Receita de Pudim de Tapioca de Cristininha

Pudim de Tapioca

Cristininha é uma prima de meu marido, mas quem me passou essa receita foi a irmã dele, Ana, há muito tempo atrás e eu nunca tinha feito. Mas, esses dias remexendo nos meus arquivos do computador encontrei a receita e resolvi fazer. É uma receita de família e família baiana.

Essa receita é feita com a farinha de tapioca que é muito comum na Bahia. Não sei se em outros estados tem essa farinha, se tiver me diz aí nos comentários e como ela se chama. A farinha de tapioca é mais quebradinha e torradinha dê uma olhada na Foto 01 onde estão os ingredientes. É com ela que na Bahia fazemos o Cuscuz de Tapioca, Bolo de Tapioca, Mingau de Tapioca, Bolinho de Estudante e outras receitas. Não é a tapioca usada para fazer a tapioca que conhecemos por aí, aquela que parece uma panqueca e que chamamos de Beiju de Tapioca. O Beiju de Tapioca é feito com a goma de tapioca que é a mesma goma de mandioca, veja:  Como fazer tapioca.

Minha mãe quando veio me visitar me trouxe um pacote dessa  farinha de tapioca então aproveitei e fiz essa receita e vão ter outras também aguardem.

Pudim de Tapioca

Ingredientes (faz duas formas de 20 cm de diâmetro)

1 xícara (de chá) de farinha de tapioca

1 litro de leite

1 lata de leite condensado

2 ovos inteiros

1 coco pequeno ralado

1 colher (de sopa) de manteiga

3/4 de xícara (de chá) de açúcar

1 colher (de café) de sal

Para caramelizar

1 xícara (de chá) de açúcar

Modo de Preparo

Coloque a farinha de tapioca de molho no leite em temperatura ambiente por uma hora. Em outro recipiente misture o açúcar e a manteiga, depois vá acrescentando os ovos e misturando bem. Junte o leite condensado, o sal e o coco ralado. Depois junte essa mistura com a tapioca inchada. Vai ficar bem líquida. Agora coloque o açúcar na forma e leve ao fogo mexendo até o açúcar ficar com cor de caramelo. Espalhe o açúcar caramelado pela forma e coloque a massa do pudim. Despeje água fervendo em uma assadeira e coloque a forma coberta com papel alumínio. Leve ao forno médio nesse banho-maria por uma hora. Desenforme depois de frio.

Clique nas fotos para ver em tamanho maior

Dica:

  • Na hora de fazer o banho-maria coloque água fervendo, isso diminui o tempo que o pudim vai ficar no forno.
  • Quando fizer banho-maria acrescente umas gotinhas de vinagre, ou fatia de limão, isso evita que a assadeira fique preta.
  • Caso você esqueça de fazer como eu disse acima e a penela ficou preta aqui tem uma dica de como limpar:

Fervi água e a panela ficou preta, como limpar?

Comments

  1. Anelise says

    Patty, amei a dica…. tenho a farinha aki e só sabia fazer o mingau com ela….
    Será que dá para colocar no microondas?

    Bjos Any

  2. ana says

    Oi pessoal
    Podem fazer esta receita sem susto ou medo de errar, pois é uma delícia. Foi bom Pat ter lembrado dela, pois já havia esquecido e poderei fazer para o almoço dos aniversariantes deste mes de alguns membros de nossa família. Vamos nos deliciar com coisas gostosas que não custa nada.

  3. Edna Mazur says

    Vou tentar fazer, comprei uma farinha de tapioca (Yoki) sera que é essa farinha do pudim?? Comprei para fazer tapioca e depois que vi que não era… rsrs

  4. Cintia says

    Patty,
    Já fiz esse pudim duas vezes e a tapioca sempre fica separada da mistura dos ovos e leite condensado depois de assado. Será que estou fazendo algo errado?

  5. yasha says

    Patty,
    eu fiz a receita e não deu certo. Ficou muito mole, e o caramelo ficou grosso e com gosto de farinha. O que estou fazendo de errado? Vc poderia me ajudar? Obrigada

  6. says

    Yasha você usou a farinha de tapioca, a que mostro no post? NÃO é a tapioca, a goma aquela que faz a tapioca (beiju). Não entendo como ficou com gosto de farinha se não vai farinha na receita, muito menos no caramelo. Estranho.

  7. says

    Era justamente isso que eu procurava. Obrigada por compartilhar a receita.
    Vou tentar fazer o quanto antes porque a vontade tá grande hehe

  8. says

    Que receita deliciosa, amo pudim, vou tentar fazer substituindo o leite condensado e o açúcar por ingredientes similares para diabéticos. Já a tapioca sem problemas!! bjssss

  9. says

    Parabéns, pela receita maravilhosas! eu fiz e foi um sucesso no almoço de domingo,muito obrigado pelas receita me ajudou muito ,ficou delicioso!

  10. says

    Nossa que união perfeita. Eu adoro tapioca e pudim, muito obrigado por compartilhar essa receita conosco. Vou fazer neste próximo final de semana.

    Parabéns pelo artigo, perfeito!!!

  11. says

    Não fazia ideia que dava para fazer pudim com tapioca, to morrendo de vontade de fazer em casa. Só que moro no sul então acho que vai ser meio complicado de encontrar tapioca.

  12. says

    Nossa que receita sensacional! Obrigado por compartilhar comigo essa extrema novidade que eu não sabia rs
    Parabéns pelo conteúdo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *