Receita de Abóbora Assada

Abobora assada

Essa é daquelas receitas que amo. Prática demais, deliciosa e qualquer pessoa (mesmo quem tem duas mãos esquerdas, rs) consegue fazer. Fora que faz bonito em qualquer refeição, além de ser baratíssima.

Eu sou muito fã de abóbora, gosto muito mesmo e acho que ela é super versátil, dá para comer assim, assada e purinha, dá para fazer purê, sopa, nhoque, escondidinho, pão, doce e até bolo, e é um legume que normalmente tem o preço bem acessível.

Eu na semana passada fiz uma carne de porco assada e como acompanhamento fiz essa abóbora assada e foi o acompanhamento perfeito junto com um arroz e uma salada. Achei que ela combinou perfeitamente com a carne de porco. Veja a receita da carne de porco clicando aqui:

Carne de Porco Assada

 

Essa receita de carne de porco assada, também é uma receita bem simples de fazer e você pode aproveitar que o forno já está ligado para fazer a carne e fazer a abóbora assada, veja aqui:

Receita de Abóbora Assada

Ingredientes (5 porções)

1/2 kg de Abóbora (eu use a de leite, mas com a cabotiá fica bom também)

2 colheres (de sopa) de azeite de oliva extra virgem

2 colheres (de sopa) de açúcar mascavo

6 colheres (de sopa) de vinho branco seco

1 ramo de alecrim

1 pitada de pimenta do reino moída na hora

1 pitada de sal

Modo de Preparo

Retire as sementes e lave muito bem a abóbora, use uma escovinha (de cozinha) para lavar bem a casca. Corte a abóbora com a casca mesmo em pedaços não muito grossos e com pedaços de mais ou menos o mesmo tamanho para assar uniformemente.

Eu um refratário coloque metade do azeite, metade do açúcar, metade do vinho, um pouco de alecrim, sal e pimenta do reino. Arrume os pedaços de abóbora. Não coloque muitos pedaços de abóbora, um por cima do outro. Coloque o restante dos ingredientes sobre os pedaços de abóbora e leve ao forno médio-alto (190 a 200 graus). O tempo total vai ser de uns 20 a 30 minutos (dependendo do seu forno), mas na metade do tempo vire os pedaços de abóbora para ele dourar do outro lado. Prontinho, agora é só servir.

Abobora assada

Dicas:

  • Como eu disse acima, eu fiz essa receita usando a abóbora de leite, mas que também fica bom se você usar a abóbora cabotiá. Nessa receita eu prefiro uma abóbora com um toque mais doce.
  • Essa receita combina muito bem se servida com qualquer carne cozida ou assada, eu servi como acompanhamento de uma carne de porco assada e ficou perfeita.
  • Eu uso a abóbora com casca, não se preocupe que quando assar a casca vai ficar molinha, uma delícia.

Comments

  1. Patita says

    Fui procurar o seu nome pra falar um olá, aí descobri que somos xarás! Também sou Patricia Martins… rs
    Delícia essa receita, fiz hoje no almoço. Fica docinha, molinha por dentro e com o crocante da casquinha. Adorei!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *