A Bunge lançou o Azeite Cardeal extra virgem, um produto de origem mediterrânea e o único no mercado que oferece quatro variações de acidez máxima o 0,2% 0,3%, 0,4% e 0,5% que podem ser harmonizados com ingredientes bem diferentes e dá um toque gourmet em suas receitas.
Os azeites
O Cardeal extra virgem 0,2% é ideal para peixes e massas é mais mineral e sem amargor, destacando o sabor picante.
Já a versão de 0,3% de acidez máxima é um produto de maior nobreza extraído ainda na fase de maturação das olivas, traz notas picantes e amargas, harmonizando de forma única com carnes vermelhas e queijos fortes.
O Cardeal extra virgem 0,4% é ideal para frutos do mar e vegetais. Apresenta sabor frutado, é menos amargo e picante.
A versão de 0,5% de acidez máxima apresenta sabor frutado e picante, harmonizando perfeitamente com saladas, peixes e carnes brancas.
Um bom azeite faz a diferença, né? Sabia que na Grécia, o consumo per capita de azeite chega a 40 litros por ano, enquanto que no Brasil esse número é de apenas 0,4 litros por ano? Temos que melhorar esse número e poder contar com bons azeites e com preço justo é muito bom.
Para mim, azeite tem que ter gosto de azeite. Eu particularmente não gosto dos azeites que não tem um sabor característico e esses da Azeites da Cardeal tem esse gostinho especial para cada um.
Essa semana, por exemplo, usei o 0,3% que tem um sabor todo característico e combina muito bem com carnes vermelhas e fiz essa Carne de Verão, que comemos fria. Uma delícia. Veja como fiz:
Carne de Verão
Ingredientes (dá 16 fatias)
1 lagarto de 1,200 kg
1 cebola picada
4 dentes de alho amassados
2 colheres (de sopa) de azeite
1 e 1/2 colher (de chá) de sal
Para a berinjela
2 berinjelas
1/4 de xícara (de chá) de aceto balsâmico
1/4 de xícara (de chá) de vinagre branco
1 xícara (de chá) de Azeite Cardeal 0,3%
1 cebola cortada em pétalas
4 dentes de alho
2 anis estrelado
1 folha de louro
1 pitada de sal
Modo de Preparo
Para o lombo
Coloque o azeite na panela de pressão e em seguida coloque o lagarto. Deixe selar de todos os lados, dourando. Acrescente o alho, a cebola e doure um pouca mais. Junte água quente até metade da carne, acrescente sal e feche a panela de pressão. Quando começar a chiar, marque 40 minutos. Depois retire a pressão, tire o lagarto, coloque em um recipiente e leve à geladeira, depois de frio corte em fatias finas e reserve.
Para as berinjelas
Coloque em uma panela o azeite, o vinagre, o aceto, o alho, o louro e o anis estrelado, leve ao fogo baixo (bem baixo) por 15 minutos. Acrescente a cebola e deixe murchar.
Corte as berinjelas em pedaços médios e deixe de molho em água com sal. Depois escorra e coloque na mistura que está no fogo assim que a cebola murchar. Mexa bem e deixe a berinjela cozinhar por 5 minutos. Depois que colocar a berinjela tampe a panela e deixe ainda no fogo baixo, mexendo de vez enquando. Acerte o sal.
Em uma vasilha arrume camadas de berinjela sobre fatias de lagarto, regue com mais azeite, feche o recipiente e leve à geladeira de um dia para o outro.
Sirva frio com torradas ou salada de folhas.
Clique nas fotos para ver em tamanho maior
Dica:
- Se você não gostar do sabor acentuado do anis estrelado, não precisa colocar.
7 respostas
Patty, babei, literalmente, chego a estar sem palavras para falar desta carne.
Estou levando a receita.
bjo
Fê essa receita é ótima para deixar pronta na geladeira e servir quando chega alguém.
Beijos
ALEM DE USAR O AZEITE FAÇO SEMPRE AS RECEITAS DE VOCEIS QUE SÃO UMA MARAVILHA PARABENS
Que bom que gosta das receitas Jose.
Abraço
Que delícia!!!
diferente muito boa
E é muito gostosa Cleo.
Beijos