Como congelar alimentos

Congelar alimentos é uma boa para nos fazer ganhar tempo na cozinha e fazendo do jeito certo não tem perda de nutrientes e nem sabor.

Direto ao ponto

Congelar

A primeira coisa quando pensamos em congelar alimentos é escolher a embalagem e a técnica adequada para o tipo de alimento a ser congelado. A dica mais importante que posso dar é escolha embalagens próprias para uso no freezer e BPA free (essas informações estão no rótulo).

As embalagens para congelamento podem ser de dois tipos:

  • As Embalagens Flexíveis – Papel alumínio, filme plástico, sacos plásticos de polietileno, formas de alumínio descartáveis.
  • As Embalagens Rígidas – Potes de vidro, formas para gelo, travessas refratárias, recipientes de plásticos rígidos.

A embalagem adequada para cada alimento:

Frutas – inteiras, picadas ou amassadas  podem ser congeladas em recipientes rígidos ou sacos.

Vegetais – Papel de alumínio, recipientes rígidos ou sacos.

Purês – Recipientes rígidos de plástico ou formas de alumínio descartável.

Carnes – Cruas – Recipientes rígidos ou sacos e se forem bifes, separe em porções intercalando com papel alumínio ou papel manteiga. Cozidas – Se tiver molho ou caldo acondicione em recipientes rígidos. Se não tiver molho embrulhe em papel alumínio e depois coloque em sacos plásticos.

Molhos e Sopas – Recipientes rígidos

Pão – Sacos plásticos.

Bolos – Depois de congelados em aberto, embrulhe com papel alumínio ou manteiga e coloque em sacos plásticos.

Tortas – Se estiverem em travessas refratárias, apenas embale bem com papel filme ou alumínio ou coloque em bandejas descartáveis e embale com papel filme.

Sorvetes – Recipientes rígidos e depois dentro de sacos plásticos.

Além das embalagens, para fazer o congelamento de alimentos, você também vai precisar de: etiquetas adesivas, caneta esferográfica, fita adesiva, arame recoberto de plástico (como os de embalagem de pão), Bomba para tirar o ar da embalagens ou seladora à vácuo.

Na hora do congelamento em si, existem algumas técnicas para  que se conserve o sabor e as texturas dos alimentos, veja:

  • A primeira coisa é para um alimento cozido ou assado, fazer um resfriamento rápido do alimento a ser congelado. Não deixe o alimento sem resfriar, pois fica sujeito à contaminação e um alimento resfriado rapidamente evita a criação de cristais de gelo que modifica a consistência dele.

Como fazer o resfriamento rápido em casa?

Coloque a panela ou tigela mergulhada parcialmente em um recipiente com água gelada e cubos de gelo e deixe esfriar.

  • Se o alimento precisa de um pré-congelamento use a técnica da Bandeja de Congelamento. Essa técnica é utilizada para congelar frutas pequenas ou picadas, biscoitos, bolos, legumes aferventados, etc…

Como fazer a bandeja de congelamento?

Você espalha o alimento em uma bandeja de metal, leva ao freezer e deixa até que o alimento endureça. Então, retire o alimento, coloque em sacos plásticos e feche. Cole a etiqueta com as informações (nome do alimento e data de validade) e volte para o freezer.

************************************************ IMPORTANTE ****************************************

Use a embalagem correta, acondicione da melhor forma e o mais importante de tudo, tire o ar de dentro da embalagem seja ela qual for. Tirar o ar evita que o alimento perca sua umidade e isso vai perdendo seu sabor, sua consistência e sua textura.

Você pode retirar o ar de dentro das embalagens com uma bomba específica para tirar o ar (ela é encontrada em lojas de utensílios de cozinha) ou com uma seladora à vácuo, que é mais cara, mas muito melhor porque ela consegue retirar quase todo ar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.