Xerém com Galinha

xerem com galinha

Essa é uma comida muito consumida aqui no nordeste do Brasil. Eu, apesar de ser nordestina, só experimentei essa delícia depois que vim morar aqui em Garanhuns.

Aproveitando que no último jogo do Brasil contra a Colômbia, nas quartas de finais da Copa, minha cunhada, que mora em Salvador estava aqui e assistiu o jogo conosco, fiz esse prato que é bem típico aqui em Garanhuns. Aliás, fiz uma mesa completa, cheia de coisas gostosas, mas que já tem tudo no blog, só não tinha, até agora, o xerém com galinha.

Para o jogo fiz canjica, amendoim cozido, calabresa acebolada, antepasto de abobrinha, bolo de macaxeira, milho cozido e licor de jenipapo, que não foi feito por mim, foi um presente que minha cunhada trouxe.

Aproveitando que hoje à tarde tem jogo novamente estou postando a dica do Xerém com Galinha, pois achei ótimo para servir no jogo, principalmente se você fizer e servir em porções individuais. veja a receita aqui:

Xerém com Galinha

Ingredientes (6 porções)

2 xícaras (de chá) de xerém de milho (milho quebradinho)

3 xícaras (de chá) de água

1 colher (de sopa) de manteiga

1/2 xícara (de chá) de leite

1 kg de galinha cortado em pedaços menores (usei coxa e sobrecoxa)

2 colheres (de sopa) de óleo

4 dentes de alho picadinhos

1 cebola grande picadinha

2 tomates picadinhos

3 colheres (de sopa) de extrato de tomate

1 xícara (de chá) de coentro e cheiro verde picado

Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo

Coloque o xerém de milho em uma vasilha com a água e deixe hidratando por algumas horas. Eu coloquei a noite e cozinhei pela manhã.

Aqueça uma panela, coloque o óleo, frite os pedaços de galinha, dourando todos os lados. Junte o alho e a cebola e deixe fritar, acrescente os tomates picados e refogue um pouco mais. Junte o extrato de tomate, misture bem. Acrescente água quente até cobrir a galinha. Coloque sal e pimenta e deixe cozinhar. Quando ferver, abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar até ficar macia. Depois deixe o molho apurar, acrescente o coentro e o cheiro verde, dê uma boa misturada e desligue o fogo.

Coloque o xerém com a água que ficou de molho em uma panela e leve ao fogo com sal. Deixe cozinhar, mexendo de vez em quando até ficar macio (se precisar acrescente mais água), vai ficar tipo uma polenta, um angu. Assim que tiver cozido junte a manteiga e o leite, misture muito bem e reserve.

Para servir, você pode fazer de algumas formas:

  • Coloque o xerém em um prato e a galinha com molho por cima (foi assim que eu fiz),
  • Misture a galinha com molho no xerém pronto fazendo um prato único,
  • Ou coloque o xerém em tigelinhas que possa ir no forno, por cima coloque um pouco da galinha e do molho e polvilhe por cima de tudo, queijo coalho ralado. Leve ao forno para gratinar o queijo e sirva.

Xerem com galinha

Dicas:

  • O xerém de milho, ou milho quebradinho, também é conhecido como quirera e como canjiquinha em outros estados brasileiros.
  • Você pode também servir o xerém com um ragú de cordeiro, ou um pato ensopado, ou uma costela, ou com o que sua imaginação mandar.
  • Eu comprei a galinha na feira e pedi a feirante para cortar as coxas e sobrecoxas em pedaços não muito grandes.
  • Se você não tiver tempo para hidratar o xerém de milho, pode colocar logo para cozinhar, é só aumentar a quantidade de água. Vai demorar um pouco mais para cozinhar, mas dá certo.

Comments

  1. Jose Viana says

    Olá Patty. Este seu blog é realmente muito legal. Cheguei à ele quando procurava uma receita de bolo de rapadura -que eu fiz e ficou muito bom- e agora pretendo fazer esta receita de xerém (aqui em Minas Gerais se chama canjiquinha) com galinha e depois conto o resultado. Mais uma vez parabéns pelo blog.

  2. Letícia says

    Gosto muito do seu site, e fuçando nas suas receitas tomei um susto quando você falou que mora em Garanhuns. Pois eu nasci lá e vim pra sao Paulo com 12 anos (estou aqui a 11 anos)!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *