Receita de sequilho (aquele que derrete na boca)

Sequilho

É impressão minha ou o inverno desse ano está mais frio do que o do ano passado? Jesus, eu tô achando. Aqui em Garanhuns já tem umas semanas que está bem frio e com uma chuvinha friorenta que vem e vai.

Para falar a verdade eu gosto muito mais do verão do que do inverno, mas um friozinho de vez em quando também é bom, só não gosto do exagero de frio que muitas vezes faz. Eu fico meio lesa no inverno, me dá um sono, que por mim eu hibernava, dormia agora e só acordava em outubro. Mas, como não é possível, a gente sofre um pouquinho nessa época.

Por isso, me cerco de comidinhas bem quentes e bebidinhas também. O problema é que essas comidinhas são bem calóricas e a animação para queimar essa caloria extra foi embora com o verão, ai meus sais.

Uma dessas receitinhas é esse sequilho, ele derrete na boca, juro gente. Eu faço para comer com um chazinho à tarde. Porque chá sem nada para acompanhar não tem graça nenhuma.

Veja a receita e faz aí também.

Receita de sequilho (aquele que derrete na boca)

Classificação: 51

Tempo de Preparo: 10 minutes

Tempo de Cozimento: 10 minutes

Rendimento: Uns 150 biscoitinhos

Receita de sequilho (aquele que derrete na boca)

Ingredientes

  • 500 g de amido de milho (maisena)
  • 250 g de manteiga
  • 2 gemas grandes (se for pequena coloque 3)
  • 1 xícara (de chá) de açúcar

Modo de Preparo

  1. Coloque metade do amido de milho em uma tigela.
  2. Acrescente o açúcar, a manteiga e as gemas e misture.
  3. Vá dando o ponto com o restante do amido de milho até ficar uma massa homogênea e que solte das mãos.
  4. Depois vá pegando pequenas porções de massa e formando bolinhas.
  5. Coloque em uma assadeira untada com manteiga ou forrada com papel manteiga (eu faço assim).
  6. Marque as bolinhas, apertando-as com um garfo.
  7. Leve para assar por uns 10 a 15 minutos.
  8. Assim que os biscoitos dourarem embaixo já pode tirar.
  9. Deixe esfriar e retire da assadeira.
  10. Depois de frio guarde em um pote com tampa.

Dicas

Talvez a quantidade de amido de milho varie um pouco (para mais ou para menos), dependendo do tamanho das gemas.

Deixe os biscoitos branquinhos, então tire do forno quando começar a dourar na parte debaixo dos biscoitos.

Não use margarina.

Sequilho

Comments

  1. says

    Olà Patty,

    Amei essa receita pois é simples e parece ser muito gostosa, porém eu tenho uma duvida, aqui aonde moro infelizmente não encontro manteiga com sal e na sua receita a manteiga é salgada , no caso então será que eu teria que acrescentar um pouquinho de sal a receita?

  2. DOMINIQUE IASMINE says

    Olá bom dia,
    Gostaria de saber se posso substituir a manteiga pela margarina becel ?

    Pois minha filha é alergia a leite

    Aguardo

  3. Adriana says

    Olá Patty! Gostaria de saber se o açúcar utilizado é o refinado e se o forno deve ser pré aquecido, caso seja por quantos minutos e em qual temperatura.
    Obrigada

  4. Marluce says

    Simplesmente delicioso! Derrete na boca mesmo, meu marido, mãe, pai, sogra e cunhada amaram!!! E eu também é claro.

  5. Rose Lima says

    Olá amei essa receita. Fiz aqui em casa e ficou uma delícia, substituí a manteiga por margarina(Doriana) e a Maizena por fecula de mandioca e ficou muito bom!!!!!!!! Todo mundo que comeu gostou. Acho que vou fazer pra vender. Obrigada. Beijoss..

  6. elenize says

    :eu queria saber se essa receita usa farinha de trigo? Por que tem nos comentarios uma pessoa perguntando se a farinha e com fermento ou sem fermento e na receita eu nao vi nada sobre farinha

  7. Alessandra Freitas says

    Olá, acabei de tirar do forno. Realmente fica delicioso e muito fácil de fazer, e remeteu a minha infância. Agora é só passar o café. Bjos

  8. says

    Não vai farinha de trigo não. Eu até respondi para ela, mas achei que ela estava falando se ia fermento na receita, não me atentei que ela estava perguntando sobre o trigo.

  9. maria elide says

    Esses sequilhos são realmente uma delícia!!!!! Graças a vç,agora eu tenho uma receita super prática.. Um abração pra vç e para essa cidade boa que é Garanhuns,terra do friozinho e das coisas boas.

  10. jessica says

    Deu super errado o meu, fiz certinho, quando a massa começou a desgrudar eu fiz as bolinhas coloquei na forma, assei em forno médio, e derreteu tudo, dai o restante eu coloquei mais maisena, mesmo assim derreteu! :(

  11. Carol says

    Nao tenho forma de inox. Posso assar numa de vidro? Própria pra forno claro. Me tire essa duvida por favor.

  12. Vera Lucia Granzotti Baule says

    Sabe por que derreteu? Os ingredientes tem que estar em temperatura ambiente. Se você usar a manteiga gelada, vai dar o ponto com menos maisena e na hora que aquecer no forno ela vai faltar. Qualquer coisa, antes de fazer dê uma aquecida na manteiga no microondas.

  13. Luciana says

    Fiz, e realmente ela derrete e se torna uma so massa, usei manteiga ambiente e ate chegar ao ponto, sobrou pouco amido de milho,meu conselho é usar as 500gramas de amido, e colocar menos manteiga, cada colher de sopa equivale a 20gramas, entao em vez de 15,coloque 8 colheres de manteiga…

  14. Sirley says

    Coloque que não pode usar margarina em cima, pois fiz com margarina e deu tudo errado. Nas adorei a recita simples. Vou tentar novamente. beijos.

  15. Beatriz says

    Adorei a receita,tem geito de ser muito fácil e apetitosa! Sem contar que adoro saquinhos!
    Vou seguir sua receita!

  16. Érica says

    Fiz hoje usei margarina delicia porque não tinha manteiga deu tudo certo ficou ótimo usei a margarina e os ovos em temperatura ambiente coloquei maisena até o cheiro da margarina ficar suave e a massa ficar macia e soltar das mãos assei em formato de bolinha mesmo e eles se achataram sozinhos deixei 13 minutos no fogo médio.

  17. Dani says

    Vou contar a minha experiência ao fazer os sequilhos, usei tudo como indicou na receita, exceto a pela manteiga usei Margarina Qualy, mas achei que os meus biscoitinhos ficaram com cheiro de ovo. Eles realmente derretem na boca, o gosto é bom. Mas no meu forno demorou 50 minutos para assar, assei a 210 graus, depois aumentei para 240 para ver se agilizava o processo e deu certo. Receita aprovada, mas acho que podem ser feitos ajustes. Beijo

  18. Tais Rodrigues says

    Achei meio furada essa massa, o meu, assim como de varias pessoas pelo que li, derreteu! Ja fiz outras receitas de sequilhos e essa foi a unica que deu errado. Uma pena, ingredientes jogados no lixo.

  19. Fabiola says

    Fiz, hoje ficou uma delícia, troquei alguns ingredientes, coloquei leite condensado em vez de açúcar e coloquei nata em vez de manteiga.

  20. jessiane says

    Oi!! Tenho 14 anos de idade
    Eu fiz com mateiga
    Mas saiu uma delícia
    O problema é que quando eu botei no forno ele desmachou
    Mas eu amei a receita❤

  21. Mara Augusta says

    Olá!
    Fiz com Margarina Doriana em temperatura ambiente e não usei toda a maisena e 2 gemas. Grudou na forma (apesar de estar untada) e está esfarelando muito… será que tenho que usar mais 1 gema???

  22. Rayssa coffe says

    Amei a receita e orei fazer para p meu marido ele ama sequilhos, sem falar que eu tmb amoooooo… Bgd pela receita…

  23. Emilly says

    Pessoal para que uma receita saia gostosa boa, existem ingredientes que não se pode substituir, pois não ficará dá mesma qualidade dá original e até mesmo não dará certo. No Caso dá manteiga, a manteiga é de origem animal, o sabor dela é diferente, já a margarina é de origem vegetal, exige um pouco mais de lipídio para que se consiga utilizar nessa receita, sem conta que o Sabor altera e muito, devido um ser de origem animal ( e ser natural também) outro vegetal ( industrializadas e conservantes). Tudo que é in natura é mais gostoso… Antigamente as pessoas de sítio não tinham acesso a margarina, tudo era feito a base de manteiga e os pratos eram deliciosos…
    Portanto cuidado para não modificarem a receita e acabar perdendo todo seu trabalho. Existem outras receitas que se fazem uso de outros ingredientes, mas essa aqui pra ficar bom tem que se usar exatamente os ingredientes mencionados, Manteiga, Gema, Amido de Milho, açúcar . Abc

  24. everton soares says

    Fiz essa receita e deu certo, só que usei Qualy sem sal. fiz com a margarina morna e com 1/4 da medida de maizena em margarina e uma gema media pra 250g de maizena. (e um coquinho ralado só de zoa. 😀 )

  25. José Bezerra Ferreira Júnior says

    Estou sentado na porta da minha casa e resolvi fazer a receita (que por sinal já fiz várias vezes antes), mas não me lembrava das quantidades dos ingredientes, realmente fica uma DELÍCIA.
    Já pra quem não teve a sorte de ter um sequilho crocante aí vai uma dica : sua mão não é boa pra cozinhar.

  26. Alessandra Maria says

    FiZ a receita varais vezes,porém as duas últimas não deu certo…Uma esfarelou e a outra ficou rançoso.O que será? Usei a margarina Amelia 80% lipidios e sem sal para uso geral.

    Aguardoresposta

  27. Tatianne says

    Gostaria de saber quanto tempo ele dura….. quero fazer p aniversario da minha filha…. obrigada

  28. Maria says

    Ola Paty, fiz sua receitinha e olha que usei manteiga de culinaria e deu super certo, obrigada por compartilhar essa doçura.Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *