Sono após as refeições. Porque isso acontece?

Sono pós as refeições

 Foto: www.sxc.hu

Quem aqui sente aquele soninho após o almoço? E vocês sabem por que isso ocorre?! Qual o processo bioquímico que esta por trás dele?

Quando fazemos uma refeição, como o almoço rico em proteína, o triptofano (aminoácido) é absorvido e no intestino se converte em serotonina (neurotransmissor) e melatonina (hormônio). Esses atuam na regulação do sono. A conversão de serotonina e melatonina intestinais só ocorre em intestino com microbiota benéfica. Então, sono após a refeição indica que ocorreu essa conversão, e foi mandada a mensagem de relaxamento e sono para o cérebro.

Quer saber quais os benefícios desse soninho?

A maior produção de serotonina intestinal aumenta a absorção de nutrientes, fluxo sanguíneo hepático, rins, intestinal. Já percebeu que se você der esse cochilo, na maioria das vezes, acorda com vontade de fazer xixi?  Isso ocorre por que, se você estiver nesse processo e filtrou bem as toxinas, o estímulo é de eliminação através da urina. E aqui vai uma super dica:

  • Vamos aproveitar esse momento detoxificante utilizando alimentos diuréticos? Portanto, quando houver um maior consumo proteico na refeição, consuma, por exemplo, salsinha, cebolinha, chá de hibiscus, entre outros.

É fascinante compreender o funcionamento do nosso organismo né?

Fiquem sempre atentos aos sintomas que você sente, pois é dessa forma que nosso organismo fala com a gente.

Espero que tenham gostado das dicas!

Para saber mais sobre como cuidar de sua alimentação saudável e ter uma vida melhor, clique em:

 

Vida Saudável

 

 

Abraços

 Dra Mariana Jones

Nutricionista clinica funcional e ortomolecular
Colaboradora do Aqui na Cozinha
Facebook: Nutricao Clinica Funcional e Ortomolecular

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *