Receita de Bacalhau e Farofa de Cream Cracker

Bacalhau ao forno

Hoje apresento para vocês duas receitas da Maya Ribeiro, Receita de Bacalhau à Lindacy e Farofa de Cream Cracker. A Maya escolheu para fazer aqui no blog, essa receita de bacalhau que é feita por sua avó nas principais festas da família, Lindacy é avó dela. Todos gostam muito e eu posso confirmar que é delicioso, o leite de coco dá um sabor muito especial. Já a receita da farofa, é uma  receita que é feita pela madrinha dela e uma das que ela mais gosta de comer. Eu achei incrível, me surpreendeu, sinceramente eu comeria ela até pura.

A Maya gosta muito de cozinhar para os amigos e familiares. Ela cozinha super bem e está sempre testando receitas novas. No Natal do ano passado ela preparou para a família o Rosbife da Mãe do Zeca Camargo e o Chester com Cestaria de Bacon, quanto capricho né gente?

MayaRibeiro

Maya Ribeiro

Acho que cozinhar bem é de familia, pois a avó dela e a mãe cozinham bem e a Maya que é formada em Administração e hoje trabalha na empresa da família sempre separa um tempinho para cozinhar, ou mesmo para viajar e conhecer a gastronomia de outros lugares. Uma das viagens que ela fez recentimente foi para Gramado e voltou de lá fascinada pelo Strudel de Maçã, não duvido nada que qualquer dia ela invente de fazer, rs.

Bom, vamos às receitas de hoje? Veja:

Receita de Bacalhau à Lindacy

Bacalhau ao forno

Ingredientes

1 kg de bacalhau dessalgado e desfiado

3 dentes de alho amassados

1 cebola cortada em cubinhos

1 xícara (de chá) de coentro e cebolinha bem picado

2 batatas grandes cortadas em cubos e cozida

2 vidros de leite de coco (de 200 ml cada)

150 ml de azeite de oliva

Azeitona preta a gosto

2 ovos grandes (ou 4 pequenos)

Queijo parmesão ralado na hora

Modo de Preparo

Em um recipiente misture o bacalhau com a cebola, o alho, a cebolinha, o coentro. Aqueça o azeite em uma panela e acrescente o bacalhau temperado, refogue um pouco e acrescente o leite de coco. Deixe cozinhar por alguns minutos (uns 20 minutos). Não coloque água, vai cozinhar no leite de coco. Depois desligue, acrescente a batata, misture e despeje em uma travessa refratária. Coloque as azeitonas. Em um recipiente bata os ovos com um garfo, tempere com sal e cubra o bacalhau com esse ovo batido. Polvilhe o queijo ralado e leve ao forno para gratinar. Assim que tiver levemente dourado, já está bom.

Bacalhau ao forno

Farofa de Cream Cracker

Receita de farofa

Ingredientes

1 margarina (de 250 g)

1 cebola grande picada

1 pacote de bolacha cream cracker (400 g)

2 maças picadas

1/2 xícara (de chá) de coentro e cebolinha picada

1 xícara (de chá) de passas sem semente

1 xícara (de chá) de azeitona verde picada

1/2 xícara (de chá) de castanha de caju torrada

Modo de Preparo

Passe a bolacha pelo liquidificador para virar uma farinha. Coloque as bolachas aos poucos no liquidificador e vá batendo até ficar bem fina. Reserve.

Derreta a margarina e frite a cebola, acrescente o coentro e a cebolinha, misture novamente. Junte o restante dos ingredientes (reservando um pouco de castanha para enfeitar). Mexa bem. Coloque em uma travessa, enfeite com as castanhas de caju reservadas e sirva quente.

Receita de farofa

Como eu falei no início, essa farofa é ótima, deliciosa mesmo. Anota aí que ela combina com a maioria dos cardápios das festas de fim de ano e com certeza você vai fazer o maior sucesso com ela.

Essa série de receitas do”Especial 2013 – Receitas para o Fim de Ano” foi patrocinada por:

Comments

  1. Helenice Soares de Souza says

    Olha, estas receitas são maravilhosas, vocês estão de parabéns …….
    um Natal e um Ano Novo, com muitas receitas gostosas..

  2. Lucia Helena Costa Carneiro says

    Gosto muito das suas receitas,são bem elaboradas, saborosíssimas de dar agua na boca,poderia me mandar receitas digitadas,pois devido ao pouco tempo que tenho,fica dificil estar no comput.por favor faz uma forçinha,beijosssssssss

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *