Quando passamos por Acupe, que é um distrito de Santo Amaro (sabe né? Santo Amaro da Purificação, onde mora Dona Canô, mãe de Caetano e Maria Bethânia) eu vi o muro de uma escola que era uma verdadeira obra de arte. Ele era todo revestido de mosaicos mostrando cenas comuns do povo baiano. Queria muito saber quem foi o artista, pois é uma obra e tanto.
Eu tinha que fotografar, então na volta parei para fotografar alguns dos mosaicos, vejam os que separei na foto abaixo.
Lindos, né? Eu contei 18 quadros como os de cima. A foto que tirei do muro inteiro não ficou boa, mas cada quadro destes, revestia uma parte do muro, imagina que escândalo de criatividade.
Quando cheguei em casa, fui fuçar na Internet para saber mais sobre estes mosaicos, mas não encontrei. Só descobrir que, há algum tempo é feita uma Oficina de Mosaico, na Vila de Acupe. Inclusive na oficina do ano passado os moradores participaram da reforma do Monumento de Identificação da comunidade que fica as margens da BA 026, este aí em baixo.
Foto: Alan Cardoso
7 respostas
Muito legal Patty. Abraços!
Lindos, Patty!
Aprecio demais os trabalhos artesanais bem feitos, criativos. Além disso, esses têm um lado cultural.
Coincidentemente, hoje também estou mostrando mosaicos, os de Gaudí.
Bom final de semana!
Que lindo Patty, esse tipo de trabalho enfeita as cidades, trazendo alegria e vida, todas as prefeituras deviam ter oficinas assim.
Deste modo não haveria tanta pichação e mais tribos do bem.
Lindo post. Bjs.
Suzete também achei tão lindo que fiz questão de voltar pela mesma estrada para fotografar
Gina achei tão bem feitos. Imagina um muro todo coberto com estas figuras? Chama a atenção de todos que passam por ali
Patty Martins, muito bacana os mosaicos, é muito bom a forma artística que o povo daquela região usa para se espessar. Saudações!
Felipe Argôlo.
Patty Martins, muito bacana os mosaicos, é muito bom a forma artística que o povo daquela região usa para se expressar. Saudações!
Felipe Argôlo.