Receita de Nhoque de Batata

Receita de Nhoque de batata

 

Gente no fim de semana passado resolvi fazer nhoque aqui em casa, daí lembrei que eu nunca tinha publicado uma receita de Nhoque de Batata aqui no blog, então fotografei e aqui está o resultado.

Essa receita é aquela bem tradicional e eu fiz para servir com molho de tomates e queijo parmesão ralado. Só que nesse post eu me concentrei em fazer a massa, ok? Se vocês quiserem uma receita do molho de tomate tem essas duas receitas aqui:

Molho de Tomate Especial

 

 

Molho de Tomate com as Sementes

 

Receita de Nhoque de Batata

Ingredientes (4 porções)

1 kg de batata (de preferência a Asterix)

1 ovo

+ ou – 1 xícara (de chá) de farinha de trigo

1 colher (de sopa) de manteiga

1 colher (de chá) de sal

Para servir

Molho de tomate

Queijo parmesão ralado

Folhas de manjericão

Modo de Preparo

Cozinhe a batata com a casca no micro-ondas (eu explico logo abaixo) ou no forno. No forno enrole as batatas em papel alumínio e coloque no forno médio. Depois de um tempo espete com um garfo e quando estiver macia, está bom.

Com as batatas ainda quentes, passe por um espremedor (no último link lá embaixo eu mostro como eu faço isso de forma prática e sem me queimar). Misture a manteiga e o sal e deixe esfriar.

Quando já estiver fria acrescente o ovo e a farinha de trigo aos poucos até formar uma massa como na foto 6.

Polvilhe um pouco de farinha sobre a mesa, abra rolinhos e corte em pedacinhos, como na foto 7. Vá colocando os nhoques em um tabuleiro polvilhado com farinha de trigo, não coloque um sobre o outro, pois eles grudam. Eu separo em camadas usando papel manteiga para não grudar uns nos outros, veja a foto 8.

Coloque água em uma panela para ferver. Quando a água começar a borbulhar misture sal na água e vá colocando os nhoques. À medida que eles forem subindo para a superfície da água (foto 9) eles já estarão prontos. Basta você tirar com a ajuda de uma escumadeira e colocar em uma travessa. Assim que todos estiverem cozidos, misture o molho de sua preferência e sirva quente. Se quiser você pode colocar o molho, polvilhar queijo e levar ao forno para gratinar.

No meu, eu misturei molho de tomates, polvilhei queijo parmesão ralado e enfeitei com folhinhas de manjericão.

Receita de Nhoque de batata

 

Como cozinhar batata no micro-ondas

Lave muito bem as batatas e deixe molhadas. Com um garfo, ou uma faca faça furos na batata como na foto 2. Se você não furar, corre o risco delas explodirem por causa da casca. Coloque as batatas furadas em um recipiente próprio para micro-ondas (plástico ou vidro) e coloque uma tampa. Se não tiver uma tampa própria para micro-ondas, cubra com papel toalha, como fiz na foto 3. Em muitos micro-ondas, tem a tecla própria para cozinhar batata, daí é só apertar ela e esperar. Se no seu micro-ondas não tiver, vá colocando de 5 em 5 minutos na potência alta até ela ficar macia.

 

Dicas:

  • A quantidade de farinha pode variar um pouco dependendo da umidade da batata.
  • A batata Asterix é aquela de casca mais rosada
  • Aqui não encontro a batata Asterix quase nunca, então uso a batata mais comum e evito cozinhar ela com água, prefiro cozinhar no micro-ondas ou no forno. Assim, evito que a batata fique mais úmida ainda e precise de muita farinha para dar o ponto. Usar muita farinha vai deixar o nhoque muito pesado e massudo.
  • Eu acho melhor amassar a batata ainda quente, pois o vapor retira ainda mais a umidade da batata, então eu faço assim:
Como espremer batata com a casca

Comments

  1. Zuila Querino de oliveira says

    Receitas simples e deliciosas, diretamente de PE para o Brasil. Eis aqui o AQUI NA COZINHA, maravilha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *