Receita de Caldo de Legumes

Caldo de legumes receita

Como a Mariana Jones, nossa nutricionista, colaboradora aqui do AquinaCozinha, falou há algumas semanas sobre temperos industrializados e temperos caseiros e nos mostrou como fazer um caldo de legumes caseiro e bem saudável, resolvi mostrar um que normalmente faço, que é bem parecido com o que a Mariana faz. Dá para ver que caldo de legumes é uma coisa bem democrática e você pode fazer com os legumes que quiser. Claro que tem a receita clássica ensinada nas escolas de culinária, mas como aqui estamos fazendo para consumir em casa e não em restaurantes, podemos fazer o caldo ao nosso gosto.

Eu confesso que de vez em quando uso caldo pronto (que Mariana não me ouça), sei que não é saudável, mas os últimos meses tem sido punk para mim. Como vocês sabem tenho três filhos, então cuido da casa. dos filhos, não tenho empregada, nem faxineira. Trabalho no blog, que dá um trabalhão com pesquisa, compra, fazer as receitas, tirar e editar fotos e por aí vai e agora estou fazendo um curso de gestão para montar um negócio com meu marido. Então estou surtando. O problema é que às vezes não dá para fazer a comida do dia a dia do jeito que a gente quer,  e aí acabo usando cubinhos de caldo de tempero, mas é uma coisa eventual e por pura falta de planejamento e consequentemente de tempo. Normalmente, quando estou assim como agora, muito ocupada, deixo pronto Tempero Caseiro, lembram dele?

E agora, vou mostrar como  faço Caldo de Legumes, depois de pronto divido em porções e guardo no freezer para usar quando preciso. Esse caldo é bem fácil e prático de fazer, não dá trabalho nenhum. Eu muitas vezes não faço por falta de planejamento mesmo, de ir comprar as coisas e separar um tempo para fazer.

Receita de Caldo de Legumes

Ingredientes (1,5 litro)

2 litros de água

2 cenouras

1 cebola grande

2 cravos

5 sementes de pimenta do reino

1 folha de louro

1 salsão com folhas e tudo

folhas de 1 alho poró

Modo de Preparo

Em uma panela grande coloque a água e todos os ingredientes que devem ter sido higienizados previamente. Deixe ferver e abaixe o fogo. Deixe cozinhar por uns 30 a 40 minutos no fogo lento. Vai reduzir um pouco. Depois é só passar por uma peneira e guardar depois de frio, em um recipiente fechado.

Caldo de legumes receita

 

Dicas:

  • Como eu já disse faça seu caldo com os legumes que você gosta e prefere, mas tente usar sempre cebola, cenoura e salsão que são a base da receita do caldo clássico, mas se quiser usar tomate, alho, salsinha, etc…
  • Não use no caldo nem gordura, nem sal. Como você vai usar o caldo em outras preparações, nessas receitas você adiciona sal e gordura.
  • Não use beterraba no caldo, só se for para fazer uma receita específica, pois seu caldo vai ficar cor de vinho.
  • Use esse caldo em risotos, sopas e em algumas receitas que você teria que adicionar água.

 

Como conservar o caldo de legumes

  1. Se você for usar nos próximos dias, pode deixá-lo na geladeira. Dura uns 3 dias em recipiente fechado.
  2. Coloque em um recipiente, porções que você irá usar por vez, tampe e congele.
  3. Use sacos próprios para congelar, coloque o caldo, feche, retire o ar e congele.
  4. Faça como no suco detox, use uma forminha de gelo para congelar.

Observação: Se você usar as técnicas certinhas de congelamento você não tem perda nenhuma de nutrientes.

Cuidado: Sempre que for congelar divida em porções que irá usar de cada vez, pois se for descongelado uma vez, não recongele.

 

Comments

  1. Rachel Azevedo says

    Ótimo post Patty, sempre mais saudável fazer seu próprio caldo, nada de cubinhos…rsrsrs!
    Bjuss!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *