Bolo Zebrado, ai que fofo

Este bolo é conhecido como bolo zebrado ou bolo zebra por causa das listras que ele apresenta quando cortamos.

Direto ao ponto

Um dia eu vi uma culinarista fazendo este bolo na TV, não me lembro quem era e nem em que programa (gingo biloba, nimim, kkk). Eu sempre achei que fosse tão difícil fazer, mas quando vi ela fazendo nem acreditei que era tão fácil. Sabe aquela frase: Como eu não pensei nisto antes? Foi o que eu pensei. Copiei a receita, guardei e esqueci.

Aí, tô eu aqui, no final de semana passado, doida para fazer um bolo, mas não queria nada complicado, por outro lado não queria um bolo simplesinho. Comecei a remexer na minha gaveta da cozinha onde guardo algumas receitas e ahã, adivinhem o que achei? Ele mesmo, o bolo Zebrinha, kkkkk.

Corri e fui fazer ele. O bichinho é feito assim:

Bolo Zebrado

Ingredientes

4 ovos

1 xícara (de chá) de açúcar

1 xícara (de chá) de manteiga ou margarina (pode ser até óleo)

1 colher (de café) de baunilha

1 xícara (de chá) de leite

2 xícaras (de chá) de farinha de trigo

2 colheres (de sopa) de chocolate em pó

1 colher (de sopa) de fermento

Modo de Preparo

Bata o açúcar com a margarina até ficar esbranquiçado. Continue a bater e vá acrescentando os ovos um a um. Depois acrescente o leite, a farinha e a baunilha. Por último acrescente o fermento e mexa devagar.

Montagem

Divida a massa em 2 vasilhas e em uma delas misture o chocolate. Você vai estar com 2 massas: Uma branca e outra marrom. Agora em uma forma untada e enfarinhada, coloque uma colher da massa branca, bem no centro e em cima da massa branca coloque uma colher da massa de chocolate. Vá fazendo assim até as 2 massas acabar. Sempre uma em cima da outra. Não precisa espalhar, a própria massa se espalha sozinha. Leve ao forno médio por mais ou menos 30 minutos. Enfie um palito no bolo se ele sair limpo, o bolo já está bom. Deixe esfriar para desenformar.

Coloque a cobertura da sua preferência, eu fiz um brigadeiro básico e coloquei por cima.

Você só verá as listras quando cortar uma fatia.

Dica:

  • Este bolo é ótimo para um café da tarde, para receber uma amiga. É sempre uma surpresa quando a gente corta uma fatia e a pessoa vê as listras.

Clique nas fotos para ver maior

Outra dica:

  • Você pode dividir a massa em várias porções e em cada uma delas colocar uma cor de corante alimentício diferente e proceder da mesma forma.Fica com listras coloridas. Qualquer dia faço este bolo arco íris aqui.

9 respostas

  1. Patty,

    Achei essa receita interessante porque (por a massa ser mais firme), as listras da “zebra”, aparecem
    na horizontal, rsrs. No meu fica na vertical. Mas ficou realmente muito fofo!

    Beijão e bom fim de semana

  2. Oi Patty, ficou lindão seu bolo, é o mesmo processo do bolo arco íris que faço no blog, mas no meu o bolo precisa ter uma massa mais mole, assim facilita as camadas, bjs
    Maura

  3. Patty,
    Estou querendo fazer novamente esse bolo, mas o processo que fiz da primeira vez é diferente, fica mais mole a massa. O importante é o efeito que deixa no bolo, bem interessante.
    Bjs.

  4. Oi, Patty! Sou autora do Blog Presença Feminina e quero me desculpar por ter usado a sua receita e imagem, que foram removidos do meu blog. Mas gostaria de deixar claro que peguei de outro blog, pois nem mesmo conhecia o seu.
    Abraços!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.