Esse bolo é espetacular. É o bolo da minha infância. Minha avó e minha mãe faziam. Eu disse certo, faziam. Acreditam que liguei para minha mãe, que ainda mora na Bahia, e pedi que ela me lembrasse dessa receita que eu tinha me esquecido se precisava ou não deixar a tapioca de molho. Sabem qual foi a resposta dela? Não sei. Isso mesmo, ela também não lembrava. Minha mãe nunca foi de anotar receita e ela simplesmente esqueceu.
Como minha avó não está mais entre nós, corri para ligar para algumas amigas para saber como elas faziam a receita. Liguei para Silvandira, em Salvador (Silvinha é daquelas pessoas craques na cozinha, sabe como é? E se for comida baiana então, Jesus, ela sabe tudo), e ela me disse que fazia sem colocar a tapioca de molho (como eu imaginava). Daí minha mãe falou com outra amiga nossa, a Simone, lá de Senhor do Bonfim, e a Simone também não colocava de molho. Então, decidi fazer no dia seguinte.
À noite recebo uma ligação de minha mãe: “Faz a receita como a gente falou, que dá super certo, é aquele bolo mesmo que a gente fazia a muito tempo atrás. Eu fiz e já comemos quase todo de tão bom que está.” kkkk. Isso porque o médico mandou ela fazer dieta.
Daí no dia seguinte fiz o bolo. Tive que fazer para ver se realmente era tão gostoso quanto eu lembrava. E era.
Veja então a receita do nosso delicioso Bolo de Tapioca:
Bolo de Tapioca da Bahia
Rendimento: 1 bolo de 30 cm
Ingredientes
- 3 xícaras (de chá) de farinha de tapioca
- 1 coco seco
- 500 ml de leite
- 1/2 xícara (de chá) de farinha de trigo
- 3 colheres (de sopa) de manteiga
- 1 e 1/2 xícara (de chá) de açúcar
- 4 ovos
- 1 colher (de sopa) de fermento em pó para bolo
Modo de Preparo
- Descasque o coco, inclusive aquela parte marrom junto à polpa. Deixe só a parte branca. Corte em pedaços pequenos e coloque no liquidificador, junte o leite e bata bem até ficar bem fino. Depois junte a manteiga, o açúcar e as gemas e bata um pouco mais.
- Em uma tigela coloque a farinha de tapioca e a farinha de trigo. Junte a mistura que está no liquidificador delicadamente com as farinhas na tigela.
- Acrescente o fermento e misture novamente.
- Bata as claras em neve e delicadamente agregue à massa do bolo. Despeje a massa em uma forma untada e enfarinhada (com farinha de trigo) e leve ao forno médio (180 graus) por mais ou menos 40 minutos. Ou até que você enfie um palito e ele saia limpo. Espere esfriar para desenformar.
Dicas
- Eu usei aquela farinha de tapioca flocada, tipo biju. Ela é muito comum na Bahia. Vende na feira (veja a foto 1).
- Eu fiz em uma forma de 30 cm de diâmetro, então ele ficou baixo, mas dá para fazer em uma forma menor e mais alta.
Para ver outras receitas típicas clique aqui:
66 respostas
Oi Patty fiquei desejando uma fatia desse bolo.Com estes ingredientes só pode ser maravilhoso.Beijos querida.
Patty, esse bolo não tem desculpa, só fiquei na dúvida quanto à farinha de tapioca, é aquela granulada que faz cuscuz? ou aquela fina que faz tapioca? na feira vende e tb no mercado. De qualquer forma receita anotada, com certeza farei. Outro dia peguei num blog uma receita de pão de tapioca. interessante. Bjs amiga.
Patty, quanto da parte branca, em gramas, eu coloco no liquidificador? Dependendo do coco, ele pode ter mais ou menos “carne”. Você saberia estimar a quantidade a usar?
Olá Patty!
Agradeço muito vc postar no meu e-mail.
Quanto tempo! Muita saudade!
Estou nos FINALMENTES de uma obra na minha casa… UFA! Loucura!
Poeira é incompatível com micro e similares…
A receita do Bolo de Tapioca da Bahia já está na pasta do AQUI NA COZINHA-Doces.Muito Obrigada!
Receitas da infância são receitas , em geral, muito boas.
Saudoso abraço,
Paty querida, se tem uma culinária que amo de paixão, é a baiana. Quando eu morava em São Paulo, tinha um resturante que só servia pratos baianos, eu alucinava. Adorei essa receita e com toda certeza vou fazer. Vou procurar os ingredientes semana que vem e farei. Depois venho te contar. Ficou lindo, acredito e entendo por que sua mãe foi tbém fazer rapidinho. Não devemos ficar na vontade hehe. Beijinhos
Qual é o tipo de tapioca, é a de fazer cuscuz, quero muito fazer mas há essa dúvida. Obrigada.
Essa farinha de tapioca é um tipo biju, ela é torradinha dá uma olhada na foto 1 Angela. Eu faço cuscuz com ela também.
Beijos e bom fim de semana
Josy um bom lugar para procurar os ingredientes é nas “Casa do Norte” que tem em muitas cidades e vendem produtos nordestinos.
Beijos e bom fim de semana
Pois é estava sentindo falta dos seus comentários.
Bom final de obra para você.
Beijos e bom fim de semana
Eu coloco o coco inteiro, um coco de tamanho médio.
Abç
Eita não conheço pão de tapioca, manda a receita para mim?
Olha a tapioca não é aquela fininha de fazer beiju de tapioca não. É uma flocada, dá uma olhada na foto 1.
Beijos e bom fim de semana
Léia não vou te enganar não, é delicioso, divino, rs
Beijos e bom fim de semana
Oi Patty! Será que dá pra fazer com a farinha mais fina? O problema é que a gente não encontra essa mais grossa por aqui, e só trouxemos a mais fina de Recife… pra fazer tapioca aqui no Sul.
Abraços!
SENSACIONAL……
Eu fiz e ficou maravilhoso, delicioso, imperdível!!!!!
Na hora precisei fazer algumas alterações pois comecei a fazer a receita sem perceber que era com côco fresco.
Bem, como eu não tinha o côco fresco em casa, usei o de pacote mesmo. Usei 100gr e aí troquei o leite por 400ml de leite de côco e completei com água.
Se assim já ficou isso tudo, imagine se fizer com o côco fresco…
Vou ter que repetir a receita….rsrs
hahaha. Eu também fico assim como você, muito animada com esse bolo. divino né?
Beijos e bom fim de semana
Qual é a farinha fina Jotta? É a de fazer o beiju de tapioca? A tapioca úmida? Se for essa, então não serve. A do bolo é uma farinha seca e quebradinha.
Beijos e bom fim de semana
Patty, tire uma duvida, quando bate o coco no liquidificador precisa coar antes de colocar os outros ingredientes? Sempre que faço alguma receita com coco fresco desprezo o bagaço, nesse caso é diferente, utilza o coco,todo?
Nesse caso tem que ser na batedeira Maria. Abraços
Jussara nesse caso uso o bagaço do coco então não passo pela peneira. Abraços
Aqui no norte tem tapioca farinha de bolinha torrada mais dura . Será que dá p usar. Tipo da yoki
Posso usar a da Yoki, de fazer cuscuz?
Fiquei curiosa para fazer o bolo de tapioca, mas estou curiosa, esse bolo não leva açúcar não?
Patty, amei sua receita do bolo de tapioca,principalmente pela dica da tapioca flocada. Vi sua receita ontem á noite e hoje fui correndo no Mercado Central aqui em BH. Acabei de fazer e ficou maravilhoso.Um grande abraço.
Olá Patty. Amei a receita do bolo de tapioca e principalmente a dica da tapioca flocada e eu usava a da bolinha.Nem se compara.Descobri aqui em BH no mercado Central.Ficou bom demais da conta.Abraços
Muito boa essa receita o bolo ficou uma delicia!!!!
OLINDINA ARRUDA, LA NA 1ª RECEITA CONSTA 1 1/2 XICARAS DE CHA DE AÇUCAR.
QUANTO A RECEITA DE PATY, COM CERTEZA É UMA DELICIA, SOU NORDESTINA DE PETROLINA-PE, DESSAS GULUSEIMAS EU ENTENDO.
BJUSSSSSSSSSSSSS. GORETE
Olá gostaria de saber onde faço o curso de tapiocaria ou beiju recheados quero montar meu próprio negócio e quero mim aperfeiçoar mas em Salvador onde encontro por favor se alguém souber manda o número pra mim desde já agradecida
Oi, Patty. Sou baiana e adoro cozinhar. Descobri seu blog agora com receitas que eu amo. Ainda não testei, mas sei que são boas. A medida em que for testando, vou postando os feedbacks. Abraços.
Muito bom Angela.
Te espero por aqui.
Beijos
Oi Pattty. Porque o meu bolo de tapioca fica mais parecido com pudim, apesar de fazer a receita certa? Um bjo
Olá Patty, sou Maranhão e trabalho junto com um baiano e toda vez que nos reunimos para tomar aquele café da tarde, ele reclama que sente falta do tal bolo de tapioca doce, já que aqui, bolo de tapioca é salgado. Graças a você fiz e bolo e amanhã saberei se consegui fazer o bolo semelhante ao que ele comia na Bahia de onde sente tanta saudade.
Gostei da receita. Procurei em vários blogs antes, e foi difícil achar uma receita simples e com um aspecto bonito do bolo! Obrigada!
Oi Patty, fiz este bolo de tapioca e ficou maravilhoso, a massa ficou como eu queria (a consistência parecida com bolo de aipim) amei, há muito tempo que eu queria fazer um bolo assim! Fiz uma cobertura de brigadeiro branco e ficou show! Estou amando suas receitas, fáceis, práticas e deliciosas, parabéns !
Muito bommmm. Beijão
Olá.
Fiz o bolo e ficou mole.
Achei que 500 ml é muito leite.
Assei e ficou abatumado.
Da proxima vez vou colocar 300ml.
Você usou a farinha de tapioca flocada? Para ela é preciso muito mais leite mesmo. Beijo
Será que dá certo com polvilho?
Não dá não Roberta, tem que ser a frinha de tapioca mesmo. Abraços.
Estou amando o seu site. Não sei cozinhar nada. Mas vc explica tão bem… parece bem fácil. Selecionei várias receitas pra fazer. Continue com o blog. Obrigada
Vivian
Obrigada Vivian, seja bem vinda, que bom que está gostando. Beijão
Oi, amei a receita e estou ansiosa para faze-la mas tenho uma duvida será que dá pra fazer com tapioca granulada? Parabéns
Patty, amo esse bolo, já fiz três vezes, melhor receita de bolo de tapioca que já comi!
Amo seu blog!
Sucessos!!!
Obrigada Taiane, esse bolo é bom mesmo. Beijão
olá! Gostaria de tirar uma dúvida. A receita é com o bagaço do coco e td é? se coloca td junto msm,bagaço e td mais? Obrigada! Quero fazer hj msm.
Patty, sou baiana e soteropolitana, mas nunca fim bolo de tapioca, me diga ele fica com a consistência de bolo de aipim ou mais fofinho? Com essa quantidade de liquido ele não fica molengo? Vou tentar fazer, um abraço e obrigada>
Pra quem tá em dúvida sobre usar a farinha da Yoki, eu fiz! Provavelmente não fica tão bom quanto o feito com o beju, mas eu gostei bastante! Tô na Alemanha, aqui é praticamente impossível achar mandioca ou afins, fiquei felizona de ter achado pelo menos a da Yoki… arrisquei e deu pra matar um pouquinho da saudade! <3
Que maravilha Isa obrigada por compartilhar sua experiência, muita gente pergunta e eu nunca tinha feito com a granulada, tipo essa da Yoki. Beijão
Eu fiz ficou uma liga porque? é gostoso sem a liga é bem melhor ñ misturei com farinha de trigo será que foi isso?Fofinho ñ fica e sim ligado.kkkk
Oiiie, moro aqui em Salvador, e essa receita é a cara dos bolos do interior! lembro da casinha do meu avô. Posso dizer,amei !!!!!!
Parabéns !
Beijos
Maravilhoso, vou tentar fazer diet.
Sou de Senhor do Bonfim e gostaria de saber se a tapioca é a que nós chamamos aqui de “quebradinha”
Isso mesma, aquela farinha de tapioca que vende na feira.
Oi Patty, queria tirar uma dúvida: posso usar forma com furo central?
Grata!
Pode sim Valeria. abraços
Gente eu comi essa farinha quando era criança eu sou baiana e meus pais eram da Bahia também, mas no Pará não tem essa farinha ela parece um bejú quebrado aqui no Pará só encontramos a farinha granulada será que serve?
Eu gosto da tapioca tipo chineisinho não gosto dessa tipo beiju acho muito fina. Até para o mingau de tapioca
Olá Patti amei sua receita , mais tenho uma dúvida qtas tipos de farinha de tapioca existe, a granulada é a de frigideira é isso? Nessa sua receita a que usa seria a de frigideira? Desde já agradeço, bjs
Ok, Mary. Bom saber da sua preferência.
Oi, Paty! Em primeiro lugar, agradeço de coraçao por vc compartilhar essa deliciosa receita na internet. Esse bolo tem sabor de familia, infancia…sou baiana, mas moro em SP. Gostaria de saber, se as 3 xicaras farinha de tapioca precisam ser trituradas ou colocar as 3 xic de tapioca em pedaços?
O gosto ficou incrível, mas esperava uma textura mais de bolo. Ficou tipo um pudim.
Oi Patty, a receita que é feita por uma cunhada não leva farinha de trigo. O bolo fica maravilhoso !!! Só aumenta os ovos, são nove, é diminui o leite de gado. Apenas um copo grande. É um bolo tradicional baiano.
3 xícaras de farinha de tapioca bem fininha!
gostei do site e Adorei suas dicas. vao me ajudar muito
Oi Paty eu fiz o bolo ficou uma maravilha, eu tou na Itália e tinha só a farinha granulado que trouxe da Bahia, então fiz uma mudança nas medidas das farinhas, a de tapioca granulada coloquei (1xic) e a farinha de trigo(2,5xic) deixei assa bem até o palito sai sequinho. Acho importante falar sobre a granulada pois vi muitas dúvidas sobre ela nos comentários, façam como fiz ficar bom
Tânia, obrigada por sua contribuição. Conheço a Itália, pais lindo, romântico, cheio de tradições e uma culinária peculiar. Amo a culinária italiana.
acho que eu eu perdi o ponto. ele ficou bem molinho.