Bala de Coco Gelada da Elaine

Receita de bala de coco gelada, veja como é fácil fazer.

Direto ao ponto

Bala  de coco

Essa Receita de Bala de Coco é TUDO. Quem já comeu dela, sabe do que eu estou falando. Ela derrete na boca e sinceramente nunca comi uma tão gostosa e bem feita como essa que a Elaine Rossomano faz em Araraquara, no interior de São Paulo.

Aproveitando minha viagem de férias e aproveitando que estava em Araraquara, claro que pedi para a Elaine nos mostrar sua Bala de Coco, o que ela generosamente fez, e mais que isso, nos ensinou.

Conheço a Elaine há muito tempo, antes mesmo da época que eu morava em Araraquara. Faz muito tempo que ela faz essas balas para a família e amigos, mas fazia tanto sucesso que mais recentemente ela começou a fazer profissionalmente e já pensa até em expandir e montar uma pequena empresa, aposto que ela vai conseguir.

A Elaine, que faz as balas junto com seu marido, o Mario José, aprendeu a receita com uma senhora há uns 25 anos atrás, mas foram muitas tentativas até chegar nessa bala de hoje, mais de um ano se passou. Hoje, além da bala branca tradicional gelada, ela também faz a de chocolate, de nozes, de morango e de amendoim.

Bem, vamos ver a receita da Elaine, só quero alertar que muita gente não acerta de primeira, pois é uma receita que depende do ponto e você vai descobrir isso com o tempo, Então, se você não tiver muita paciência e nem quiser arriscar, minha dica é encomendar as balas prontas (é isso que faço quando vou para Araraquara). A Elaine faz por encomenda, no fim do post vou colocar os contatos dela.

Bala de coco

Bala de Coco

Bala de coco

Bala de coco

 

Tentei fazer as fotos de modo que ficassem bem detalhadas e tirasse as principais dúvidas.

Bala Gelada de Coco

Ingredientes

1 coco descascado

2 copos de água morna (copo de 200 ml)

1 kg de açúcar

1 colher (de sopa) de vinagre

Modo de Preparo

Bata o coco no liquidificador junto com a água morna e depois coe em um pano limpo. Coloque o leite de coco que você fez batendo no liquidificador, em uma panela e reserve o bagaço do coco que ficou no pano. Na panela junto com o leite de coco, coloque o açúcar e o vinagre. Misture os ingredientes e leve ao fogo alto até ferver, depois abaixe o fogo (no médio) e deixe uns 20 minutos (veja a foto). Coloque água em um prato e despeje um pouco da bala. Junte a massinha formando uma bala e bata na borda do prato (veja a foto). Quando fizer um som vidrado, está no ponto.

Unte uma superfície de mármore ou granito com óleo, despeje a bala e deixe esfriar uns 10 minutos. Depois vire as pontas para dentro para que elas não esfriem demais e fiquem duras. Antes de esfriar totalmente, retire a bala com uma espátula e agora você vai começar a puxar. O bom é que sejam duas pessoas para puxar (veja a foto). Você vai puxar por uns 10 minutos até a bala mudar de cor e ficar branca. Estique pedaços da bala para ficar comprido e mais fino (veja a foto) e corte com uma tesoura de cozinha em pedaços pequenos. Aqui a bala já está uma delícia, pode comer assim, quentinha é uma delícia, mas para fazer ela gelada, passe para os próximos passos.

Separe as balas e deixe até elas ficarem secas e frias. Depois coloque o bagaço do coco em uma tigela, coloque as balas junto e misture cuidadosamente com as mãos por uns 5 minutos. Após misturar bem tampe a tigela e deixe elas descansarem por 12 horas. Depois desse período, coloque na geladeira para gelar.

Conserve em um recipiente fechado na geladeira.

 

Agora se você preferir, pode encomendar para a Elaine e para o Mario:

Elaine e Mário

Araraquara – SP

Telefone

(16) 3336-6795 e (16) 99975-8745 (Vivo)

 

 

12 respostas

  1. Ola…vc poderia me mandar o valor de que sabor tem….eu moro em sp ,me explica como funciona postagem e o pagamento.obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.