Receita de Doce de Batata Doce

Doce de Batata doce

Quando eu era pequena meu pai dizia: “Qual o doce mais doce que existe? O doce mais doce que existe, é o doce de batata doce” kkkk. Porque será que falam isso? Nem acho que esse é o doce mais doce. Vai saber né?

Esse é um doce que minha avó e minha mãe faziam quando eu era criança e eu sempre gostei. Hoje parece que essa receita se perdeu um pouco, nem vejo muito esse doce por aí. Vocês também tem essa impressão?

Bem, essa semana fiz ele aqui em casa e fotografei para mostrar como faço. Se você gosta dele, aproveita e faz e se você ainda não conhece ou nunca fez, aproveita e experimenta.

Veja como fiz:

Doce de Batata Doce

Ingredientes

2 kg de batata doce cozida

1/2 xícara (de chá) de coco fresco ralado (ou um pacote de 100 g do seco)

1/2 garrafinha de leite de coco (100 ml)

1 xícara (de chá) de açúcar

1/2 xícara (de chá) de água

Modo de Preparo

Cozinhe a batata doce em água até que estejam macias. Amasse com elas ainda mornas, fica mais fácil. Dá para usar o espremedor de batata ou amassar com um garfo. Reserve.

Coloque em uma panela a água e o açúcar e leve ao fogo. Deixe cozinhar até virar uma calda rala. Depois acrescente na panela o coco ralado, a batata doce amassada e o leite de coco. Cozinhe essa mistura até começar a soltar do fundo da panela (uns 5 a 10 minutos). Coloque em um recipiente, como uma compoteira e pronto.

Doce de batata doce

Dicas:

  • Usar o coco fresco sempre deixa a receita muito mais saborosa.
  • Esse doce você pode servir quente ou frio.
  • Para uma maior durabilidade, conserve na geladeira.

Docinho de Batata Doce

Doce de batata doce

Fiz esse docinhos da foto usando metade do doce de batata doce que fiz acima. Isso mesmo, faça o doce da mesma forma que falei acima, coloque em um recipiente untado com manteiga e deixe esfriar completamente. Depois é só fazer bolinhas na mão e passar no açúcar cristal. Coloque em forminhas. Fica um docinho original e uma delícia. É uma ótima dica para mandar para a escola das crianças na Festa Junina que já está quase aí.

Comments

  1. elisabeth says

    Estou procurando receita caseira de doce de batata,e esse ai,ta mais pra uma cocada.Vou continuar procurando…

  2. Sônia says

    Me parece uma das melhores receitas deste doce que vi por aqui, vou experimentar.
    Quanta falta de gentileza da D.Elizabeth, se não é a que estava procurando, não alfineta não, é feio e deselegante

  3. Isabel says

    Quero agradecer imensamente à Patty Martins por compartilhar essa receita tradicional em sua família !
    No domingo,19/07, procurando por uma receita deste doce, encontrei esse site e testei ontem (22/07) a receita cima disponibilizada . O resultado é incrível ! O leite de coco dá uma suavidade aveludada ao doce que o torna saboroso e sofisticado ao mesmo tempo. Coloquei um pouco mais de açúcar; cerca de 3 xícaras…
    O sucesso foi total na família e vizinhos !
    Uma vez mais agradeço e recomendo a receita.

  4. Rejane says

    E chamado de doce mais doce pq leva o nome de doce 2 vzs rsrsrsrsrs…. Mas e’ uma delicia ,e a receita bem pratica; gostei.

  5. Pedro says

    Obrigado pela refeita, Patty. Vc acha que se eu retirar o açúcar faria muita diferença em textura? Por ser doce, é que eu queria só o açúcar da própria batata, obrigado.

  6. says

    Hoje dia 01 de novembro de 2015, procurando uma receita de doce batata doce, encontrei esta bem simples mais acredito que vai seu um ótimo doce que vou lembrar de quando era criança que minha vizinha fazia e e vendia. Lendo a receita vi que é bem simples de fazer.

  7. Renata Machado says

    Hoje, 20/01/2016, procurando uma receita de doce de batata doce para vender, achei essa. Vou experimentar. Adorei a ideia do brigadeiro de batata doce. Depois digo o resultado.
    Obrigada!!!

  8. regina martinez says

    amei a receita. obrigada por publicar.precisamos de pessoas assim que gosta de compartilhar .bjs.nao de bola para outros tipos de comentario.estamos felizes

  9. Zorilda says

    A senhora, não conhece o doce de batata doce. . A forma de fazer o doce, é esta mesmo. Cocada, minha senhora, leva mais açúcar, para poder ficar mais dura e dar o corte. Não bote defeito, onde não conhece.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *