Cocada de Leite Condensado, minha primeira experiência!

Esta cocada tem a cara das festas juninas.

Direto ao ponto

Minhas duas avós gostavam muito de cozinha. Minha vó por parte de pai era uma banqueteira de primeiríssima e fazia bolos decorados que até davam pena de serem cortados. Já minha vó por parte de mãe morou sempre conosco e teve uma época que ela fazia todo tipo de cocada para vender. Que cocada boa, gente. O coco fresquíssimo, finamente ralado, misturado com açúcar cristal, depois de muito fogo virava uma deliciosa cocada sequinha e cremosa ao mesmo tempo, não sei se vocês me entendem. Eu adorava raspar a panela com as sobras da cocada ainda quente, doce sabor da infância.
Pois bem, esses dias me aventurei a fazer minha primeira cocada com leite condensado. Morria de medo do ponto. Mas pensei, se eu não conseguir que ela fique de cortar, o máximo que vai acontecer é comermos de colher, kkkk. Fui em frente.

Cocada de Leite Condensado

 

 

Ingredientes:
1 coco ralado ou 1 pacote de 100g de coco desidratado
1 lata de leite condensado
2 latas de açúcar

Modo de Preparo
Rale o coco na parte mais grossa do ralo. Junte em uma panela o coco, o açúcar e o leite condensado. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre. Quando mudar de cor (fica meio amarelado) e soltar do fundo da panela, está no ponto.
Unte um recipiente com manteiga e despeje a massa da cocada. Ainda quente marque os quadradinhos com uma faca. Depois de frio, destaque os quadradinhos e guarde a cocada em vidros bem fechados. Dura muito, quer dizer, aqui em casa não dura nada, kkkk.

Dica:

  • Pode usar coco em pacote, mas não fica tão bom, of course.
  • Eu gosto de untar o fundo de uma assadeira, fica bem fácil na hora de retirar as cocadas.
  • Marque os quadradinhos com a cocada quente, se deixar esfriar não conseguirá.

8 respostas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.