Congelamento de alimentos

Faz tempo que quero fazer alguns posts sobre "Como Congelar Alimentos" e agora resolvi levar isso adiante, então nos próximos dias, vou falar sobre isso. Esse vai ser o primeiro post.

Direto ao ponto

congelamento de alimentos

A muito tempo que venho ensaiando escrever alguns posts sobre congelamento, mas com a sempre presente procrastinação que me segue, adiava. Mas chegou a hora, de vencer a procrastinação e também de escrever sobre esse assunto que é super interessante e muito bom para quem quer ter uma economia de tempo e dinheiro no seu dia a dia.

Algumas pessoas tem um certo preconceito quando a gente fala em congelamento, diz que a comida é ruim, que tem gosto de geladeira e outras coisas mais. Não discordo. Isso realmente acontece quando não se usa as técnicas certas para fazer o congelamento. Uma comida mal embalada e mal congelada pode até estar com uma aparência e um sabor parecido com a aquela mesma comida antes de congelar, mas pode ser que você está comendo só bagaço, porque ela perdeu os nutrientes por não ter sido congelada da forma correta.

Então, por menos:

  • comida com gosto de isopor.
  • comida sem sabor,
  • comida sem nutrientes

Para que isso não aconteça mais, vou falar nesse e em outros posts sobre esse assunto e à medida que eu for escrevendo, vou deixando o link aqui embaixo deste.

Faço congelamento há mais de 25 anos, desde que casei na verdade. Quando eu era noiva fiz um curso e coloquei em prática desde então. Aliás, congelar é uma boa dica para quem mora sozinho, ou casais. Porque você já faz uma quantidade grande de comida e congela porções (comida pronta, fica até 3 meses no freezer sem prejuízo algum) e quando quiser, é só tirar e descongelar. Aproveitado, quero dizer que para descongelar um alimento também tem seus cuidados, para que você consuma sem nenhum prejuízo.

Vantagens do Congelamento de Alimentos

Uma das maiores vantagens de usarmos o congelamento de alimentos sem dúvidas nenhuma é que temos a possibilidade de nos alimentarmos melhor, de forma mais saudável, pois fica mais fácil planejarmos e deixar prontas as refeições.

Outra vantagem é a economia de tempo e dinheiro. Economia de tempo porque você diminui as idas à feira e economia de dinheiro porque você pode fazer estoques de produtos da estação, que são sempre mais baratos e de melhor qualidade.

Mais uma vantagem é que um congelamento bem feito mantem o sabor, a cor, o aroma e a consistência do produtos, sem perda das propriedades nutritivas.

Tipos de Freezer

Como congelar alimentos

Freezer Horizontal

Não é muito prático para se ter em casa. Pois, apesar deles terem cestas que ajudam a organizar, mesmo assim você tem que se debruçar sobre ele e as vezes não alcança o que está no fundo.

Freezer Vertical

É o ideal para famílias, pois tem capacidade de armazenamento maior. Ele é mais prático para guardar e retirar os alimentos.

Geladeira combinada com freezer

Modelo ideal para casais ou para quem mora sozinho, pois tem pouca capacidade de estocagem. Nesses casos o freezer pode vir na parte de cima ou na parte de baixo.

Obs: Lógico que dependendo onde você mora, não vai dar para ter uma geladeira e um freezer, então o ideal vai ser a geladeira que vem com freezer por causa do espaço disponível na sua cozinha.

 – IMPORTANTE –

Então, já que a temperatura fica entre 0 e 4°C na geladeira e no congelador interno, evite conservar alimentos por muitos dias. No congelador da geladeira, você pode conservar alimentos que vai usar nos próximos dias apenas, pois nessa temperatura algumas bactérias se multiplicam.

É Seguro Congelar Alimentos?

Os micro-organismos (como bactérias, enzimas, etc…) se multiplicam principalmente dentro de uma faixa de temperatura que vai dos 16 aos 52°C. A sobrevivência desses micro-organismos vai se reduzindo à medida que a temperatura aumenta ou diminui. Por isso, os alimentos não devem ser mantidos nessa temperatura (que engloba a temperatura ambiente) por mais de 2 horas.

A temperatura de congelamento que é de -18°C nos freezer, normalmente bloqueia o crescimento de micro-organismos.

– REGRA –

Quanto mais rápido o alimento for congelado e quanto mais devagar o alimento for descongelado, melhor será o resultado final

******************************************************

Série de posts sobre congelamento de alimentos:

Post 2 – Como Organizar o Freezer

3 respostas

  1. Eu aprecio as técnicas de congelamento !! 2 tias minhas realizam as técnicas de congelamento há 30 anos. E uma outra, há 23 anos. E elas tem até livro de congelamento de alimentos. Lá vai algumas dica, que aprendi nesse livro:
    1-Maionese não pode congelar, porque talha;
    2-Legumes tem que passar no vapor, para poder congelar, devido a ação de enzimas;
    3-Ao congelar carne bovina, tire ossos e gordura;
    4-Você pode congelar risoles (ou coxinha) já fritos em caso de sobra. Porém ao descogelar, não ficarão tão macios.
    5-Ao congelar em sacos plásticos, retire todo o ar de seu interior. Existe um aparelhinho manual para sugar o ar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.