Sopa Funcional de Abóbora e Chia

sopa funcional de abobora

Mais uma ideia de sopa que fiz nesse período de detox. Essa ficou deliciosa. Fiz com abóbora e chia. Eu sou suspeita para falar porque sou louca por abóbora, mas essa foi uma das mais gostosas que fiz, super cremosa e uma delícia. A minha abóbora preferida é essa aí da foto que é a abóbora de leite, porque ela é docinha e bem laranja, quase vermelha. Mas, também gosto da cabotiá, que alguns chamam de abóbora japonesa, fica boa também se fizermos com ela.

Mais uma vez a nutricionista Fernanda Zanovello nos mostra os benefícios dessa delícia, veja:

ABÓBORA

Abóbora rica em vitamina A (importante para uma boa visão, crescimento e desenvolvimento ósseo, integridade do sistema imune, reprodução – espermatogênese, placenta, feto), fibras (que contribuem para saciedade, controle do colesterol, funcionamento intestinal e  redução da absorção de glicose), cálcio (importante na formação de ossos e dentes, contração muscular, coagulação sanguínea), fósforo (importante para estrutura óssea, síntese de colágeno), vitamina C (imunidade, cicatrização, síntese de colágeno), magnésio (contrações musculares e transmissão de impulsos nervosos);

 CEBOLA

Cebola tem potássio (transmissão nervosa, contração do músculo cardíaco, função renal), prevenção da hipertensão (reduz a pressão arterial), ação anti-inflamatória e antioxidante, ação diurética.

 AZEITE DE OLIVA EXTRA VIRGEM

Azeite rico em ácidos graxos monoinsaturados (elevam o bom colesterol – HDL), prevenção de doenças cardiovasculares, vitamina E (antioxidante – prevenindo a formação de radicais livres, manutenção do tecido epitelial).

 CÚRCUMA

Cúrcuma tem ação anti-inflamatória, digestiva, antioxidante (previne a formação de radicais livres), prevenção de doenças cardiovasculares, inibição da proliferação de células cancerígenas.

 CHIA

Chia rica em fibras que formam um gel no estômago (proporcionando saciedade, auxiliando na redução da glicemia, melhorando o funcionamento intestinal), ômega 3 (aumento do HDL – bom colesterol, prevenção de doenças cardiovasculares – aterosclerose, redução do colesterol e triglicerídeos), cálcio, potássio, proteínas, desintoxicação do organismo.

 

 Fernanda Zanovello

CRN-9 02100272

Facebook: Fernanda Zanovello

fernandabz2009@gmail.com

 

Agora veja como fiz essa sopa:

Sopa Funcional de Abóbora e Chia

 

Ingredientes (3 porções)

4 xícaras de abóbora picada e com casca (ou metade de uma abóbora média, usei a abóbora de leite, mas fica boa com a cabotiá)

1 cebola grande (usei a roxa)

1 colher (de sopa) de azeite de oliva (pode ser óleo de coco)

1 colher (de sobremesa) de cúrcuma (ou também conhecido como açafrão da terra)

1 pitada de sal (usei o marinho)

2 xícaras (de chá) de água para cozinhar e mais 1 xícara para bater

2 colheres (de sopa) de chia

 

Modo de Preparo

Em uma panela coloque o azeite e refogue a cebola cortada em fatias, depois acrescente a abóbora, a cúrcuma e as duas xícaras de água. Deixe a sopa ferver, tampe a panela e abaixe o fogo até a abóbora ficar macia, cerca de 10 minutos.

Coloque no liquidificador a sopa cozida, mais água (eu usei mais 1 xícara) e 1 colher (de sopa) de chia. Bata bem até virar um creme e  coloque o sal. Volte para o fogo para esquentar.

Sirva quente com a outra colher de chia polvilhada por cima (divida essa colher de chia entre as 03 porções).

 

Sopa funcional de abobora e chia

Comments

  1. Nirlei Aline says

    OLÁ PATTY, ESSA SOPA POSSO CONGELAR? NA VIDA DE CORRE-CORRE É SEMPRE BOM TER ALGO CONGELADO. TEM COMO VOCÊ COLOCAR ESSA OBSERVAÇÃO NO POST QUANDO PODE SER CONGELADA? OBRIGADA E BOM CARNAVAL!!!!

  2. Veronica Vogelgesang says

    Ótima e gostosa a sopa de abóbora eu coloco sempre uma batata, assim fica mais cremoso e quando está no prato coloco uma colher de creme de leite e salcinha picada …..uma delícia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *