Que bolo escândalo esse que a Queila fez com o pequeno Cadu, né não?
A Queila mora em Salvador e tem um blog de gastronomia, o Gourmet e Gourmand. Eu fico babando nas fotos que ela publica no Facebook dos trabalhos dela no Atelier Doce Melange, onde ela faz, por encomenda, verdadeiras obras de arte. Ela é uma verdadeira artista do açúcar, chocolate e afins.
“Olá Patty
Bom, o que escolhi mesmo para fazer com Cadu foi um bolo de chocolate bem gostoso e incrementado. Cadu nasceu em 04 de Janeiro de 2010 às 12:15 (nem me deixou almoçar, haha), pesando 3910 kg e com um choro forte, ele conquistou definitivamente o coração da mamãe Queila e papai Denis. Seu nome só foi escolhido após 10 dias de nascido e Cadu Yacamin então, teve um nome para chamar de seu.
Atualmente com 2 anos e 9 meses, ele muito saudável e esperto que é, brinca muito e sorrir pelas orelhas se deixar (um palhacinho). Adora comer macarrão, frango, e tudo que tiver chocolate. Seus preferidos são os biscoitinhos e bolos
Ele é com certeza o xodó da casa da vovó, quando chega vira chefe e a tia faz tudo o que ele quer e deixa a mamãe de cabelos em pé. Coisas de casa de avó…
Patty, quero novamente agradecer pela oportunidade de participar do especial para o dia das crianças do Aqui na Cozinha. Obrigada “
Um forte abraço
Queila
Bolo de Chocolate da Queila e do Cadu
Ingredientes
(Para uma forma com furo de 24 cm 0 e 10 cm de altura e sem furo 25 cm Ø e 6 de altura)
- 200 g de manteiga sem sal, meio derretida e meio inteira*
90 g de açúcar cristal
90 g de açúcar demerara
2 pitadas de sal
1 colher (de sopa) de essência de baunilha ou outra de seu gosto ou 1 colher (de chá) de óleo de essências de sua preferência (eu usei óleo de essência de amêndoas).
4 ovos
80 g de cacau em pó 50%
200 g de farinha de trigo peneirada
10 g de fermento para bolo
10 g de bicarbonato de sódio
De 100 a 150 ml de leite integral (eu precisei de 100ml)
85 g de xérem de castanha de caju
112 g de chocolate meio amargo grosseiramente picado
Modo de Preparo
Faça uma mise em place de todos os ingredientes de maneira divertida para que seu filho, sobrinho, afilhado, a criança emfim, participe de todas as etapas da feitura do bolo. Pense em usar recipientes leves e pequenos, caso a criança tenha menos que 5 aninhos. O que é o caso de meu filho Cadu. Assim que estiver tudo preparado, pré aqueça o forno a 180 °C! Vale à pena dizer que tudo tem de estar em temperatura ambiente, exceto a manteiga*.
Bata na batedeira ou mixer de mão (velocidade média) a manteiga com os açúcares cristal e demerara e o sal, até obter uma mistura homogênea e esbranquiçada. Acrescente a essência de sua escolha e bata rapidamente só até agregar tudo.
Junte ovo por ovo, batendo um pouco após cada adição. Acrescente o cacau em pó e misture, agora bata rapidamente até que fique homogêneo.
Agora só com a espátula ou colher de pau ou fouet! Adicione a farinha peneirada em dois lotes, alternando com o leite, sempre misturando. Feito isso, adicione o fermento e o bicarbonato e misture. Por fim, junte o chocolate picado (polvilhado com um pouco de farinha de trigo) e o xérem. Misture rapidamente e ponha a massa pronta na forma.
Leve para assar por uns 50 ou 55 minutos e antes de retirar o bolo do forno faça o teste do palito. Retire o bolo do forno, ponha-o em cima de uma grade ou superfície de madeira e deixe esfriar na forma por 20 minutos. Depois desses 20 minutos, desenforme o bolo em cima de um prato e deixe esfriar por completo antes de consumir.
Observação:
Esse bolo fica bem pouco doce. Fica a critério dos boleiros e boleirinhos, escolherem cobrir/decorar com brigadeiros, doce de leite, leite condensado, confeitos e tudo mais que desejarem. Resolvi deixar sem nenhuma cobertura, pois meu Cadu adora um bolo e assim ele poderia comer o quanto quisesse sem maiores ameaças para seus dentinhos de leite.
Queila, eu é que agradeço sua participação, dividindo conosco uma receita deliciosa como essa. Dá um beijo no Cadu, essa cara de sapeca dele é demais, rs. Adorei a foto dele raspando a tigela junto com você.
Beijos
Patty
7 respostas
Aaah que delicia de bolo, e que delicia de historia! Vi a Queila no Encontro e vi que é uma querida, e com certeza muito talentosa! O bolo tá muito apetitoso, e aparentemente nem precisa de cobertura msm! hehe
bjosss
hummmm que delicia de boloooooo :))))
adorei
beijos!!
Muito legal seu especial do dia das crianças Patty! E o bolo da Queila? Delícia!
bjs
Uma verdadeira tentação!!
Super fácil e práticas as receitas. Amei todas.
Que coisa mais querida esse guri! E casa de vó tem outro gosto, outro jeito e eles amam…
Ai que delícia de bolo e de post! Ficou lindo Patty 🙂
Muito obrigada por nos deixar participar 🙂 e por todo o carinho =)