Aipim – Como Comprar e Conservar

Dica prática de como comprar e conservar aipim, agora vai ser fácil escolher.

Direto ao ponto

aipim

Hoje, quero falar com você primordialmente sobre um dos meus alimentos favoritos: o aipim.

Ele também é conhecido como mandioca ou macaxeira em diferentes partes do Brasil, é uma raiz comestível, inegavelmente é um alimento básico em muitas cozinhas ao redor do mundo.

A saber, aqui estão algumas coisas interessantes:

  • Origem: Nativo da América do Sul, tem sido cultivado por milhares de anos.
  • Versatilidade: Ele pode ser cozido, assado, frito ou transformado em farinha. É incrivelmente versátil e pode ser usado em uma variedade de pratos.
  • Nutrição: É rico em carboidratos, o que o torna uma excelente fonte de energia. Também contém vitamina C, cálcio e ferro.

Na culinária brasileira, é um ingrediente chave em muitos pratos tradicionais. Desde a farofa até a tapioca, é um alimento que não pode faltar na nossa mesa.

Como Comprar Aipim

Agora que já sabemos um pouco mais, vamos ao que interessa: como comprar um aipim de qualidade. Aqui estão algumas dicas:

Identificação

Primeiramente, é importante saber identificar. Ele tem uma forma alongada, semelhante a uma batata-doce grande, e uma casca grossa e cerosa que varia de marrom claro a marrom escuro. O interior é branco ou amarelado.

Seleção de um bom aipim

Vamos às dicas para escolher o melhor aipim no mercado:

  • Textura: Deve ser firme ao toque. Se estiver mole ou enrugado, pode estar velho.
  • Cor: A casca deve ter uma cor uniforme. Manchas escuras podem indicar que o aipim está estragado.
  • Cheiro: Não deve ter um cheiro forte. Se tiver, pode estar estragado.

Quantidade

Por fim, sobre a quantidade necessária, isso vai depender do prato que você pretende fazer. Como regra geral, considere que um aipim de tamanho médio rende aproximadamente duas porções.

Como Conservar Aipim

Agora que já sabemos como comprar, vamos aprender a conservá-lo para que dure mais tempo.

Armazenamento em Casa

Ele pode ser armazenado em casa de duas maneiras:

  • Não descascado: Todas as vezes que você ainda não descascou o aipim, pode guardá-lo em um local fresco e seco, longe da luz direta do sol. Ele vai durar cerca de uma semana.
  • Descascado: Se você já descascou, deve guardá-lo na geladeira, em um recipiente fechado com água. Assim, ele vai durar de 2 a 3 dias.

Congelamento

Porém, se você não for usar imediatamente, pode congelá-lo. Aqui está o passo a passo:

  1. Descasque o aipim e corte-o em pedaços do tamanho que preferir.
  2. Logo depois coloque os pedaços em um recipiente adequado para congelamento.
  3. Leve ao congelador. Ele congelado pode durar até seis meses.

Cozimento

Cozinhar o aipim também é uma forma de conservá-lo. Depois de cozido, ele pode ser guardado na geladeira por até 5 dias. Lembre-se de guardá-lo em um recipiente fechado para evitar que absorva odores.

Veja meu post detalhado de COMO COZINHAR AIPIM, é só clicar aqui.

E aí, gostou das dicas? Aposto que você não imaginava que havia tanto para aprender sobre o aipim, não é mesmo? Agora você já sabe como comprar um aipim de qualidade, como conservá-lo para que dure mais tempo e até como congelá-lo!

Além disso, espero que essas dicas te ajudem na próxima vez que for ao mercado. E aí, já conhecia alguma dessas dicas? Deixe seu comentário abaixo, adoraria saber!

Ah, e não se esqueça de assistir ao vídeo logo abaixo para ver tudo isso na prática. Tenho certeza de que você vai adorar!

Se não conseguir ver o vídeo, clique aqui.

Até a próxima! 😊

7 respostas

  1. Seu blog é simplesmente maravilhoso. Dicas simples, porém valiosas. Consigo montar o cardápio da semana, fácil, fácil. Parabéns e muito obrigada!

  2. Ficou ótimo querida! Adoro aipim! Melhor ainda quando é a raiz que chamamos aqui na Bahia de Aipim Manteiga! Maravilhosa! Abraços!

  3. Olá! Sou um aprendiz na cozinha e encontrei o seu blog!
    Primeiramente muito obrigado por compartilhar essas dicas. Mais uma que aprendi! 🙂
    Bom, semana passada eu comprei uma mandioca já descascada e a deixei na geladeira dentro de um saquinho plástico. Percebi hoje que ela está com uma aparência meio amarelada, não mais branquinha. Será que ainda presta para consumir?
    Um abraço!

  4. Adorei o vídeo! Está muito explicativo e você é muito carismática! Estou assistindo em 2017 e ele permanece muito atual. Obrigado pelas dicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *