Temperos industrializados versus temperos caseiros

tempero industrializado e  tempero caseiroFoto: Rainer Z  

Há algum tempo já venho querendo escrever para vocês, falando sobre os temperos industrializados e coincidentemente a Patty comentou comigo que alguns de vocês enviaram duvidas de quais os temperos mais saudáveis para serem utilizados. Por isso escrevi esse post hoje.

Eu sei que ele é lindo! Mas, não caiam na armadilha do Rodrigo Hilbert (marido da Fernanda Lima) que diz na propaganda que só cozinha com Caldo Knorr!! Rsrs. (Só pra descontrair um pouquinho).

Sabe-se que os temperos  industrializados  são muito práticos para serem utilizados no dia a dia, e deixam a comida muito saborosa. Mas, se tratando de saúde o uso em excesso traz vários malefícios para nosso organismo, já que contém muito sal, glutamato monossódico, aromatizantes e conservantes  artificiais.

O melhor a se fazer então, é utilizar mais temperos naturais, que  tem diversas propriedades benéficas para nossa saúde.

Um bom exemplo disso é o alecrim, que é anti-inflamatório e tem a ação de recuperação de lesões da mucosa gástrica e intestinal. Sendo muito utilizado no tratamento de gastrite, por exemplo.

O manjericão é considerado antisseptico, antiinflamatório e digestivo.

O alho é  rico em compostos bioativos e ajuda o organismo a detoxificar, possui ação antiinflamatória e antioxidante e é ótimo  no controle da hipertensão. Para aproveitar melhor essas propriedades ele deve-ser consumido cru amassadinho diariamente. Ele também pode ser cozido, mas para tratamentos o melhor é utilizá-lo in natura.

A cúrcuma, é um outro tempero antiinflamatório. Atua na prevenção do câncer e outras doenças degenerativas além de  auxiliar na recuperação de danos à mucosa intestinal.

Existem vários outros temperos deliciosas e naturais que tem propriedades excelentes para nossa saúde.

Uma dica que eu dou é fazer uma hortinha em casa!!! É uma delicia ter sempre a mão, ervas fresquinhas e sem contaminação de agrotóxicos!

Eu fiz uma hortinha a mais ou menos 1 ano e meio atrás e quando viajei para a Bahia para ver a família, deixei na casa de uma vizinha para regá-las. Quando retornei de viagem ela me deu a noticia de que tinha matado as minhas plantinhas. Fiquei tão arrasada que passei mais de 1 ano sem fazer uma nova hortinha. Mas recentemente me deu vontade de refazer e vocês não tem ideia de como é bom tê-las novamente em casa!!!! Rsrs…Dá aquela sensação de vida que é impagável. Pra quem tem filhos é muito legal fazer com que eles participem do cuidado com a hortinha e acompanhem o crescimento delas. Para que eles possam ir entendendo aos poucos o valor que a verdadeira nutrição tem!

Eu tenho em casa manjericão, alecrim, salsinha,e hortelã. Querem saber quanto custou para montar uma jardineirinha simples? R$ 27.  Tentem fazer em casa também!!

 tempero industrializado e tempero caseiro

Quando já tiverem suas ervas fresquinhas em casa, uma opção ótima é fazer um caldo de legumes caseiro (cheinho de nutrientes) em substituição dos caldos industrializados cheios de substâncias químicas. Segue receitinha ótima que faço:

 Caldo de Legumes Caseiro

Ingredientes

2 talos de salsão com algumas folhas

1 cebola

1 alho poró

1 cenoura

2 folhas de louro

1 dente de alho

1 trouxinha de ervas frescas  da sua hortinha (salsinha, manjericão,  e tomilho)

2 cravos

Pimenta a gosto

2 l de água aproximadamente

Modo de Preparo

Faça a trouxinhas das ervas, e corte todos os outros legumes em pedaços grandes. Coloque a água no fogo e adicione todos os ingredientes. Em aproximadamente 30 minutos, diminua o fogo. Depois coe e  está pronto o seu caldo de legumes caseiro. Deixe-o esfriar e depois congele em cubos de gelo para quando quiser acrescenta nas preparações.

Super prático e saudável, né??? Que tal tentar na sua casa???

Espero que gostem!!!

Beijos

Dra Mariana Jones
Nutricionista clinica funcional e ortomolecular
Colaboradora do Aqui na Cozinha
Facebook: Nutricao Clinica Funcional e Ortomolecular

Comments

  1. patricia says

    já tentei fazer hortinha em casa e nunca da certo…mais acho que vou tentar novamente rsrsr o que vc me diz das ervas industrializada…as de saquinho que vende em mercado….te muito conservante tb???

    bjus

  2. MARIA DAS GRAÇAS says

    À MUITO TEMPO NÃO COZINHO MAIS COM TABLETES DE CALDO PRONTO. SEMPRE PROCURO FAZER O MAIS NATURAL POSSÍVEL, POIS TRABALHO COM ESTA LINHA DE PRODUTOS. SEU BLOG É MARAVILHOSO,LHE ACOMPANHO A BASTANTE TEMPO. NAMASTÊ

  3. LEonardo says

    Fabricamos um tempero caseiro que vem sendo muito bem aceito em belo horizonte, pela qualidade e pelo sabor. Chama-se Sabores da Ruth.

  4. Ana says

    Linda sua hortinha!. É interessante deixar a hortelã em um vaso separado, pois quando ela “vinga” ela cresce rápido feito praga e vai matar tudo o que tiver no vaso. =)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *