Salada de Grão de Bico com Legumes

Salada+de+Grao+de+Bico+com+legumes

Segunda-feira preguiçosa por aqui. E aí? Como estão?

Hoje resolvi postar essa saladinha que fiz e foi sucesso por aqui. O bom dela é que você pode aproveitar vários restinhos de legumes que você tiver. As quantidades que passo para vocês é só uma ideia, você pode fazer a seu gosto e também variar os ingredientes. Essa é uma salada bem fresquinha e com um toque mais cítrico por conta do limão. Sem contar que é uma salada também muito nutritiva. Então, vamos retomar uma alimentação mais saudável e mais equilibrada? Ontem eu dei uma exagerada, confesso, então, vamos voltar à rotina com uma alimentação mais saudável.

Bem, veja como fiz a minha e se inspire para fazer a sua.

Salada de Grão de Bico com Legumes

Ingredientes (4 porções)

2 xícaras (de chá) de grão de bico cozido e escorrido

1 xícara (de chá) de legumes variados picados e cozidos (usei cenoura, batata e ervilha)

2 tomates picados

2 colheres (de sopa) de cebola ralada

2 colheres (de sopa) de coentro picado (fica bom com salsinha também)

3 colheres (de sopa) de azeite de oliva extra virgem

2 colheres (de sopa) de vinagre de maçã

Suco de meio limão

Sal a gosto

Modo de Preparo

Coloque todos os ingredientes em um recipiente, misture bem. O segredo para essa salada ficar mais gostosa é deixá-la na geladeira por uns 15 minutos para o tempero pegar melhor e ficar mais saborosa. Sirva ela levemente gelada.

Clique nas fotos para ver maior

Como cozinhar o grão de bico

Coloque o grão de bico em uma tigela e cubra com água. Deixe de molho umas 8 a 10 horas (pode deixar da noite para o dia). Escorra a água e coloque o grão de bico na panela de pressão, junte mais água até uns dedos acima do grão e um pouco de sal. Tampe a panela e leve ao fogo alto até a panela começar a chiar, abaixe o fogo e deixe por 20 minutos cozinhando. Depois retire a pressão e veja se já está cozido, se não estiver volte ao fogo um pouco mais. Dá para fazer na panela normal também, mas demora mais que o dobro do tempo.

Depois de cozido você pode fazer um tempero e juntar ao grão de bico, mas se quiser fazer a salada acima, separe duas xícaras (de chá) do grão de bico, escorra na peneira, espere esfriar e use na receita.

 

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *