Receita de Crumble de Frutas

receita de sobremesa

Essa Receita de Crumble de Frutas é bem rápida e super fácil, sem contar que ela é uma sobremesa deliciosa e fica bem para coroar qualquer refeição. É daquelas sobremesas práticas, rápidas, baratas e deliciosas.

Eu amo frutas assadas e com essa casquinha crocante em cima fica mais gostosa ainda. No inverno, por exemplo, eu não gosto de servir sobremesa gelada, então prefiro sobremesas como essa. Prepara aí que você vai ver e confirmar o que eu estou falando.

Pelo que sei o Crumble de Frutas é tradicionalmente uma sobremesa britânica e que eles fazem principalmente com maçãs, mas dá para fazer também com pêssegos, morangos ou várias frutas juntas como eu fiz. Dá até para aproveitar sobras de frutas que você tenha aí na sua casa.

Receita de Crumble de Frutas

Ingredientes (6 a 8 porções)

Farofa crocante:

1 e 1/2 xícara (de chá) de farinha de trigo

3/4 xícara (de chá) de manteiga gelada

1 xícara (de chá) de açúcar mascavo (dá para usar o açúcar comum)

Frutas:

2 maçãs

2 bananas

1 pera

1 ameixa

1 laranja (só o suco)

1 colher (de sopa) de açúcar mascavo (ou comum)

Canela em pó para polvilhar

Modo de Preparo

Descasque as bananas e corte em fatias. Corte em fatias também as maçãs, a pera e a ameixa, mas não precisa tirar as cascas. Coloque em um recipiente e misture o suco de laranja. Polvilhe o açúcar e a canela e misture novamente. Coloque a mistura de frutas em um refratário grande ou em panelinhas individuais. Reserve.

Farofa – Coloque todos os ingredientes em um recipiente e com as pontas dos dedos (foto 4 ) vá misturando os ingredientes até formar uma farofa. Não amasse muito para não virar uma pasta.  Polvilhe essa farofinha sobre as frutas e leve ao forno médio preaquecido (180 graus) por mais ou menos 30 minutos, ou até que a farofinha esteja dourada. Sirva a seguir, ainda quente.

Dicas:

  • Sirva acompanhada com sorvete, ou creme de leite, ou pura mesmo (eu gosto assim).
  • Pode deixar  preparada na geladeira, mas só coloque no forno pertinho da hora de servir. Fica mais gostosa quando servida bem quentinha.
  • Eu fiz em panelinhas individuais, mas dá para fazer em um refratário grande também.
  • Na farofinha você pode fazer uma mistura com aveia, farinhas de trigo integral, castanhas, amêndoas, dá para ser criativo.

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *