Bolo de Chocolate da Beatriz

Bolo de chocolate bem gostoso e fácil

Direto ao ponto

Há algumas semanas atrás recebi um email da Beatriz Vasconcelos falando que ela faz um bolo delicioso, mas que normalmente dá errado. Ela me mandou a receita e pediu para eu ver o que poderia ter de errado para ele não dá certo.
A receita que ela mandou foi esta:

Ingredientes:

  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 2 xícaras de açúcar
  • 3 ovos
  • 1 xícara de Nescau
  • 2 colheres de sopa de fermento
  • Misturar todos os ingredientes formando uma farofa.

Levar a ferver:

  • 1 xícara de leite
  • 1/2 pacote de margarina (coloco meia caixa de Qually da pequena)

Despejar dentro da farofa, mexer bem e levar a assar.

Não sou nenhuma especialista em bolos, não sou confeiteira, sou apenas uma curiosa que há anos se aventura na cozinha. Mas quando eu li a receita achei estranho a quantidade de fermento (muita para a quantidade de massa) e achei estranho também que o leite fervendo vai sobre a massa onde está o fermento. Pelo que sei o fermento químico quando entra em contato com o calor ele já começa a agir.
Então resolvi fazer o bolo com estas alterações: Menos fermento e colocar o fermento somente no final na hora de colocar o bolo no forno.

Então fiz assim:

Bolo de Chocolate

Ingredientes:

  • 2 xícaras (de chá) de farinha de trigo
  • 2 xícaras (de chá) de açúcar
  • 3 ovos
  • 1 xícara (de chá) de Nescau
  • 1 colher (de sopa) de fermento
  • 1 xícara (de chá) de leite
  • 1/2 pacote (de 250g) de margarina

Modo de Preparo

Em uma tigela misture a farinha de trigo, o açúcar, o Nescau e os ovos. Vai formar uma massa dura. Reserve. Em uma panela junte o leite e a margarina e deixe ferver. Depois despeje dentro da massa e mexa bem. Agora acrescente o fermento, misture delicadamente, despeje em uma forma untada e enfarinhada e leve para assar em forno pré aquecido por 10 minutos. Eu assei em temperatura média e demorou uns 30 minutos para assar.

Obs. Notei que este bolo assa primeiro as bordas e o meio fica cru, você pode resolver isto de duas formas:

  1. Você deixa um pouco mais o bolo no forno mesmo que as bordas já estejam boas (foi o que fiz) e depois retira e deixa ele esfriar. Enquanto estiver quente você vai notar que bem no meio ainda vai estar um pouco “meladinho”, mas quando esfria fica tudo certo.
  2. Ou você pode, com o bolo ainda no forno, cobrí-lo com papel alumínio, aí ele termina de assar.

Beatriz espero ter te ajudado. Se tiver alguma dúvida entre em contato ([email protected]). Gostaria muito de agradecer a confiança que você teve em mim.

As fias que quiserem palpitar se sintam a vontade aí nos comentários.

Fiz um post com dicas para seu bolo dar certo, está aqui.

7 respostas

  1. Patty… Minha prima fazia um bolo de chocolate que não levava leite. Levava rum e óleo, ele não assava totalmente, ele ficava molinho dentro, meio como se fosse crú. E quanto mais ele ficava velho, mais gostoso ficava.Só que ela perdeu a receita e diz que não lembra mais. Tentamos fazer mas não deu muito certo. Você já viu esse bolo? Fica simplismente deslumbrante…parece aquelas tortas bem caras de chocolate. Beijos!!

  2. Boa noite S.Patty descobri a pouco tempo o seu site estava a procura de uma receita simples para fazer um bolo andei muitos , anos a procura acredite nao estou a mentir mas nao dava certo a maior parte nao eram receitas simples mas eu tentava e nada algumas vezes perguntava as pessoas mas nada também, ja estava muito desanimada eu queria tanto um bolo bem feito mas finalmente a encontrei e foi consigo que consegui muito obrigada pela receita pela sua existência e suas maos maravilhosas consigo consegui finalmente. Desculpe pelo testamento ja agora sou de Portugal bjs

  3. Minha opinião: concordo que tem muito fermento. 1 colher de sopa é suficiente.
    Eu misturaria todos os secos (incluindo o fermento), abriria um buraco no meio, colocaria os demais integrantes sendo os ovos por último, e mexeria rapidamente. Tenho uma receita parecida e funciona super bem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.