Salada de Harussame

Salada Harussame

Essa salada é uma receita  tida como japonesa, como não sou especialista em culinária japonesa e como nunca fui ao Japão, não posso afirmar que é uma salada japonesa, mas segue os princípios e usa ingredientes das saladas japonesas que vemos por aí. Sou apenas uma curiosa, que experimenta e vai tentando.

Na minha mais recente viagem para São Paulo e no meu tradicional passeio pelo bairro da Liberdade comprei o Harussame que é esse macarrão fininho, branco e que quando cozinha fica transparente. Quando cheguei na casa da minha amiga, onde estava hospedada, mostrei o harussame para uma querida amiga que estava lá, a Geni Toshimitsu que tinha acabado de chegar do Japão e a noite ela fez para nós uma salada usando o harussame. Eu acho deliciosa, gosto mesmo e foi com base na que ela fez lá em São Paulo, que fiz a minha, mudei um pouco, mas sem perder a essência. É uma versão mais simples do que a que vemos por aí nos restaurantes japoneses, mas muito gostosa e fácil de fazer em casa.

Eu sei que não é muito fácil encontrar o harussame (principalmente aqui no nordeste), só encontramos em lojas de produtos japoneses, mas se você tiver a oportunidade compra e faz. Eu sou dessas, quando vejo uma coisa diferente, sempre quero comprar para experimentar. Uma dica: hoje já tem boas lojas pela internet que vendem produtos japoneses e orientais de forma geral.

Agora veja como fiz a minha salada:

Salada Harussame

Ingredientes (5 porções)

3 litros de água

100 g de harussame

2 pepinos japonês (o mais fino e crocante)

3 colheres (de sopa) de cebolinha verde picada

1 colher (de sopa) de gergelim (usei o preto)

Molho

1/2 xícara (de chá) de vinagre de arroz

1 colher (de sopa) de açúcar (rasa)

1 colher (de chá) de sal

Modo de Preparo

Coloque a água para ferver, quando levantar fervura junte o harussame. Veja o tempo de cozimento na embalagem e assim que ficar transparente, está bom. Escorra a água e passe por água fria para parar o cozimento e evitar que ele grude.

Pique o pepino (eu piquei em palitos), a cebolinha e junte ao harussame já frio.

Faça o molho – Junte o vinagre com o açúcar e o sal, misture bem até dissolver tudo. Tempere o harrussame com esse molho. Coloque a quantidade de molho de sua preferência. Polvilhe o gergelim sobre a salada e leve para a geladeira por pelo menos 30 minutos. Sirva geladinha.

Salada Harussame

Dicas:

  • Como o harussame é feito com o amido do feijão verde, é uma ótima de dica de receita para quem tem intolerância ao glúten.
  • Rende muito, o pacote que comprei, esse rosa da foto, vem com 200 g e não é tão caro, pelo que rende. Paguei R$ 5,00 em um dos mercadinhos da Liberdade.

 

Comments

  1. Andrea Caserta says

    Eu amooo essa salada, faço sempre. Gosto muito também da salada de bifum. Nos churrascos aqui em casa, as duas não faltam. Todos adoram!!! E hj farei a de HARUSSAME na janta, acompanhada de filé de linguado grelhado. Huummmm!!!! Bjks

  2. Eliana rodrigues says

    Essa salada é boa pra comer de um dia para o outro para o tempero pegar bm é uma delicia se colocar um pouco de oleo de gengilim tbm fica bom

  3. Maria de lourdes says

    Adoro comida japonesa. Mas nunca vi harussame em restaurantes na minha cidade. Achei que fica um prato bonito e “interessante”. Obrigado por postar.

  4. ALESSANDRA SANTANA says

    Coloco na minha receita bastante limão e Kani Kama desfiado e sirvo bem gelado, salada ideal para dias quentes.

  5. Paulo Bianchi says

    Estou fazendo regime é este prato está em meu cardápio duas vezes por semana, com peito de frango ou peixe grelhado. Uma delícia abç

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *