Torta de Morango

Torta de Morango

Gente há tanto tempo que eu não fazia Torta de Morangos aqui em casa, antes eu sempre fazia, tanto em tamanho grande como as Tortinhas de Morango, sabe aquelas que vende em padarias ou docerias? Aquelas de tamanho individual. É essa mesma, só que montada em forminhas menores.

Eu aprendi a fazer, quando eu morava em Araraquara, tinha uma padaria perto da minha casa que vendia e foi ai que consegui uma receita com uma amiga.

Aqui em Garanhuns, poucas vezes eu fiz. Mas, na semana passada meu marido trouxe várias caixas de morango de uma viagem. Para quem não conhece a região aqui, na estrada indo para Recife, perto de Gravatá, no alto da serra das Russas, tem plantação de morango e fica vários vendedores na estrada vendendo morango.

Bem, não é uma receita difícil, mas tem algumas etapas, então tenha um pouquinho de paciência e vamos lá:

Torta de Morango

Ingredientes (1 torta de 20 cm)

Para a massa

2 xícaras (de chá) de farinha de trigo

4 colheres (de sopa) de manteiga (ou margarina de uma boa marca)

1 gema

2 colheres (de sopa) de açúcar

1/2 colher (de chá) de casca de limão ralada (veja aqui como fazer para não amargar)

 

Para o recheio

2 xícaras (de chá) de leite

5 colheres (de sopa) de açúcar

2 gemas

2 colheres (de sopa) de farinha de trigo

Gotas de essência de baunilha

 

Para a geleia de brilho

1/2 xícara (de chá) de água

5 colheres (de sopa) de açúcar

1 colher (de sobremesa) de amido de milho (maisena)

2 fatias de limão

 

Para a montagem

300 g de morangos (umas duas caixinhas se forem muito pequenas)

Como fazer a massa

Em uma tigela coloque todos os ingredientes e amasse bem com as mãos, até ficar uma massa homogênea. Não precisa sovar (bater) demais na massa. Assim que ela ficar uma massa lisa já está bom.

Cubra a massa com um plástico e deixe na geladeira, descansando, por 30 minutos.

Depois forre a mesa com um plástico, coloque a massa, cubra com outro plástico e abra a massa, de forma que fique maior que o fundo da forma que você for usar. Retire o plástico de cima da massa e vire a massa em cima da forma.  Retire o outro plástico e vá ajeitando a massa na forma (que não precisa ser untada). Eu abro a massa entre dois plásticos, porque é uma massa amanteigada e ela grudaria no rolo, na mesa e a gente não conseguiria abrir e depois pegar para colocar na forma.

Depois que a massa estiver na forma, passe uma faca na beirada da forma para tirar o excesso de massa e com um garfo faça furos em toda a massa e leve ao forno médio (uns 180 graus, já preaquecido) por uns 15 a 20 minutos, ou até a massa ficar levemente dourada. Retire do forno, espere esfriar e reserve.

Observações:

massa de torta

 

Como fazer o recheio

Primeira coisa para fazer o recheio, é retirar a película da gema. Faça isso estourando a gema e passando por uma peneira fina, sem ficar esfregando, daí a película fica na peneira e o seu recheio não ficará com gosto de ovo.

Depois coloque as gemas em uma panela junto com o açúcar e a farinha de trigo, misture e vá acrescentando o leite aos poucos. Depois de tudo misturado leve ao fogo baixo, mexendo sempre até engrossar, deixe cozinhar por alguns minutos  e pronto. Ele vai ficar mais grosso, quando esfriar completamente. Para usar deixe esfriar e para isso siga essa dica.

creme de confeiteiro

 

Como fazer geleia de brilho

Misture todos os ingredientes e leve ao fogo baixo até ferver, desligue, espere esfriar e use.

Observação:

Essa quantidade de geleia de brilho é muita para uma torta só, então você pode guardar na geladeira por até 5 dias se quiser usar em outras preparações como pães, bolo com papel de arroz e outras tortas, pois ela dá um brilho extra.

geleia de brilho

 

Como fazer a montagem

Aqui é muito simples. Coloque o recheio na casquinha de torta já desenformada, espalhe bem. Arrume os morangos, cortados ao meio, por cima e com ajuda de um pincel, espalhe a geleia de brilho por cima. A dica é não exagerar na quantidade de geleia de brilho, passe a geleia nos morangos e no creme, mas sem exagerar.

Leve para a geladeira e coma geladinha.

torta de morango receita

 

Dicas:

  • Só coloques os morangos no dia que for comer a torta, ele é muito sensível e se estraga rapidamente.
  • Você pode fazer tanto a massa (crua ou assada) como o recheio com antecedência e deixar na geladeira até o dia de montar a torta,eles duram uns 3 dias na geladeira em recipiente tampado (cada um num recipiente diferente, ok?).

Comments

  1. says

    Dica maravilhosa,Patty ,viste este link e me ajude investido neste meu pequeno sonho,gosto de cozinhar e principalmente fazer bolos,quero fazer um pequeno curso de confeitaria,e quero montar um pequeno negócio inicial,e eu estou pedindo a ajuda de quem entende bem o que é sonhar ,conheça mais da minha história nste link

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *