Receita de Ganache de Chocolate

Ganache de Chocolate

 

Ganache de chocolate é daquelas receitas curingas que a gente tem que ter, então copia aí e guarda que qualquer hora você vai precisar. Se você quiser salvar essa receita ou imprimir, logo abaixo do post tem os botões de compartilhar e imprimir, lá estão os botões para compartilhar nas redes sociais e uma impressora verdinha que você clica e vai abrir a receita para você salvar ou imprimir.

Ganache é uma receita francesa e muito usada por lá em bolos, tortas e sobremesas, por aqui também usamos muito e é difícil achar alguém que não goste.

Essa é uma receita simples de creme de chocolate com apenas dois ingredientes, então o que vai fazer a diferença é a qualidade dos produtos que você usar, procure comprar um bom chocolate (sem gordura hidrogenada na composição) e o bom é usar creme de leite fresco, mas as vezes, em algumas regiões do Brasil não é tão fácil encontrá-lo. Eu mesma aqui, quase nunca acho, por isso uso o creme de leite em caixinha.

Sugestão onde usar a ganache:

  • Ela é ótima para ser usada como cobertura para bolos, cupcakes, pavês, sorvetes etc…
  • Você também pode usar ela como recheio para bolos, biscoitos, cupcakes, macarrons, etc…
  • Você pode usar a ganache também para fazer outras sobremesas como cremes com morango, maracujá, etc…
  • Pode servir frutas, ou panquecas com ganache, que é simples e uma delícia.
  • Ou pode ainda comer de colher, kkk, como um brigadeiro de colher, mas essa sugestão é só para quem esses pensamentos gordos, como eu.

Essa receita que vou mostrar é a básica, mas você pode aromatizar ela com bebida alcoólica, essência, mel e especiarias.

A receita vai depender para o que você vai querer o ganache, quer dizer se for para cobertura, ou para recheio a proporção de creme de leite para a de chocolate muda, veja:

  • Para rechear bolo ou fazer uma cobertura mais grossa use uma quantidade de chocolate e a metade da quantidade de creme de leite. Exemplo: 400 g de chocolate mais 200 g de creme de leite.
  • Para fazer trufas use a mesma proporção acima.
  • Para fazer uma cobertura mais líquida para cobrir um bolo, daqueles que você derrama a cobertura e deixa escorrer, use uma quantidade de chocolate e o dobro de creme de leite. Exemplo: 400 g de chocolate mais 800 g de creme de leite.

Normalmente uso a primeira proporção que é uma quantidade de creme de leite para o dobro da quantidade de chocolate, pois é mais versátil, dá para usar para várias coisas, veja essa que eu fiz:

Receita de Ganache de Chocolate

Ingredientes

400 g de chocolate (usei o meio amargo)

200 g de creme de leite

Modo de Preparo

Aqueça o creme de leite no fogão ou no micro-ondas, não deixe ferver, mas que fique bem quente. Depois retire do fogo e acrescente o chocolate ralado ou cortado bem pequeno. Misture bem, até dissolver todo o chocolate. Não bata para não aerar a mistura, é só misturar mesmo. Pronto

Observação: Tem gente que prefere derreter o chocolate e só depois misturar o creme de leite, mas acho que assim a gente corre o risco de queimar o chocolate que é muito sensível.

Ganache de chocolate receita

 

Dicas:

  • Para cobrir bolos use o ganache ainda quente, pois ele vai escorrer melhor pelo bolo, cobrindo tudo.
  • Quando ele esfria fica mais consistente, muito bom para rechear bolos, biscoitos, macarrons.
  • Você também pode levar à geladeira e depois fazer bolinhas, aí você terá trufas que podem ser banhadas em chocolate derretido ou passadas em chocolate em pó.

Para fazer o ganache com chocolate branco use menos creme, pois o chocolate branco tem mais gordura. Eu faço essa receita abaixo:

 

Receita de Ganache de Chocolate Branco

Ingredientes

200 g de chocolate branco

50 g de creme de leite

Faça exatamente como é feito o com o chocolate meio amargo.

Observação: Como fica um creme branco, você pode usar gotinhas de corante alimentício para fazer a cor que quiser.

Comments

  1. Silvana Mariano Branco says

    Eu gosto muito de ver as dicas que você passa…estou aprendendo a usar cada dia mais e mais o ganache.
    Muito obrigada pela dedicação
    abraços ♥

  2. Eloisa (Tardes Na Cozinha) says

    Oi Patty! Realmente o ganache ‘e uma receita que todos temos que ter! Super versatil e muito gostosa! adorei as dicas! Obrigada e muitos beijos!!!

  3. ana says

    Boa noite adorei seu blog gostaria de saber se vc tem uma receita de molho tártaro aquele que pode comer na salada bjs boa noite

  4. ivone pereira da silva says

    olá, gostaria de saber se posso usar qualquer tipo de corante em gel?tem que ser o corante específico para o ganache? obrigada

  5. says

    Boa tarde!!

    Parabéns pelo seu trabalho…sou sua fã!!
    Uma dúvida:
    Ref. a trufa batida branca e o ganache de chocolate branco, posso usar o corante liquido ou em gel sem problemas??
    Já ouvi falar que tem que ser corante próprio para chocolate. Isso se aplica pro ganache também ou os alimenticios não alteram em nada??

    Bjsss

  6. jose damiao says

    Eu sempre derreto o chocolate em banho maria, e nunca queimou não.

    No Microonda fiz uma vez só, pois no Microondas o chocolate queimou. Prefiro o banho marinha para derreter o chocolate.

    Abraços José

  7. Cátia Almeida says

    Gostaria de saber qual recheio de bolo combina com outro recheio feito com farofa de amendoim ,será que o ganache combina? Me ajudem por favor .

  8. Jéssica Reis says

    Olá, gostei muito das suas dicas. Mas tentei fazer e na hora que botei o creme de leite,o chocolate endureceu e não deu mais de manusear. VC sabe pq isso aconteceu?

  9. Vivian says

    Oi td bem…Então gostaria de saber se eu rechear um bolo com esse ganache não vai fica duro pois depois vou colocar na geladeira e só vou cortar no dia seguinte e se eu duplicar a receita do ganache o resultado é o mesmo quero rechear um bolo grande…Desde já obrigado

  10. Marizângela says

    Patty fiz uma ganache para cobertura de cupcake, só que não deu certo. Fiz todo o processo de derretimento do chocolate e depois acrescentei o creme de leite, quando eu já tinha misturado bem eu coloquei a vasilha na pia pra continuar mexendo daí toda a ganache “desandou”, ou seja, parece que talhou entende? o Que será que fiz de errado? Um super abraço e adoro suas receitas!! Bjs Mari

  11. Michelle says

    Olá Patty,

    Gostei de você e do seu Blog!
    Te achei super prática, com ideias boas e muito bem explicadas.

    Parabéns pelo seu trabalho!

    Bjos.

  12. says

    Comprei, por falta de conhecimento, cobertura meio amargo da Sicao embalagem de 2,1kg para cobrir bolo de cenoura, mas ao cobrir o bolo a cobertura fica rígida e opaca. Existe alguma possibilidade de usar esse chocolate para fazer uma cobertura do tipo ganache, ou alguma outra mais cremosa, para que eu não perca o produto? Obrigada pela orientação

  13. says

    olá tudo bem Patty,eu e meu esposo fazemos bolos para aumentar a renda de casa ele que cobre meus bolos ,gostaria da receita daquela ganache escura e da branca que colocam em cima do chantily .Desde já muito obrigada,bjs.

    Obs.colocarei o email do meu esposo,pois o meu esta´com problemas para abrir,ok.

  14. Soraia says

    Eu posso misturar chocolate meio amargo e ao leite para fazer o ganache?
    Se sim, cada barra tem 150 gramas, totalizando 300 gramas, qto coloco de creme de leite?

  15. says

    Olá, tudo bem? Gostaria de saber um detalhe sobre o ganache. Se for levado ao forno como recheio de um pão do tipo trança de chocolate, que é feita com fermento e tudo mais, ele fica numa textura bacana? Há risco de queimar o ganache? Penso que para esse tipo de pão são necessários uns 30 a 40 minutos de forno a 180º. Obrigado pelas dicas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *