Receita de Pudim de Leite Econômico e Gostoso

Pudim de Leite economico

Gente, vocês que me conhecem e que sempre estão aqui no blog sabem que eu não tenho preconceito com comida. Não tenho preconceito por ser comida barata, por ser carne de segunda ou miúdos. A única coisa, para mim, é se a comida é boa e que dá para a gente fazer em casa no nosso dia a dia que normalmente é sempre puxado.

Por isso, acho que esse pudim é sensacional. Muito barato, gostoso e faz bonito em qualquer ocasião. E vou te dizer uma coisa, se você não falar, todo mundo vai achar que é um pudim de leite condensado. Como diz minha mãe é um “engana besta”.

Veja que ótima receita e tão fácil de fazer:

Receita de Pudim de Leite Econômico e Gostoso

Tempo de Preparo: 5 minutes

Tempo de Cozimento: 1 hour

Tempo Total: 1 hour, 5 minutes

Rendimento: 14 porções

Tamanho da Porção: 1 fatia

Receita de Pudim de Leite Econômico e Gostoso

Sem leite condensado

Ingredientes

  • 4 ovos
  • 1/2 litro de leite
  • 1 pãozinho (de 50 g)
  • 200 g de açúcar (+ ou – 1 xícara de chá)
  • 1/2 colher (de chá) de essência de baunilha
  • Para caramelizar
  • 1/2 xícara (de chá) de açúcar

Modo de Preparo

  1. Comece caramelizando a forma. Coloque o açúcar na forma e leve ao fogo, e mexendo deixe o açúcar derreter e ficar com cor de guaraná. Cuidado para não ficar escuro demais, pois amarga. Esse processo, se você não tiver prática, pode ser feito em uma panela que tenha cabo e depois passado para a forma. Depois espalhe a calda por toda a forma e reserve.
  2. Coloque o pãozinho picado de molho no leite por uns 10 minutos. Depois coloque no liquidificador junto com os ovos, o açúcar e a baunilha. Bata bem até o pãozinho desmanchar todo. Coloque esse líquido na forma caramelizada e leve ao forno ou ao fogão em banho-maria.
  3. COMO ASSAR O PUDIM NO FORNO EM BANHO-MARIA
  4. Cubra a forma de pudim com papel alumínio, coloque dentro de uma assadeira, encha a assadeira com água fervendo e leve ao formo médio (por volta de 180 graus) por mais ou menos 1 hora. Mas para saber se está bom, enfie um palito e se ele sair limpo, já está bom. Deixe esfriar, leve para gelar. Depois de gelado desenforme e sirva.
  5. COMO ASSAR O PUDIM NO FOGÃO
  6. Eu prefiro fazer assim, pois é mais rápido e você economiza gás. Mas, você precisa ter uma panela para banho-maria. Ou uma panela grande com tampa que caiba a forma de pudim dentro.
  7. Coloque a forma de pudim dentro da panela com água, tampe e leve ao fogo por cerca de 30 minutos. Enfie o palito para ver se ele sai limpo, pois aí ele já está no ponto. Agora é igual, deixe esfriar, leve para gelar por umas 4 horas e desenforme.

Dicas

Se quiser pode dar um gosto diferente no pudim acrescentando 1 colher de sopa de queijo parmesão ralado, ou uma colher de chá de raspas de limão ou laranja no lugar da baunilha. Desenforme com ele gelado.

 

Pudim de leite economico

Comments

  1. leilamaria says

    Obrigada Patty.Estou fazendo pela segunda vez todos aqui amaram.Ótima receita.Obrigada. pir compartilhá-lha.Abraço.Feliz ano novo com muita paz,amor e que seus desejos se realizem.

  2. KELLY CRISTINA SOUSA REIS says

    Ficou otimo as fotos de cada passo da receita. Amei assim dar pra ver um pouco como e o processo! Parabéns

  3. Francisca Márcia says

    Realizei a sobremesa hoje, dobrei a receita. Deu super certo e ficou delicioso. Diminui o açúcar, desenformou muito bem. Parabéns pela receita e pela generosidade de dividi-la conosco. Continue ……. tomei notas de outras sobremesas e quando degusta-las posto novamente. Um super abraço. Márcia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *