Sobremesa para o fim de semana: Pudim de Coco

Pudim de Coco é uma sobremesa deliciosa e uma alternativa para o tradicional Pudim de Leite Condensado. Este aqui eu fiz sem o coco ralado, pois as crianças aqui em casa preferem assim, mas você pode fazer com o coco que também fica muito bom. Eu gosto!

Pudim de Coco

 

Ingredientes

Calda

1 xícara (de chá) de açúcar

Pudim

1 lata de leite condensado

1 lata de leite integral

1 vidro de leite de coco (200 ml)

3 ovos

1 xícara (de chá) de coco ralado – opcional

Ameixa em calda para enfeitar

 

Modo de Preparo

Coloque todos os ingredientes do pudim, exceto a ameixa, no liquidificador e bata. Despeje em uma forma caramelizada e leve ao banho-maria (no forno ou no fogão) até que, quando você enfie um palito de dente no pudim ele saia limpo. Deixe esfriar para desenformar. Depois de pronto, enfeite com as ameixas em calda e conserve na geladeira.

Banho-maria no forno: Coloque uma assadeira com água fervendo e algumas gotinhas de limão (isto evita que a assadeira fique preta) no forno. Coloque a forma de pudim dentro da assadeira com água e deixe no forno médio por cerca de 1 hora.

Banho-maria no fogão: Eu fiz assim. Para fazer desta forma você tem que ter uma panela própria para banho-maria. Ela é de alumínio, tem tampa e dentro cabe direitinho a forma de pudim. Você vai colocar água na panela, colocar a forma de pudim dentro e fechar com a tampa. Desta forma o pudim fica pronto mais rápido que no forno. Dentro de uns 30 a 40 minutos ele vai estar pronto.

Como caramelizar a forma: Eu caramelizo diretamente na forma que eu vou usar. Se você não tem habilidade para isto, não se arrisque, pois é muito fácil se queimar. Faça a calda em outra panela, depois despeje na forma. Eu coloquei o açúcar puro na forma e levei ao fogo (não coloquei água em nenhum momento). Assim que ele começou a dissolver (ele vai ficando dourado) eu fui mexendo (cuidado para não queimar o açúcar, pois ele fica amargo). Quando ele dourar por completo eu espalho na forma que vou usar.

 

Dica:

  • Eu usei uma forma de 19 cm com furo no meio.
  • Para medir o leite usei a lata de leite condensado, como medida.

Comments

  1. Juliana says

    Adorei, lindo. Vc pode me dizer se encontro esta panela maravilhosa aqui em Garanhuns? Já conhecia, porém nuca achei para comprar. Bjs

  2. Patty says

    Juliana eu não comprei aqui, mas acho que você pode encontrar no Ferreira Costa ou naquela rua por trás do Mercado Municipal onde tem várias lojas que vendem peças de alumínio. Se não tiver pede na loja para eles encomendarem para você. Uma vez precisei de uma outra coisa e eles encomendaram com o fornecedor.

  3. nilciléia conceição says

    A panela so serve se for de alumínio? Tenho outra panela que cabem a forma. Daria certo?

  4. ... says

    Essa fôrma, quando foi comprada, veio com a panela e a tampa, correto? A tampa dela não é colorida em cima? Pois se for, eu já estava procurando esse modelo à muito tempo…. Acredito que não tenha mais para vender por ser um modelo antigo, então teria como você me vender ela?

  5. Ortencia Amaral Albuquerque says

    Acabei de fazer esse pudim, fácil, fácil. E ficou uma delícia!…
    Obrigada Patty

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *