Receita de “Arroz” de Couve-Flor (low carb)

Receita de Arroz de couve flor

A Receita de “Arroz” de Couve-Flor já é uma receita bem conhecida de quem faz dieta. Eu mesma conheço e faço essa receita há muitos anos, aprendi em um grupo de emagrecimento que frequentei quando morava em Rio Claro (SP), eu e esse efeito sanfona que me atormenta já me fez tentar de quase tudo.

Essa é uma dica ótima para quem quiser comer um prato que lembra muito o arroz, mas sem carboidrato. Fica bem leve e uma delícia. Substitui muito bem o arroz de todo dia.

É uma ajuda e tanto para diminuir a quantidade de calorias que ingerimos em uma refeição e muito nutritiva.

A Fernanda Zanovello, nossa nutricionista querida, que tem nos mostrado o quanto é saudável e o quanto faz bem o que temos comido nessas receitas da detox, vem agora falar dessa receita de “arroz” de couve-flor:

Patty veja os nutrientes presentes nessa receita:

COUVE-FLOR

Couve-flor tem fibras, vitamina C, potássio, fósforo, antioxidantes e é ótima para prevenção de câncer.

ÓLEO DE COCO 

Óleo de coco contém TCM (triglicerídeos de cadeia média) de fácil metabolização, resistente à oxidação e estável ao calor (sendo indicado para uso culinário). É utilizado como fonte de energia para o metabolismo (não sendo armazenado no organismo como gordura corporal). 

 SAL MARINHO

Sal marinho tem sódio (essencial para distribuição orgânica de água e volume sanguíneo), iodo (componente dos hormônios tireoidianos T3 e T4), cálcio, magnésio, enxofre (auxilia no processo de detoxificação do fígado).

 CEBOLA

Cebola é rica em fibras, potássio, cálcio, fósforo, magnésio, sódio, prevenção de doenças cardiovasculares, auxilia no tratamento de doenças respiratórias, prevenção de câncer, ação anti-inflamatória.

 Fernanda Zanovello

CRN-9 02100272

Facebook: Fernanda Zanovello

fernandabz2009@gmail.com

Veja que receita boa:

Receita de “Arroz” de Couve-Flor

 

1 couve-flor pequeno (ou metade de um grande)

1 colher (de sobremesa) de óleo de coco (pode ser azeite de oliva ou manteiga ghee ou clarificada)

2 colheres (de sopa) de cebola ralada

1 pitada de sal (usei o marinho)

 

Modo de preparo

 

A primeira coisa é preparar a couve-flor. Corte os floretes dela e lave muito bem, se quiser deixe até um pouquinho de molho. Agora para deixar ela com aparência de arroz você pode fazer de três maneiras:

  1. No processador (como eu fiz) –  basta colocar a couve-flor crua no processador e ir apertando a tecla pulsar até a couve-flor ficar trituradinha como se fossem grãos de arroz. Essa forma é fácil e rápida.
  2. No liquidificador – Coloque pequenas porções de couve-flor crua e aperte a tecla pulsar. O segredo aqui é fazer em pequenas porções por vez.
  3. No ralo grosso – Esse dá um pouquinho mais de trabalho, mas funciona. É só ralar a couve-flor crua no ralo grosso.

 

Como fazer o falso arroz de couve-flor

Coloque em uma panela o óleo de coco e a cebola e deixe murchar, não precisa dourar. Acrescente a couve-flor processada e refoge também. Vá mexendo de vez em quando. Não precisa colocar água e em poucos minutos ela já estará cozida. Acerte o sal e sirva.

Receita de arroz de couve flor

 

Para fazer no micro-ondas

Em um refratário coloque a couve-flor processada e a cebola, misture bem. Tampe o refratário com uma tampa própria para micro-ondas ou coloque papel filme por cima e faça alguns furinhos. Leve ao micro-ondas por 3 minutos, mexa bem. Se precisar volte para o micro-ondas por mais alguns minutinhos. Depois de cozido e ainda quente, misture o óleo de coco e o sal.

 

Como congelar

Vocês sabem que meu sobrenome é praticidade, então acho ótimo fazer esse “arroz” e congelar em porções menores para eu ter sempre que quero ele já prontinho. Basta separar em recipientes a quantidade que vou usar por vez ( não pode recongelar). Coloco uma tampa e guardo no freezer.

Se eu for congelar por um tempo grande (ele dura 3 meses no freezer) daí já tenho que ter um pouco mais de cuidado para que eu não perca os nutrientes dele. O segredo aqui é tirar todo o ar do recipiente, ou saco de congelamento que eu usar.

 

Observação:

Esse “arroz” é ótimo para comer a noite, pois é low carb e sua refeição vai ficar mais leve, acrescente uma salada e um frango grelhado no seu prato e pronto, perfeito.

Comments

  1. Thiago says

    Olá, muito obrigado pela receita.
    O gosto e a consistência ficam mesmo parecidos com arroz? E o gosto da couveflor é forte?

  2. Gilaine de Almeida Penteado says

    Adoro couve-flor, mais depois que anotei tudinho, achei que de fizesse um refogadinho como eu faço ia ficar igual.
    A diferença está nos talinhos porque não vão aparecer,principalmente para crianças que não gostam muito.Dá para enganar.
    Outra diferença é usar o óleo de coco, que nunca usei.
    Irei fazer, depois farei o comentário.
    Só que gosto do alho e não suporto cebola.
    Farei com cebola bem picadinha e com alho.
    Altera em alguma coisa, o alho acentuará muito o sabor no caso de congelamento?

  3. Raíssa says

    Amei a receita, mas fiquei com dúvidas sobre a forma de fazer ele congelado…Você congela com ele já prontinho, temperado? Ou congela só os grãos do “arroz” e quando for usar é que tempera? E como você descongela?

  4. says

    Você congela da forma que achar melhor, pode ser das duas formas e eu descongelo de um dia para o outro na geladeira, ou levo direto para a panela ou micro-ondas Raissa.

  5. Vera says

    Amei a receita! Muito prático de fazer. Comecei a usar o liquidificador mas triturar no processador é bem melhor!

  6. Andreia Lisboa says

    Pra quem está comendo arroz tb pode refogar metade de arroz e metade de couve flor triturada. Assim estará consumindo metade das calorias.
    Eu estou sem arroz a um mês e meio.estou na dieta das proteínas e já perdi 8 kilos e o arroz não está me fazendo falta nenhuma. Estou na couve flor direto

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *