Torta Rústica de Banana e Aveia

Receita com banana faz sucesso aqui em casa. Aliás sempre tem banana aqui em casa, afinal são três filhos e criança gosta de banana. E meu marido vive dizendo “dá banana para os meninos”, “banana deixa as crianças fortes” e os meninos tocam a comer banana, hahaha. E em casa que tem banana sempre, sempre tem receitas com, tcha ran ran: banana!  Então, agora tá explicado porque tem tanta receita com banana aqui no blog.

Quando as crianças eram pequenininhas comiam muita banana amassada, agora comem em fatias com mel, farinha láctea, leite em pó e nescau. É muito bom (a criança que vive em mim, gosta muito). Quanto a esta torta que fiz, é uma torta que faço muito aqui em casa, todo mundo gosta e você come assim que ela sai do forno. Aliás a foto está meio esquisita porque tirei a noite (tirar foto de comida a noite é para os fortes) não tinha como esperar até a amanhecer, pois eu sabia que não ia sobrar nada para eu fotografar. Vamos à receita:

Torta Rústica de Banana e Aveia

Ingredientes

1 xícara (de chá) de farinha de trigo

1 xícara (de chá) de aveia

1 xícara (de chá) de açúcar

1 colher (de sopa) de fermento para bolo

3 colheres (de sopa) de manteiga

3 ovos

1 e 1/2 xícara (de chá) de leite

6 bananas grandes (ou 12 pequenas)

1/2 xícara (de chá) de passas (opcional)

Modo de Preparo

Primeiro aqueça a manteiga no micro-ondas para derreter (ou use o banho-maria) e reserve. Em uma tigela junte a farinha de trigo, a aveia, o açúcar e o fermento, misture bem. Despeje a manteiga na mistura de farinha e mexa até ficar como uma farofa, foto 3. Corte as bananas (pode ser no comprimento ou em rodelas) e arrume em um refratário untado e polvilhado, com açúcar ou farinha de trigo. Se quiser, pode colocar algumas passas como na foto 4. Coloque um pouco da “farofa”  por cima das bananas. Faça mais uma camada com as bananas e as passas. Despeje o resto da “farofa” por cima das bananas.

Agora (pode ser na mesma vasilha que estava a “farofa”) bata levemente os ovos e junte o leite misturando bem. Despeje sobre a torta, em todas as partes, tentando molhar tudo.

Leve ao forno médio até dourar.

Clique nas fotos para ver em tamanho grande

Dicas:

  • Dá para substituir o açúcar, por açúcar mascavo.
  • Pode também usar maçã no lugar da banana ou um mix das duas.

Comments

  1. Magnolia(maggy) says

    Oi minha amiga Patty,
    Bom dia.
    Essa sua Torta de Banana tá um convite ao pecado da gula rsrsrs. Me fez lembar um bolo de banana aveia e mel do Blog Experiências na Cozinha,uma dilícia.Vê lá, se é que já não conheces.
    Fiquei feliz por vc.
    Ate´amanhã.
    Bj grande.

  2. Pauly says

    Menina… que Torta é esta??!!! Eu fiz a receita com algumas bananas que estavam dando sopa, e coloquei tb maçãs e passas… quase comi tudo sozinha…. Parabens!!! volto pra pegar mais receitinhas… Bjs

  3. Stella says

    Olá! Tenho uma perguntinha: será que a receita funcionaria se eu substituísse metade da farinha por farinha integral? Acho que com isso e com açúcar mascavo a torta ficaria sensacional e verdadeiramente rústica! Rs
    Obrigada, abração

  4. adriana cristina batagello says

    obrigada pela receita muuuiittoo boa , ja fiz 3 vezes em 1 semana todos amaram ….facil e muito saborosa parabéns

  5. Victor Hugo Monteiro Centi says

    Deliciosa, não tinha leite e hoje estava tudo fechado, usei creme de leite fresco misturado comniogurte natural e o resultado foi fantástico!!! Belíssima receita!!!

  6. Poliana says

    Estava com umas bananas quase estragando. E resolvi fazer. Coloquei um pouco de canela. Penso q acrescentar maca junto e ate castanhas deve dar certo, mas estava com preguica de ir buscar rs. Está no forno, logo conto o resultado.

  7. Poliana says

    Gentem fica ótima, e é super prática e rapida. Da próxima vez só vou testar acrescentar junto maçã, castanhas e linhaça. E dobrar a receita pq acabou rapidinho . obrigado por compartilhar essa receita

  8. says

    Fiz a torta achando estranha a forma de montá la, confesso que sempre faço da forma tradicional; batendo tudo! Vale destacar que foi a torta mais saborosa que já experimentei…tenho o Andrew de 20 meses que havia enjoado de banana, mas nesta torta ele amou❤️
    Dica: usei farinha de linhaça no lugar da farinha branca que não gosto e o açúcar demerara!
    Sandra mommy Andrew in VICTORIA BC CANADA

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *