Dando continuidade aos posts sobre CONGELAMENTO hoje quero falar dos cuidados que devemos ter para que o alimento congelado não perca a sua qualidade. Eu sei que é uma queixa comum, que os alimentos congelados muitas vezes perdem o sabor e a textura. Eu concordo e ainda acrescento que eles perdem também seus elementos nutricionais. Mas, isso ocorre se não tomarmos alguns cuidados e muita gente não toma. Acha que é só colocar o alimento em um saquinho, ou em um recipiente, fechar e colocar no freezer. Mas, não é assim que a banda toca. É preciso ter alguns cuidados, coisa simples, mas que faz toda a diferença no resultado.
As causas para os alimentos perderem seu sabor, sua consistência e sua aparência ou até se deteriorarem podem ser:
- Dano na embalagem – pode ser que a embalagem se rompeu, ou a tampa abriu um pouco, ou o saco furou e isso vai acabar estragando seu alimento.
- Embalagem inadequada – embalagem inadequada também é uma das causas, procure usar a embalagem certa para o tipo de alimento a ser congelado e que seja própria para uso no freezer.
- Ar dentro da embalagem – procure tirar o ar da embalagem antes de fechá-la e congelar o mais rápido possível.
- Elevação ou baixa imprevista da temperatura dentro do freezer.
- O alimento ficou muito tempo dentro do freezer, além do tempo limite – sempre observe a data de validade para utilizar os alimentos que foram congelados, dentro desse limite de validade.
Cuidado, evite consumir os alimentos quando:
- O alimento, principalmente carnes apresentarem partes queimadas e até acinzentadas, essas queimaduras se dão por causa do frio e mostra que elas não foram bem embaladas e que essa parte ficou exposta.
- Aparecerem cristais de gelo dentro da embalagem (como na foto do espinafre acima) – Isso indica que o alimento não foi congelado tão rápido quanto deveria ser ou a temperatura do freezer sofreu alteração durante o período de armazenamento.
- Vegetais opacos ou desbotados – mostram que ficaram tempo demais congelados, fique atento a data de validade da etiqueta.
Observação:
Procure congelar alimentos frescos e em perfeitas condições, pois o congelamento não melhora a qualidade dos alimentos e nem destrói os micro-organismos, ele apenas inibe o crescimento das bactérias e torna mais lento o trabalho das enzimas o que retarda a deterioração.