Biscoito Decorado Com Glacê Real (brincadeira de criança)

Direto ao ponto

 



Acho uma delícia fazer biscoito em casa, mais gostoso ainda é comer biscoitos caseiros. Como são os últimos dias de férias das crianças lá fui eu para a cozinha com elas e mais uma vez para fazer biscoitos.

Eu tinha visto os biscoitos que a Marly fez no Saboreando a Vida e lá ela disse que a receita dela dava para decorar com pasta americana (que ela usou) ou com glacê real. Eu sempre quis tentar fazer aqueles biscoitos lindos com glacê. Tudo bem que os meus não ficaram tão lindos, mas sou dá opinião que, na maioria das vezes, a prática traz a perfeição, então vou continuar tentando.

Fiz a receita da Marly e gostei tanto, mas tanto que já quero fazer de novo, antes dos biscoitos terem acabado, para experimentar com outros sabores, como limão, amêndoa, chocolate, etc…
Então juntei as crianças e fui para a cozinha que elas adoram. Eu já fiz biscoito com elas foi a Receita de Biscoito Fácil e Rápida. Esta que vou fazer agora é um pouquinho mais elaborada, pois vai na batedeira e tals, mas dá para fazer com elas sim.


Só quero lembrar umas coisinhas quando for com as crianças para a cozinha:
  • As crianças devem sempre estar acompanhadas por um adulto na cozinha.
  • Quanto menor a criança a atenção e os cuidados devem ser maiores.
  • Facas e materiais cortantes devem ficar longe delas.
  • Acender fogo e ligar tomadas, nem pensar.
  • Se cair algum ingrediente no chão, limpe logo para elas não escorregarem.

Agora vamos a receita:

Biscoito Decorado Com Glacê Real
Ingredientes
Massa

3 xícaras (de chá) de farinha de trigo
1 xícara (de chá) de manteiga à temperatura ambiente (usei margarina)
1 xícara (de chá) de açúcar
1 e 1/2 colheres (de chá) de fermento em pó
1 colher (de chá) de essência de baunilha
1 ovo

Glacê Real
2 claras de ovo
3 xícaras (de chá) de açúcar de confeiteiro
1 colher (de sobremesa) de suco de limão
Modo de Preparo
Massa
Bata o açúcar e a manteiga na batedeira, até ficar um creme fofo e esbranquiçado, acrescente o ovo e bata mais um pouco. Junte a baunília e misture na velocidade baixa. Vá acrescentando a farinha misturada com o fermento aos poucos (+ ou – 2 xícaras). Retire a massa e coloque sobre uma mesa enfarinhada e vá acrescentando o restante da farinha até a massa ficar desgrudando das mãos.
Deixe a massa descansar por 20 minutos na geladeira.
Depois, sobre a mesa enfarinhada, abra a massa com a ajuda de um rolo. Corte os biscoito no formato de sua preferência (pode ser com uma faca ou com cortadores de biscoito). Coloque em uma assadeira forrada com papel manteiga e leve para assar. Quando estiver dourado em baixo (em cima fica branquinho) está pronto, ele fica no forno cerca de 12 a 15 minutos. Deixe esfriar bem antes de decorar.
Glacê Real
Misture as claras com uma xícara de açúcar e leve para a batedeira. Bata em velocidade baixa e acrescente o limão. Vá acrescentando o restante do açúcar e aumente um pouco a velocidade da batedeira, bata até ficar bem denso.
Divida em porções menores e junte corante alimentício na cor que quiser (eu usei em pó). Misture bem e reserve. Coloque o glacê em saquinhos limpos e secos e corte a pontinha. Faça o contorno com o glacê nos biscoitos e só depois preencha. Depois que fizer isto, deixe os biscoitos descansando até o glacê secar bem, só então guarde em vidros bem fechados.

Separei um pouco da massa e fiz biscoitos em forma de dominó, eles estão aqui: Biscoito Dominó, pois este post já está imenso.
Estes são os meus pequenos ajudantes de cozinheira. Atentem para o detalhe  do banco e da cadeirinha para ficarem mais altos, kkkk
Espero que entendam que não mostrei a carinha deles direitinho porque não gosto de expô-los.

84 respostas

  1. Patty
    gostei de tudo
    da receita, da forma como vc explicou a receita o passo e a foto dos pequenos fazendo!! parabéns ficou lindo e os biscoitos com certeza deliciosos!
    beijoka
    e uma ótima semana!

  2. Olha Patty vc é corajosa, eu tenho pavor de ir para cozinha com a minha neta e ficar até os cabelos de meregue e trigo rs, mas achei que ficaram bem bonitinhos, com certeza é preciso treino, os meus ficaram muito tremidos, também vou treinar, bjs
    Maura

  3. Patty,

    Quando li "Biscoito Decorado", já vim "correndo" pois é assunto que me interessa, rsrs. Chegando aqui, a surpresa de ver os seus biscoitos tão lindinhos, o passo-a-passo e a imagem das crianças! Criança adora esse tipo de "brincadeira" criativa, principalmente se é possível comer depois o que se criou, né?
    Fiquei feliz com a sua experiência, viu?
    Na próxima vez em que eu for fazer esses biscoitos, quero decorá-los com glacê (já queria, na última vez, mas não deu!).

    Beijão e boa semana!

  4. Ai que fofos…os filhinhos e os biscoitinhos…rs!
    Você é corajosa, posso imaginar a bagunça…mas é muito bom, não é mesmo?!
    Bjuss!!!

  5. Paty, o mais gostoso dessa brincadeira é a troca que fazemos. Vc chegou ao Casos e Coisa da Bonfa por meio do Feito a Mão. A Fer chegou ao Feito a Mão por meio do Casos e Coisas da Bonfa.
    E que bom que nos conhecemos.
    Essa receita parece ótima e veio bem a calhar. Estava procurando uma receita pra fazer no aniversário da Mariana. Está faltando só encontrar cortadores com silhueta do Mickey. Adorei sua receita e vou salvá-la para fazer um dia.
    Estou te seguindo.
    Bjs

  6. Só agora percebi. Sua cozinha é a réplica da minha. Mesmo tipo de armários, mesmos puxadores, mesma mesa de granito em mesmo formato, até a posição do micro-ondas é igual. Até o espaço dos penduradores de pano de prato… Vc veio fazer seus biscoitos aqui em casa, foi???

  7. Oi, Patty,

    Tô voltando aqui porque desconfio que o meu primeiro comentário não entrou, rsrs. Eu tinha dito que adorei os biscoitos que você e os seus chefinhos fizeram. Ficaram lindinhos e – com certeza – deliciosos. Eu também queria ter decorado os meus com glacê real, mas na ocasião eu não tinha os ingredientes para fazê-lo.

    Beijão e bom fim de semana

  8. Que coisinhas mais lindas esses biscoitinhos e estão sendo preparados pelas mãozinhas dos mini chefes?
    Que legal! Amei!!!

    Beijokas,

    Eliane

    receitaserecipestop.blogspot.com

  9. Obrigado Patty por seu recado gentil no meu blog. Quanto ao seu espaço na internet está cada vez mais delicioso. Uma maravilha. O Raulzito mandou dizer que melhor do que o Aqui na Cozinha só a Viviane. Bjos.

  10. Obrigada por enviar a receita do mini bolo de chocolate. Delícia!
    Vou utilizar essa receita para fazer biscoitos natalinos.Simples e deliciosa. Com certeza já tenho
    a galera baixinha como ajudante. Que bom!
    Valeu! Bjos
    zulegal

  11. Este blog é genial. E a mestre cuca é muito caprichosa e organizada, pois o layout da página contagia qualquer iniciante, com passo a passo bem explicativo e agradável de se ver. Parabéns também pelos pimpolhos que são umas fofuras.

    Sheila
    Recife/PE

  12. Olá Patty adorei sua receita pois meu filho queria biscoito decorado e não sabia como fazer.
    Obrigadão pela ajuda
    Beijos

  13. Patty sua receita me parece bem fácil e o passo a passo me facilita muito (rsrs) principalmente porque não sou muito boa doceira (os salgados acerto mais). Minha filha esta querendo preparar biscoitinhos para uma exposição na escola mas quer porque quer de chocolate e em forma de estrela (crianças!). Seria possivel acrescentar chocolate nesta receita?

  14. Tania
    Eu nunca usei esta receita com chocolate. Tenta fazer metade da receita e acrescentar chocolate para ver no que que dá.

  15. Parabens pelo Blog, pelas crian’cas e claro pelos biscoitos. Vou me aventurar. Vc sabe quanto tempo duram estes biscoitos com o Glace?

  16. Vc tem receitas ai de coberturas para capcakes ?? e dicas, pois ourto dia fiz e eles desapareceram nas forminhas, ficou até engraçado!!

  17. Patty, estes biscoitinhos se eu guardar em potes de plastico, qto tempo eles duram? é que sou gerente de vendas da Tupperware, sendo assim praticamente 100% dos alimentos eu mantenho em TW aqui em casa, e a familia é grande então terei de fazer boa quantidade, entende ?

  18. Amei… tô fazendo essa receita aqui em casa e o cheiro está MARAVILHOSO!

    Tava doida pra fazer uns biscoitinhos decorados e vc acertou com essa Receita maravilhosa!

    Obrigada!!

    Beijos.

  19. caraca meu ADOREI essa receita fiz hj e vou fazer mts vezes
    em um fim de tarde vai ser o maximo ja estou até divulgando sua receita
    aaa adorei os chefinhos kkkk

  20. Oi, gostaria de saber se voce faz esses biscoitos pra vender? e onde posso encontra-los ou encomenda-los??
    obrigada.

  21. Vou fazer essa receita com a minha namorada, adoramos cozinhar juntos…
    Mal vejo a hora de provarmos essa delícia acompanhada de um café bem gostoso em xícaras de estimação, hmm

  22. Boa tarde,
    Adorei essa receita e pretendo fazer no aniversário da minha filha.
    Será que é possível enfeitar com confete de chocolate antes de levar ao forno?
    Porque vou fazer em forma de borboleta e assim decoraria de forma mais prática.
    Muito obrigada.

  23. Olá Patty,
    Testei a receita com confetis no forno e não é que deu certo.
    Fica melhor com aquele pequeno (M&Ms), pois não racham, aliás ficam lindos e saborosos.
    Acrescentei também na massa uma colher (chá) de raspas de limão, ficou tão gostoso.
    Mais uma vez obrigada pela receita e pelo carinho.
    Beijinhos

  24. eu fiz mas… a farinha de trigo acabou e a massa n ficou no ponto de perfeita e agora e nem tem mais loja nenhuma aberta pra comprar a farinha ??? o q eu fasso a massa ficou meia mole n dá pra manusear ela gruda nos dedos…..e sem farinah o q eu fasso posso substituir a farinah por outra coisa??? tipo maisena, goma ou devo deixar pra comprar depois n sei alguem me dá alguma dica

  25. Sabrina guarde na geladeira até amanhã. Amanhã tire da geladeira, amasse bem com farinha e use. Não vai ficar tão perfeito, mas fica bom e vc não perde os ingredientes.

  26. muito obrigado vc salvou meus biscoitos ….. e uma bronca enorme q eu ia levar da minah mãe por ter gasto toda a farinha dela rsrsrrs….

  27. Patty minha familia adorou com café fiz em formato de trevo de 3 folhas e diamantes e uns redondinhos, e PRA DAR UM CHARME até peguei um garfo e fiz umas marquinhas nos biscoitos ficou muito delicioso e bonitinho obrigado pela ajuda fofa 🙂

  28. Sabrina só agora vi seus comentários. Fiquei sem internet o dia todo, resolveram fazer manutenção logo hoje. Mas, que bom que deu certo.
    Sua mãe nem deve ter reclamado de vc usar a farinha de trigo, né? rs
    Beijinhos

  29. Fiz e ficaram ótimo. Meu filho ajudou a fazer os recortes e adorou. Será que posso colocar alguma mistura a massa? Tipo gotas de chocolate, castanhas, etc… Ou muda alguma coisa na receita? Obg.

  30. Oi…adorei a receita. só que o meu glacê endureceu rápido até demais…kkk depois custava a grudar nos biscoitos. bj

  31. ola 🙂 vi a sua receita e gostei muito vou tentar fazer para o natal, mas será que faz muito diferença em usar açucar normal no lugar de açúcar de confeiteiro?
    beijo

  32. Olá….achei suas receitas maravilhosas!!! Incrível como lida bem com a cozinha e com seu site! Mas queria deixar aqui um ALERTAAAAA!!! Nuncaaaa consuma nenhuma parte do ovo crua!!! É um perigo principalmente para idosos e crianças…..pode até matar! A doença a que me refiro é Salmonella! http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?484
    Meu pai mexe com avicultura e tem visto muitos casos graves! Graças a Deus a Salmonella morre com o cozimento dos alimentos de origem animal contaminados! Mas tem que ser bem cozidos mesmo! Então essa receita de glacê é muito perigosa viu pessoal? Quem já contraiu e sentiu na pele como é horrível a doença sabe bem!

    Bjossss…..

  33. Pois é Luana, em receitas mais antigas como essa, receitas de vovó mesmo, a gente usava clara, hoje já tem uma mistura de glacê real que vende em pó e a gente só acrescenta água. Qualquer dia vou fazer um post falando desse glacê real em pó e dar como ideia para cobrir biscoito. Obrigada pela sua contribuição, foi muito útil.
    Abraços

  34. Olá!! Qual o prazo de validade após ficarem prontos? Posso guardar por 1 semana nos potes de vidro? Ou duram mais que isso? Abraço, Renata

  35. Olá Patty, adorei suas dicas para os biscoitos amanteigados. Minha filha adorou fazer e comer… Vou aproveitar para fazer no aniversário dela. Quero saber quanto tempo antes posso fazer? Depois de assado, decorado e embalado, por quanto tempo ele ainda fica bom para o consumo?
    Obrigada!
    Beijos!
    Agnes

  36. Já fiz e deixei embaladinho durante 4 dias e ficou bom Agnes. Mas tem que deixar bem embalado para não amolecer. eu acho que dura bem mais, mas ainda não testei.
    Beijos
    Patty

  37. A minha massa tem ficado quebradiça e não consigo abrir direito é excesso ou falta de farinha de trigo?
    Quantos dias antes de uma festa de aniversario eu posso fazer e qual a melhor forma de embalar? Embala já decorado? Obrigada.

  38. Isso depende muito Latoya, você tem que ver quanto gastou para fazer, quanto quer ganhar e por quanto é vendido na sua região. Tudo isso tem que ser levado em conta.
    Beijo
    Patty

  39. Boa tarde, muito boa sua receita e dicas. Obrigada por compartilhar! ^^
    E minha dúvida, com essa receita, qual a quantidade aproximada de biscoitos?
    Obrigada.

  40. Gostei seu trabalho q lindos..
    Só q tô com uma dúvidas.
    Vc decorou as bolachas . A glacê seca ou leva endurecer glace.
    Desculpa sou problema auditiva. Sou surda..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.