Receita de Pão Caseiro Super Fácil

Pao caseiro receita

 

Eu gosto muito de fazer pão em casa, amo aquele cheirinho de pão assando, delícia não é? E comer pão quentinho com manteiga? Muito bom gente. Eu sempre faço pão em casa, até tenho uma MFP (Máquina de fazer pão), mas ela quebrou recentemente (trabalhou muito a bichinha kkk) e ainda não levei para consertar, então estou fazendo essa receita de pão caseiro super fácil, mas é super fácil mesmo, porque é só misturar tudo e fica um pão ótimo. Fora  que você pode saborizar a massa com um pouquinho de ervas (tipo orégano).

Eu fiz esse no sabor natural mesmo, para comer no café da manhã, veja:

Receita de Pão Caseiro Super Fácil

Ingredientes

2 xícaras (de chá) de leite morno

1 envelope de fermento biológico seco (10 g)

1 colher (de sopa) de açúcar

3 xícaras (de chá) de farinha de trigo

2 colheres (de sopa) de azeite de oliva

1 colher (de sopa) rasa de sal

Modo de Preparo

Em um recipiente coloque o leite morno, o açúcar e o fermento e misture. Acrescente o azeite, a farinha de trigo e misture novamente com um garfo ou com um fouet. Por último, coloque o sal e misture novamente. Coloque a massa em uma forma untada (com manteiga ou óleo) e enfarinhada.

Agora você vai deixar a massa descansar por uma hora em local sem vento. Eu coloco no forno (desligado).

O segredo para ele crescer mais (já que não sovamos a massa) é colocar no forno ainda desligado e depois que passar a 1 hora de descanso da massa você liga o forno no baixo (com o pão dentro do forno), cerca de uns 160 graus. Deixe nessa temperatura por 15 minutos e depois aumente a temperatura do forno para 180 graus (médio) e deixa mais uns 20 minutos ou até que o pão fique levemente dourado. Daí já está bom.

Observação: Se quiser polvilhar alguma coisa sobre a massa, você deve polvilhar na hora que colocar a massa na forma. eu polvilhei sementes de mostarda, mas você pode polvilhar gergelim, orégano, queijo ralado, sal grosso com alecrim, aveia, etc…

pao caseiro receita

 

Dicas:

  • Eu usei uma forma de vidro, mas pode usar qualquer forma de pão.
  • Se você não tiver uma forma de pão, use uma forma com buraco no meio ou uma forma que não seja muito grande e que seja mais alta, para o pão não ficar tão baixo.
  • Minha forma tem 25X12 cm.
  • Você pode saborizar o pão colocando junto na massa 1 colher de sopa de ervas ( pode ser ervas finas, alecrim, orégano, etc…), ou alho frito, etc…
  • Você viu que o segredo é não preaquecer o forno, é ligar o forno com o pão dentro e ir aquecendo junto. Não esqueça.

Comments

  1. liege borges nonato says

    amei a receita vou fazer e experimentar rechear .se der certo depois conto o resultado da experiençia.

  2. Verônica says

    Fiz essa receita e adorei: fácil, econômica e não precisei sujar as mãos! Rsrs
    O pão ficou uma delícia.
    Vou fazer sempre!!!
    Obrigada pela receita!
    Beijos e sucesso

  3. Anne says

    Oi Patty, eu fiz a receita e o pão ficou muito bom, porém notei que a minha massa não ficou com a mesma consistência da sua conforme a foto e sim ficou mais liquida, por isso gostaria de pedir que você me diga a quantidade que você utilizou do trigo em (gramas) e do leite em (ml). Assim poderei saber em qual medida eu errei. 😉
    Beijão!

  4. says

    Eu uso sempre o copo medida Anne. eu não tenho balança e a maioria das pessoas que leem o blog são donas de casa e que usam essas medidas caseiras também. Tente fazer usando um copo medida (aquele com as marquinhas)
    Beijos
    Patty

  5. neia says

    Achei a receita muito fácil , será que dá para substituir a farinha de trigo por outra farinha boa pros celíacos. Parabéns pelo blog.

  6. nashila says

    Olá acabei dr colocar no forno pra descansar mas tenho uma dúvida eu nunca fiz pão essa é a minha primeira receita, porem qdo estava fazendo a massa coloquei farinha de trigo ate ela desgrudar do pote sera que errei e vai ficar ruim??????????

  7. iula says

    Boa noite!
    Mandei um comentário e ele sumiu :(
    Gostaria de saber se poderia usar a farinha de trigo integral ao invés de normal?

  8. says

    Olá iula
    O comentário não sumiu não é que ele vai para a moderação antes de entrar no blog.
    Você pode colocar, um terço da farinha de trigo integral o resto tem que ser a branca.
    Beijo
    Patty

  9. Aline says

    Patty, o pão é ótimo, mas a minha massa também ficou mole e precisei ir colocando a farinha até dar o ponto. Queria saber se é isso mesmo a quantidade de farinha que você colocou na receita (3 xícaras)… obrigada!!

  10. NILTON SANTOS says

    Olá Patty Martins;
    O seu pão caseiro eu fiz e ficou uma maravilha, a família adorou.
    Obrigado pelas dicas!!!!
    Nilton

  11. Giselle says

    Decidi testar a receita e também não tive sorte. Segui tudo a risca, usei inclusive as medidas, mas o pão não cresceu. Uma pena =/

  12. Gil says

    Hoje procurando uma receita fácil de pão encontrei seu blog, segui a receita e para minha surpresa fiz um pão maravilhoso sem colocar a mão na massa kkk, agradeço por compartilhar!!!bjs

  13. Claudia says

    Usei óleo comum e coloquei farinha até a massa desgrudar. FICOU MARAVILHOSO.DEUS TE ABENÇOE. AMAMOS AQUI EM CASA. OBRIGADA.

  14. Dielle says

    Muito bom!!! Deu certinho , adorei, ficou fofinho e saboroso, coloquei aveia por cima, e no outro coloquei queijo ralado,no próximo vou colocar bacon picadinho na massa(frito antes), vai ficar show!!! Obrigada pela receita!

  15. Dielle says

    Maravilhoso! Fiz um com queijo ralado e outro com aveia, o próximo vai ser com bacon picadinho e frito no meio da massa, vai ficar show!!!

  16. Larissa says

    Oi, Patty! Tudo bem? Descobri seu site por acaso e adorei. Agora visito com certa regularidade. Sou apaixonada por cozinha e atualmente faço curso na área. Parabéns pelas receitas! Muitas delas me remetem a memórias de infância. Um beijo!

  17. monica streit says

    Fiz e ficou ótimo, porém muito salgado. Fiz novamente colocando apenas uma colher de chá, bem rasa, de sal e ficou perfeito. Detalhe: foi o primeiro pão que fiz na vida. Amei! Obrigada por partilhar conosco…

  18. everly porto says

    Boa tarde,acabei de colocar no forno para descansar a massa ,mas não ficou com a consistencia da sua foto,será que tem algum problema,segui a receita bem corretamente.

  19. Viviane Perfetti says

    Olá Patty, nunca imaginei conseguir fazer pão de casa ainda mais com esta praticidade. Parabéns pela receita. Muito bom.

  20. Cristina Ujiie says

    Oiii, minha massa cresceu muito e ficou com um cheiro incrível!!! usei dois copos de 250mL de leite e o mesmo copo para medir a farinha..super fácil e rápido.. quando fui assar eu acendi o forno por 2 minutos antes de colocar a massa pra descansar lá dentro, ficou com textura próxima de pão de forma e muito macio, passarei a fazer toda semana 😀
    Muito Obrigada!!!!

  21. Durval Carriel says

    Minha esposa veio para mim e disse tem farinha, fermento e ovo, faz um pão para nós, rs, fiz duas formas de vidro cada receita em uma forma… Já coloquei para descansar no forno…. Aguardando o resultado… Obrigado pela receita.

  22. Andreia says

    Fiz o meu não ficou branquinho como o seu…ficou mas escuro meu marido reclamou do gosto do fermento…eu gostei achei fácil… Acho que tirei ele do forno antes do tempo.. Ficou meio grudadinho não sei explicar mas tá bom porém sei que poderia ficar melhor,queria saber onde errei. Bjs Paty..
    Obs: Meu primeiro pão..

  23. Raquel says

    Oi! O fermento é o biológico seco ou o biológico seco instantâneo? Minha máquina de pão também estragou e essa receita parece prática de fazer!

  24. Carol Ramalho says

    Oi Patty…nessa receita eu posso colocar qualquer recheio na massa? E se puder,coloco enquanto ela descansa no forno desligado? Bjsss

  25. Suzi says

    Paty adoro suas receitas já fiz várias, panqueca, pãode minuto, curau….hummmm
    Mais esse pão foi demais, nunca havia feito pão, esse foi fácil e delicioso, obrigada por compartilhar conosco suas receitas!
    Bjus

  26. Rosa says

    Olá. Gostaria de saber se posso fazer metade desta receita é se posso fazer na máquina de pão. Muito obrigada. Beijinhos.

  27. Katia says

    Olá!
    Fiz o pão só com farinha branca e tb com farinha metade de farinha integral e das duas formas os pães ficaram deliciosos!

    Gratidão pela receita!

  28. says

    Nossa, é muito fácil e deu super certo! Como eu já estou fazendo este pão pela segunda vez, arrisquei trocar um copo de farinha de trigo por um copo de farelo de trigo. Neste caso, tive que colocar mais umas duas colheres de sopa de farinha branca no final para engrossar e ficou muito bom!

  29. Eunice says

    Valeu Patty! Usei o fermento fleischmann, vou tentar novamente com outro. Abraços adorei sua página.

  30. carlos says

    receita muito boa facil e rapida e gostosa , fiz a minha com presunto e mussarela picada misturei tudo na massa e por cima coloquei o resto ficou muito bom

  31. a Silva Guimarães says

    Não sei o que houve, meu pão não ficou bom! Ficou com um cheiro muito ruim (tipo ovo podre) fiquei até com nojo… Só que não tem ovo na receita, será que o cheiro era do fermento?(fermento biológico seco instantâneo D Benta) ?!?

  32. Josy says

    Fiz conforme descrito na receita, ficou ótimo!
    Obrigada por uma receita tão prática, vou fazer sempre!

  33. Norma Sueli says

    Achei seu pão no blog e resolvi fazer, ele é mt prático, fiquei triste pq depois de pronto ela ficou parecendo como se estivesse crua, ficou ligada, não parece massa de pão, por fora está douradinho. Coloquei no forno de novo e aí queimou por cima, a massa continuou c o mesmo aspecto. O q será q aconteceu?

  34. NORMA SUELI says

    Fiz um comentário ontem mas ainda n foi publicado. Comentei q meu pão deu totalmente errado. Como sou persistente hj fiz novamente e, para minha surpresa, totalmente certo. Obg pela receita e agora vou pesquisar por receita de pão 100% integral, se tiver alguma…

  35. says

    Ficou maravilhoso. Coloquei um pouco mais de farinha para desgrudar. Eu e minha filha de tres anos fizemos paes pequenos que ficaram enormes. Rendeu quatro paes. Muito bom. Obrigada pela dica. Unica coisa a destacar eh que 35 minutos no meu forno foi um pouquinho a mais do que precisava, o ideal eh ficar de olho para nao queimar, pois cada forno eh de um jeito.

  36. Rosana Roque says

    Tô fazendo a massa do pão achei super fácil tomara que dê certo! Só não entendi porque a minha massa ficou meio líquida totalmente diferente da sua. Fiz do jeito que estava na receita. Vamos ver depois de pronto!

  37. Mauricio Silva says

    Bom dia Patty, ontem eu fiz esse pão e gostei muito da receita.
    Eu queria saber se da pra fazer com cerveja?
    Vou fazer de vez em quando aqui em casa, minha mãe e minha avô gostaram e eu nunca fiz pão caseiro.
    Muito obrigado pela receita e se der certo com cerveja eu posto aqui fotos e como ficou.

  38. Christiana Tavares says

    Fiz a receita, coloquei exatamente essas quantidades e a massa ficou mais líquida. Qto ao fermento, tb achei q a medida ñ é essa. O pão ficou c gosto/cheiro excessivo de fermento. Li o envelope e estava escrito q 10gr é p um quilo de farinha e a receita ñ deve dar nem meio quilo.. Pena!

  39. Joelice says

    Adorei a receita super fácil é prática. O pão está no forno. Mas acho que vai ficar uma delícia. Usei leite sem lactose e pus gergelim por cima. Depois digo o resultado. Huuuum Mas tá um cheiro maravilhoso!

  40. Joelice says

    Aprovadissimo! Massa fofa. Todos gostaram. Amanhã faço outro porque ñ vai sobrar. Só vou diminuir o sal.

  41. says

    Fiz tudo certinho . Ele cresceu e quando começou a assar murchou, despertou. Também ficou com gosto muito forte de fermento. Será que se colocar meio sache de fermento fica melhor? Vou tentar de novo com menos fermento. Beijos

  42. Laraellen says

    Bom dia..
    Estou fazendo pão pela primeira vez, a massa está descansando no forno… Vamos ver se vai dar certo!!
    Falo já já o resultado

  43. Samira says

    Fiz… Agora só aguardar pra ver se vai dar certo! Oremos rsrs….só tentei fazer pao uma vez e ficou horrivel …volto pra contar. Obrigadaaa

  44. luana amorim says

    acabo de colocar pra descansar, tomara que dê certo, volto pra dizer como ficou, no mais adorei a receita de cara nao precisar de ovos e nem manteiga já foi super interessante. obs: tive que substituir o azeite pelo óleo de soja no momento.

  45. Jose Henrique Campos Trindade says

    Boa tarde, já usei várias vezes a sua receita, muito elogiada por toda família. Gostaria de saber se você já tentou com essa receita aumentar no caso a farinha para obter maior resultado. pensei em dobrar todos os ingredientes, que você acha?

  46. Rafael says

    Já fiz essa receita umas três vezes e sempre fica ótimo! Obrigado por compartilhar! Um abraço!

  47. Thais says

    Estou fazendo o pão espero que dê certo….meu primeiro pão na vida!!!! Logo posto o resultado.

  48. Gloria Aguiar says

    Excelente a sua receita. Fiz como você recomendou, deixei descansar no forno, cresceu bastante e ficou delicioso.
    muito prática a receita.

  49. Vanusa Garcia says

    O pão é simplesmente MARAVILHOSO…. super facil de fazer , fica bem fofinho e saboroso… Adorei.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *