por Mariana Jones
Olá pessoal,
Hoje vou falar um pouquinho mais sobre a semente de chia. Uma sementinha que esta cada vez mais popular, devido a sua qualidade nutricional. Mas, por que será que ela tem sido tão recomendada?
O perfil de aminoácidos da semente de chia, ou salvia hispânica, permite que ela seja uma boa opção como fonte proteica excelente fonte de omega 3, antioxidantes (antiinflamatório), fibras. Além disso, a chia possui boa concentração de minerais (potássio, cálcio, ferro, magnésio e fósforo), além de vitaminas (vitamina A, tiamina, riboflavina, nianica, cobalamina, ácido ascórbico e alfa-tocoferol.
Outra vantagem da semente é sua atuação no estômago, parecido com as mucilagens, isso da mais saciedade nas refeições e também auxilia o controle glicêmico. E é também um alimento auxiliar no tratamento de obesidade, pacientes portadores de alergias, dislipidemias, insuficiência coronariana, risco cardiovascular elevado, diabetes tipo 2, resistência insulínica e distúrbios endócrinos.
E agora que já aprendemos todos os benefícios da chia, vou ensinar a vocês como utilizar essa sementinha maravilhosa. Sempre indico para os pacientes utilizarem uma colher de sopa de chia nas diversas combinações com iogurte, com frutas, ou na salada. E fica realmente uma delicia!!! Vocês podem acrescentar também na sopa, ou em preparações como bolo, pães, após o preparo de arroz, feijão. Que tal experimentar?
Imagino que vocês devem estar se perguntando: todo mundo pode usar? Quanto? E eu digo pra vocês que tentem atentar-se que apenas um alimento não irá sozinho resolver todos os seus problemas de saúde. Acredito que é importante lembrar que deve-se seguir um tratamento especifico e existe a individualidade de cada organismo. Esse é o foco da nutrição clinica funcional e ortomolecular.
Então a recomendação definida de quando é necessário utilizar ao dia, irá depender muito do indivíduo e do restante da alimentação para complementar ou equilibrar o cardápio.
Procurem sempre um profissional especializado para orienta-los!!!!!
Você pode encontrar a chia em grãos, farinha e óleo. Aqui algumas marcas que você encontra no mercado:
Agora que você já conhece mais sobre os benefícios que tal fazer um bolo de fubá com chia. Eu fiz esse bolo aqui em casa e ficou ótimo, veja:
Receita de Bolo de Fubá com Chia
Sem glúten e sem lactose
Ingredientes
2 copos americanos de fubá
1 e 1/2 copos americanos rasos de açúcar mascavo ou adoçante STEVIA em pó ( adoçante natural)
3 ovos
2 vidros de leite de leite de coco (se necessário colocar mais uma medida do vidro de água)
1/2 copo de óleo de linhaça
3 colheres (de sopa) de semente de chia
1 colher (de chá) de sementes de erva doce
1 colher (de sopa) cheia de fermento em póModo de Preparo
Dissolver a frio o fubá, adoçante, óleo de linhaça no leite de coco. Acrescentar as sementes colocar no fogo e mexer até engrossar. Deixar esfriar e acrescentar os ovos, um a um e mexer. Depois é só colocar em uma forma para assar.
Abraços,
Dra Mariana Jones
Nutricionista clinica funcional e ortomolecular
Colaboradora do Aqui na Cozinha
3 respostas
Pode usar o óleo de côco em vez do óleo de linhaça?
queria dizer que fazer qualquer tipo de receita e meu dom especial, hoje vou fazer um bolo de cenoura com cobertura de calda de chocolate,huuuuuuuuuuuummmmmmmmmm…..!!!!!!delicious.
Oi Dra. Mariana,
gostaria de saber se posso preparar a comida com a chia de um dia para o outro.
Costumo trazer marmita para o meu trabalho, e aquele gel que a chia forma, não estragaria ou perderia seu valor nutricional?