Rosbife de Lagarto

Rosbife

 

Essa é uma receita tão fácil de fazer mais tem muita gente que tem medo de fazer, não sei porque, porque não tem segredo nenhum. Mas, só de falar a palavra rosbife, as pessoas já desistem. Pode confiar, essa é uma receita muito, mas muito simples mesmo.

E é uma receita que você pode servir assim mesmo em uma refeição, ou pode fazer um molho de sua preferência e servir junto, ou pode fatiar bem fino e servir fria como se fosse um embutido.

Sobras de rosbife, se fatiado bem fino pode ser ótimo para fazer sanduíches, ou até enrolar e colocar na salada de folhas, fica uma delícia.

Veja a minha receita:

 Rosbife de Lagarto

Ingredientes

1 peça de lagarto (a minha tinha 800 g)

Azeite de oliva

2 colheres (de sopa) de gergelim (opcional)

Tempero pronto seco (a gosto)

Pimenta do reino (a gosto)

Sal (a gosto)

Modo de Preparo

A primeira coisa a fazer é limpar a carne. Tire toda a gordura ao redor da carne, tire também pele, nervo e deixe a carne limpinha.

Depois esfregue sal por toda a carne. Lambuze a carne com um pouco de azeite de oliva, isso vai ajudar a grudar o tempero na carne.

Em uma tábua de carne polvilhe o tempero pronto, a pimenta do reino e o gergelim. Passe a carne pela tábua, inclusive as extremidades, o tempero vai grudar todo na carne, veja a foto.

Aqueça uma frigideira (bem quente), depois coloque um pouco de azeite. Com a frigideira bem quente coloque a carne, doure a carne de todos os lados, inclusive as pontas. Isso se chama “selar a carne” e basta uns dois minutinhos de cada lado da carne, daí ela já fica douradinha.

Coloque a carne selada de todos os lados em uma forma ou refratário e leve ao forno médio (180 graus, mais ou menos) por uns 15 minutos. Depois retire a carne do forno e deixe ela descansar uns 15 minutos antes de servir.

Essa carne pode ser servida quente ou fria.

 

Rosbife receita

 

Dicas:

  • Você também pode usar filé mignon ao invés do lagarto.
  • Se quiser uma carne mais bem passada é só deixar um pouco mais no forno, mas uma das características do rosbife é conservar o miolo da carne mais rosado.
  • Usei um tempero seco pronto, mas se você não tiver, pode usar só o sal com a pimenta do reino, ou o tempero que você preferir.
  • Use uma frigideira de fundo grosso ou com anti aderente (eu prefiro).
  • Para fatiar o rosbife bem fino, minha dica é deixar esfriar bem, ou até mesmo colocar na geladeira por um tempo, depois é só usar uma faca bem afiada. Com ele gelado dá até para cortar no fatiador de frios. Usar uma faca elétrica também dá um bom resultado.

Comments

  1. ret says

    Aconselho marinar o lagarto antes de assar ou passar no amaciante de carne sem esquecer de furar pontualmente a peça inteira . Perfeito para sanduiches

  2. Raylda says

    Meu primeiro lagarto ficou maravilhoso!!!
    Ainda bem que encontrei esta receita SUPERSIMPLES antes de tentar uma receita tradicional (que inclui panela de pressão)
    presente em 99% dos sites que pesquisei e das dicas de quem já fez. Evitei muito trabalho e ficou delicioso Virei fã!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *