nas laterais.

Despeje a massa na forma e leve ao forno médio preaquecido (uns 180 graus) por uns 35 minutos ou até que você enfie um palito e ele sair limpo.

Retire do forno, deixe esfriar. Antes de desenformar o bolo, solte as laterais com uma faquinha. Depois vire sobre um prato e retire o papel manteiga do fundo do bolo.

Dica:

  • Esse bolo é ótimo para fazer bolo de aniversário.
  • Usei uma forma de 25 de diâmetro.
  • Esse bolo é ideal para cortar em três partes para colocar dois recheios.
  • Se preferir passe as gemas dos ovos pela peneira, assim evita um eventual cheiro de ovo no bolo.
  • Você pode aromatizar esse bolo com cascas de limão, de laranja, alguma bebida (como rum)  ou qualquer essência de sua preferência.
  • Eu particularmente não gosto de comer pão de ló puro, acho muito básico e com um sabor neutro, por isso sempre coloco recheio.
  • Essa receita também foi do curso que fiz com o Eduardo Beltrame que falei ontem.
  • O emulsificante que usei é o mesmo da trufa batida. Ele é facilmente encontrado em lojas de confeitaria ou lojas de festas. Usei esse aí da foto 2.

 

 

 

Comments

  1. Adriano says

    Olá Patty, parebens pelo site, sou super fã …. Fiz a receita esse FDS mas ao retirar do forno eu murchou e parece que não ficou tão fofinho quanto o seu … o que será q deu errado hem .? .. vc tem alguma dica q possa me ajudar .? … obrigado.

  2. brunilde pereira coelho says

    gostava muito de fazer o pao de ló mas nao sei o que será emulsificante aqiui em Portugal nao existe por esse nome,será que me pode explicar,bjo

  3. Sandra Inoue says

    Fiz a receita a risca,ficou horrivel…que sera que aconteceu,ja fiz varias receitas com emulsificante deu na mesma…sempre bata no tempo que pede 

  4. SIMONE GUERRERO says

    OLá PATTY TUDO BEM? GOSTO MUITO DAS SUAS RECEITAS.
    PATTY O PAPEL MANTEIGA EU COLOCO NA FORMA E UNTO POR CIMA DELE OU EU UNTO A FORMA PRIMEIRO E DEPOIS EU COLOCO O PAPEL, FIQUEI NA DúVIDA. OBRIGADA. BJS

  5. Mariangela says

    Olá. Gostaria de saber se vc tem a receita para fazer o bolbo do “bem casados”…adoro suas receiitas. Obrigada.

  6. jaqueline says

    ola!já fiz essa receita várias vezes,sempre fica maravilhoso.o único problema é que sempre cresce bem ,no forno,fica lindo,mas ao retira-lo ele em seguida baixa no meio.Não o coloco perto de fonte de vento ou frio.o que estou fazendo errado? adorei este site ,visito-o sempre que preciso de alguma receita ou dica.obrigada .abraços.

  7. maria says

    Oi, tudo bem. Bate tudo junto farinha, ovo, acucar tudo mesmo. pq o que eu faço pirimeiro bate o acucar e ovo ate virar um creme daí acrescenta a farinha, o leite e manteiga alternados.

  8. Fabiana says

    Oi Patty, gostaria de saber se posso acrescentar chocolate em pó e transformar em pão de ló de chocolate.

    Abraços!

  9. Monica says

    Gostaria que você me indicasse outra cobertura sem ser a pasta americana. Algo mais barato e prático.
    Obrigada por todas receitas!!! São maravilhosas!!!!!

  10. renata says

    Esse bolo é perfeito!!!! Fiz tipo naked cake e ficou excelente!!!!! Chamei até de bolo ninja pq fiz o teste do palito só na borda e estava bom. Depois que tirei e estava quase frio o bolo baixou e percebi q estava mole no meio, botei de volta no forno e ele cresceu de novo e ficou bom!!!!

  11. lurdis says

    Olá, posso usar o emulsificante para sorvete?
    E que medida eu colocaria na massa de pão caseiro e em que momento adiciona-lo???

  12. catarina wan der laan says

    Queria saber sobre as gramas, tipo 250g de farinha e açúcar é qianto em xicara ou mesmo em colher, pois nao tenho como pesar em gramas

  13. Josélia says

    Percebi na foto que vc colocou a massa do bolo até a borda da fôrma. Não corre o risco de derramar quando estiver no forno? Eu tenho um bolo de aniversário da minha filha pra fazer agora dia 12/02, a forma que vou usar é uma de 30/10, eu faço a massa que vá até a borda tb? Estou com essa dúvida. Eu tenho mesmo q colocar o papel manteiga no fundo ou posso só simplesmente untar sem o papel?

  14. Léo Tourinho says

    Oi, Patty. Eu adorei suas receitas de pão de ló. A de chocolate é simplesmente perfeita ! Mas sempre que faço o pão ló simples, após esfriar, a massa diminui, fica baixa. Por que será? Me ajude, por favor. Parabéns pelo seu trabalho. Sou seu fã. Amo suas receitas.

  15. Natalia says

    O meu não fica branco igual ao seu… o que estou fazendo de errado? Será quer é a batedeira que é fraca?
    Obrigada, adoro seu site!

  16. Regina Costa says

    Massa maravilhosa e recheio trufado também! fiz no aniversário da minha filha e fez o maior sucesso! e olha que eu não sou nenhuma expert. Parabéns pelas suas receitas Patty e obrigada por compartilhar o seu conhecimento!

  17. Adriele says

    Obrigada por compartilhar esta receita e as dicas, nunca conseguia fazer uma massa boa, e essa receita desde que descobri faço sempre e todas as vezes ela fica excelente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *