Receita de Chocolate Quente com Especiarias

chocolate +quente

Essa Receita de Chocolate Quente com Especiarias é especial para quem está sofrendo com o frio que tem feito nos últimos dias aqui no Brasil. Como vocês sabem, eu moro no Nordeste, mas não é em uma daquelas cidades típicas nordestinas, localizadas no litoral ou no sertão, não. Eu moro em Garanhuns, Luis Gonzaga já disse “Garanhuns, onde o nordeste garoa”, “Que todo mundo chama de Suiça brasileira” e aqui faz frio meu povo. Nesse período de inverno chega a fazer 7, 8 graus em alguns pontos da cidade durante a noite. Mas, esse frio “polar” que tem feito em certos Estados brasileiros ainda não chegou por aqui, será que chega? Ai G-zuis.

Com o frio que tem feito nesse inverno sempre tenho uma bebida quentinha no fogão as noites. Tem algumas aqui no blog, vejam em Bebidas Quentes. Como já fiz outras receitas de Chocolate Quente, tradicionais e mais simples, hoje vou fazer essa mais incrementada.

Receita de Chocolate Quente com Especiarias

Ingredientes

1/2 xícara (de chá) de  açúcar

1 litro de leite

1 pau de canela pequeno

5 cravos

1 anis estrelado

1 pitada de noz moscada

5 gotas de essência de baunilha

1 pedaço pequeno de casca de laranja

1 colher (de sopa) de amido de milho (maisena)

4 colheres (de sopa) de chocolate em pó

Modo de Preparo

Coloque o açúcar em uma panela junto com o cravo, a canela e o  anis. Deixe o açúcar com as especiarias derreter no fogo baixo até ficar com cor de guaraná (não deixe ficar muito escuro, pois amarga). Acrescente um pouquinho do leite para derreter o caramelo. Primeiro ele vai endurecer completamente e depois vai derreter. Cuidado, pois nessa hora o leite sobe e pode derramar. Se subir é só tirar do fogo um pouquinho que ele baixa.

Em uma tigela coloque o amido de milho, a noz moscada, o chocolate em pó e dissolva com um pouco de leite frio. Quando dissolver junte à panela com o leite caramelado. Nessa hora, coloque o restante do leite e a casca de laranja. Quando começar a ferver, deixe no fogo baixo e cozinhe uns dois minutos, mexendo de vez em quando. Desligue o fogo e acrescente a baunilha. Passe por uma peneirinha de chá para retirar as especiarias e sirva quente.

Dicas:

  • Na hora de tirar a casca da laranja, não deixe a parte branca, ela amarga.
  • Se você não tiver todas as especiarias, use as que você tem. Pode substituir e até deixar de usar uma ou outra que não vai dar tanta diferença.

Comments

  1. jefferson franco says

    eu adoro este tipo de coisa quente chocolate feijão que pode ser tomado na caneca é demais parabéns pela sua receita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *