Receita de chá anti-gripe e como fortalecer o sistema imunológico

cha para gripe

Como anda a temperatura na cidade de vocês? Nessa época do ano com o friozinho, e a mudança de temperatura, acabamos muitas vezes pegando uma gripezinha né?

Então passei aqui para relembrar a vocês de que a alimentação é fundamental para fortalecer o nosso sistema imunológico.

Seguir uma alimentação rica em vitaminas e minerais  no nosso dia a dia, faz com que possamos resistir aos vírus e bactérias.

Muito se fala sobre a importância da vitamina C para fortalecer o sistema imune. E por isso muitas pessoas acabam recorrendo a suplementação de vitamina C, como automedicação e prevenção. Mas a vitamina C é considerada um agente pro-oxidante se administrado isoladamente, vocês sabiam? E além disso o consumo de doses elevadas pode estimular a resistência às infecções. Então evitem a auto-medicação combinado?

Nesse período, fiquem atentos também a evitar o consumo excessivo de produtos industrializados, álcool, cafeína, sal, pois esses alimentos enfraquecem o sistema imunológico.

Mas o que seria ideal consumir para fortalecer o sistema imune? Seguem algumas dicas:

Aumente o consumo de alimentos ricos em vitamina A (cenoura, abóbora,  brócolis, mamão), zinco (nozes, feijão, peixes, aves), vitaminas do complexo B (cereais integrais, gengibre, gema de ovo, semente de girassol, verduras verdes), vitamina C (kiwi, limão, laranja, lima, caju, tomates, folhas verdes escuras, pimentão verde), selênio (castanha do Pará), vitamina E (nozes, amêndoas, vegetais e folhosos), além de especiarias ricas em fitoterápicos e compostos bioativos.

É sempre importante observar o seu sistema imunológico, se esta ficando doente freqüentemente, procure um profissional para te avaliar e prescrever um tratamento ideal para sua saúde, com uma suplementação de acordo com as necessidades do seu organismo.

E se você já pegou a gripe,  o que fazer???

Minha dica é repouso, muita hidratação, consumir chazinhos especiais com propriedades antiinflamatórias, não exagerar no consumo do leite e derivados, pois eles aumentam ainda  mais o muco, e tomar a famosa canja de galinha da vovó. Hummm…delicia!!

Sabe-se que líquidos quentes ajudam a expectoração e reduzem o muco, além disso a canjinha de galinha é rica em cisteina (aminoácido), que é liberado quando a galinha é cozida, e ajuda ainda mais a descongestionar os pulmões. Sábias  essas vovozinhas né??

E aquela receitinha básica de chá de alho também é super válida, já que ele é um super aliado contra a gripe, pois tem ação antioxidante e tem substâncias que destroem  vírus.

Esse final de semana meu marido sentiu um mal estar e um principio de gripe e então fiz um super chazinho pra ele e vim dividir com vocês a receitinha.

Receita de chá anti-gripe

Ingredientes:

1 dente de alho

Raspas de gengibre

1/2 limão

1 xícara de água mineral

Canela e mel a gosto

Modo de preparo:

Primeiro amasse o alho e deixe descansar na xícara (5 min para liberar os compostos bioativos). Depois ferva a água e coloque na xícara com o limão espremido, canela, raspas de gengibre e mel. Deixe abafado por 10 min e já pode beber.

O mel, gengibre e canela apresentam propriedades antiinflamatórias e aliviam o desconforto da tosse. O limão fornece a vitamina C. Evitem ferver a água já com o alho pois ele cru tem mais compostos bioativos.

 

Obs: Fiz esse chazinho ontem (sábado) e hoje (domingo) e meu marido já esta “zerado”..rs

 

Espero que sigam as dicas e passem esse inverno sem gripe, com muita saúde e disposição!!!

Abraços

 Dra Mariana Jones

Nutricionista clinica funcional e ortomolecular
Colaboradora do Aqui na Cozinha
Facebook: Nutricao Clinica Funcional e Ortomolecular

Comments

  1. denilza bernardo says

    Adorei as dicas de receita que vi aqui nesse site. Entrei hoje e já peguei várias receitas. Obrigada pelas dicas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *