Foto de Maurício Campello para Arroz Ruzene
por Mariana Jones
Pessoal, hoje vou falar sobre um alimento muito saboroso, porém pouco conhecido para maioria das pessoas: O arroz negro, vocês conhecem?!
Esse grãozinho além de delicioso, é rico em compostos fenólicos (antioxidantes), vitaminas A, C, E, B12, B1, B6, B12, fibras, cobalto, carboidratos e proteínas.
Comparando com o arroz branco polido e o arroz integral, esse pretinho tem 20% a mais de proteína e 30% a mais de fibra, menos calórico, além disso é rico em antocianinas, que são benéficos a saúde humana, pois previnem o envelhecimento celular, por seu poder antioxidante.
Devido a essa qualidade nutricional o arroz negro, promove melhoria da função celular, auxiliando na redução de processos inflamatórios e de estresse oxidativo, além de beneficiar o funcionamento da circulação, saúde do coração.
Que tal introduzi-lo na sua alimentação?
O ideal é reduzir o consumo de arroz branco e consumir o arroz negro alternando com outros tipos: arroz cateto, arroz integral, pois cada um tem seus benefícios. Por ser um produto exótico é muito apreciado na gastronomia, muito utilizado para fazer risotos também.
Quer aprender a utilizá-lo, segue uma receitinha simples e saudável:
Arroz Negro com Castanha de Caju
Ingredientes
1 xícara (de chá) de arroz negro
1 colher (de sobremesa) de óleo de coco
2 dentes de alho amassados
1 colher (de chá) de sal marinho
1 punhado de castanha de caju
Modo de Preparo
Coloque o óleo de coco em uma panela e refogue o alho amassado. Acrescente o arroz e refogue um pouco mais. Acrescente água até ficar um dedo acima dos grãos de arroz. Quando começar a ferver, baixe o fogo e deixe cozinhar até ficar macio. Se for necessário acrescente um pouco mais de água. Depois de pronto, acrescente as castanhas e sirva bem quentinho.
Eu fiz um arroz negro simples, mas dá para fazer com ele, saladas, risotos, sobremesas, etc…
Abraços,
Dra Mariana Jones
Nutricionista clinica funcional e ortomolecular
Colaboradora do Aqui na Cozinha
Facebook: Nutricao Clinica Funcional e Ortomolecular
8 respostas
Tenho a maior curiosidade com esse arroz, além de ter todos esses benefícios. Esse seu arroz com castanha de caju, além de ter ficado delicioso, ficou com um visual lindo. Gostei muito da receita e das informações sobre ele. Beijinhos
Informação valiosa, desconhecia totalmente estas propriedades. Parabéns por esta consultoria.
Oiii! Eu queria saber a diferença do arroz selvagem, q vi hoje pela 1a vez no supermercado, pro arroz negro. E aqueles arrozes misturebas da Ráris: arroz vermelho, linhaça, aveia integral, tudo misturado, é bom pra saúde? Eu adoro! Obrigada!
Daniela as dicas da Mariana são ótimas né?
Beijos e bom fim de semana
Olá meninas!!! O arroz selvagem também é o pretinho e tem essas excelentes propriedades nutricionais!! O mix da Raris também é ótimo! Obrigada pelos elogios aos posts!!! Fico feliz que estejam gostando! Beijos
E o gosto gente? É igual ao branco?
Interessante mas o modo de preparo é o mesmo do arroz integral ?
Thaís, Frederico, esse arroz é muito saboroso além de nutritivo. Por ter muita fibra, demora um pouco para ficar pronto, mas pode ser preparado da maneira convencional sim. Abraços