Receita de Massa Fresca Caseira

Receita de massa fresca caseira

Eu gosto muito de fazer massa fresca em casa, além de ser muito saborosa é uma terapia. Parece loucura que eu resolva fazer massa caseira nesses dias tumultuados de fim de ano, mas passei uma tarde inteira com as crianças fazendo macarrão. Foi para desestressar messssmo. Fizemos biscoito num dia e macarrão no outro. Só lembrei de uma frase de minha avó que dizia “estou descansando, carregando pedra”.

Eu faço muito massa fresca, mas nunca tinha feito um post sobre isso, então resolvi fotografar e aqui  está, espero que vocês gostem. Não se assuste, é bem mais fácil do que muita gente pensa e fiz de duas formas, uma para quem tem cilindro e outra para quem não tem.

Vamos ver:

Receita de Massa Fresca Caseira

Ingredientes

Farinha de trigo

Ovo

Sal

Observação: Para cada 100 g de farinha de trigo, use 1 ovo e 1/2 colher (de chá) rasa de sal.

Exemplo para 4 pessoas:

400 g de farinha de trigo

4 ovos

2 colheres (de chá) rasa de sal

Dica: Tenha um pouco mais de farinha de trigo para abrir a massa e para polvilhar.

Modo de Preparo

Coloque a farinha de trigo e o sal em um recipiente, abra um buraco no meio e coloque os ovos. Com um garfo bata os ovos, até espumar. Depois vá agregando a farinha de trigo, primeiro com o garfo mesmo e depois com as mãos. Misture bem até ficar uma massa homogênea e soltar das mãos. Sove bem a massa, amassado e esticando a massa até ela ficar mais “leve”, cerca de 10 minutos. Enrole a massa em papel filme (ou alumínio) e deixe descansar por uns 20 minutos. Eu gosto de deixar descansar porque acho que fica mais fácil para abrir a massa. Depois do descanso, sove a massa um pouqinho mais e abra.

receita de massa fresca caseira

Dicas:

  • Você pode usar um pouco mais, ou um pouco menos de farinha de trigo vai depender da umidade da farinha que você usar ou do tamanho do ovo.
  • Você pode usar 50% farinha de semolina e 50% farinha de trigo comum, fica bem saborosa. Usando semolina fica um pouco mais difícil de abrir a massa, principalmente se você usar o rolo.
  • Você pode usar também, farinha de grano duro, mas acho mais difícil de encontrar, pelo menos aqui para mim.
  • Se quiser pode adicionar na quantidade de ovos, metade de ovos inteiros e metade só de gemas. As gemas deixam a massa mais macia e mais rica.
  • Se puder use ovos caipiras, a massa fica mais saborosa e mais amarelinha.

Usando o cilindro

Se você tiver um cilindro de abrir massa como esse meu aí da foto, basta você regular a abertura do cilindro no máximo e passar a massa. Dobre em três partes e passe no cilindro novamente, faça isso três vezes. Depois diminua a abertura do cilindro e passe novamente. Vá diminuindo a abertura e passando a massa até ficar da espessura que você quer. O meu cilindro pode acoplar cortadores nesse dia coloquei o de cortar talharim e já cortei e deixei desansar em uma assadeira polvilhada com farinha de trigo.

Dica: Lembre-se de, entre todas as etapas, polvilhar farinha de trigo para não grudar.

Receita de massa fresca caseira

 

Usando pau de macarrão (rolo)

Se você não tiver o cilindro para abrir a massa, você pode usar o rolo de macarrão. Abra a massa com a ajuda do rolo como você faz com qualquer massa. Lembre de sempre polvilhar farinha de trigo e virar de um lado para o outro. Com o rolo é mais difícil do que com a máquina, mas dá super certo também. Quando chegar na espessura que você quiser (uns 0,2 milímetros é bom) é só polvilhar mais farinha, enrolar como um rocambole e cortar tirinhas. Depois é só soltar as tirinhas e deixar secar um pouco.

Receita de massa caseira fresca

 

Dicas:

Cortes: Essa é a massa básica e com ela dá para fazer desde massas para lasanha (depois de abrir é só cortar no tamanho da sua forma), raviolis, rondelle, papardelle e qualquer outra que você quiser.

Secagem: Antes de cozinhar a massa fresca, deixe ela secando uns 20 minutos antes de colocar na água quente.

Cozimento: Coloque água para ferver (mais ou menos 1 litro de água para cada 100 g de massa), coloque sal e cozinhe a massa por cerca de 3 a 5 minutos.

Depois da massa cozida é só colocar um molho de sua preferência e pronto.

Comments

  1. isabel cristina andré says

    gostaria de saber se pra fazer o rondeli é preciso cozinhar a massa antes , sem mais obrigada .

  2. Sandra says

    Já faço massa caseira,mas colocava 6 ovos para 1k de farinha.Vou experimentar sua receita agora. Rondeli voce corta a massa em que tamanho? Obrigada

  3. Jessica says

    Excelente post!!! Objetivo mas sem deixar os detalhes importantes de lado. Vou testar amanhã mesmo. Muito obrigada!

  4. Edu says

    Olá! Parabéns pelo site.

    Tenho duas considerações: um: dá para cortar com aquela rodinha de cortar pizza. Dois: são 0,2 mm ou 2 mm??

    Abraços e parabéns!

  5. Samantha says

    Bom dia! Estava procurando algumas receitas na Internet para fazer massa fresca, quando encontrei esse link e faço questão de dar os parabéns. De todos os sites que visitei esse foi o que melhor explicou. Não tenho dúvida alguma agora. Farei uma lasanha domingo e é espero que dê tudo certo! Rsrs

  6. says

    É possível cozinhar a massa por 2 min. depois da massa cozida montar os rondellis e deixar em geladeira? por quanto tempo? qual a durabilidade do produto na geladeira? ou como faço para manter os rendellis congelados?
    Fico no aguardo e obrigada.

  7. says

    Sim Maria e ele dura uns 3 a 4 dias na geladeira. Se você congelar os rondellis recheados e com molho (dependendo do sabor) dura até 3 meses no freezer. beijo

  8. Alini says

    Oi Patty, ra fazer caneloni, ravioli e cappeleti tbm é necessário pré cozinhar a massa antes de montar?

  9. Alini says

    Obrigada pela resposta…
    Se caso eu quiser congelar, eu monto, pré cozinho e congelo?
    Seu site é maravilhoso… Passei horas nele e já indiquei pras minhas irmãs.
    Parabéns

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *