Receita de Fondue de Chocolate para quem não tem um aparelho de fondue

Quando estava na faculdade eu costumava fazer um fondue de queijo chamado de Fondue Universitário por não usar os queijos caros comumente usados no fondue. Perdi a receita, dá para acreditar e para completar não consigo me lembrar. Bem mais isto fica para outra vez. O fato é que estes dias pensei: Se eu fazia o fondue de queijo sem ter aparelho de fondue (com rechaud) provavelmente posso fazer o de chocolate.

Resolvi tentar.

E não é que deu certo, deu muito certo.

Eu fiz assim:

Fondue de Chocolate

 

Ingredientes

300g de chocolate ao leite

1 caixinha de creme de leite

5 colheres (de sopa) de conhaque

Frutas frescas (usei morango, banana e tangerina)

Você vai precisar de:

1 refratário pequeno

Palitos de churrasco

Recipientes para as frutas

 

Modo de Preparo

Coloque o creme de leite em um recipiente que vá ao microondas (ou ao banho-maria) e leve para aquecer, mas não deixe ferver. Junte o chocolate e vá mexendo até dissolver tudo. O chocolate dissolve facilmente, pois o creme de leite vai estar quente. Quando tiver bem homogêneo, misture o conhaque. Aqueça mais um pouco (cuidado, não deixe aquecer muito) e coloque em um recipiente refratário pequeno para servir (eu coloquei em um ramequim).

As frutas: Lave bem e seque os morangos, se forem pequenos não precisa cortar, mas se forem grandes convém cortar em pedaços menores. Descasque e pique as bananas. Descasque e retire todos os fios brancos da tangerina, corte-as ao meio e retire os caroços. Disponha cada fruta em um recipiente individual.

As frutas vão ser espetadas com os palitos de churrasco na hora de comer o fondue.

 

Dicas:

  • Se quiser pode colocar metade de chocolate ao leite, metade de chocolate meio amargo.
  • Pode comer com frutas em caldas também como pêssego, pêra, abacaxi, cerejas, etc.
  • Procure servir em um refratário pequeno, pois você aquece pequenas porções. Se quiser coloque o refratário dentro de outro recipiente com água fervendo (banho-maria) quando for servir ou se preferir quando achar que está esfriando coloque no microondas mais uns segundinhos.
  • Todo o processo que você faz no microondas, dá para você fazer em banho-maria.
  • Esta quantidade dá umas 6 porções.

 

Comments

  1. says

    Adoro fondue de qualquer jeito, com ou sem aparelho…Às vezes faço a calda e jogo por cima de algumas frutas e como sozinha… hihih
    bjs

  2. VALDERLANE JUSTINO DO NASCIMENTO PAULA says

    ADOREI ME AJUDOU VOU SERVIR NO NIVER DO MEU FILHO .ESTAVA BUSCANDO ALGO ASSIM.MUITO OBRIGADA ME ADD NO FACE POR FAVOR . SEMPRE ESTOU FAZENDO ALGO E PRECISO DESSE TIPO DE DICA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *