Curau ou Canjica (no Nordeste)

Conhecido como curau, nos estados do sudeste brasileiro, a canjica é feita de milho verde, leite, leite de coco e açúcar.

Direto ao ponto

 

Conhecido como curau, nos estados do sudeste brasileiro, a canjica, como é chamada aqui no nordeste é feita de milho verde, leite, leite de coco e açúcar. Eu acho uma delícia, seja para comer de colher ou para comer em fatias.
Esta que fiz é a que depois de fria dá para cortar em fatias
Aqui nesta época, tem pilhas imensas de milho verde nas feiras, eu mesma toda semana estou comprando. Comprei esta semana para fazer esta deliciosa canjica.

Receita de Curau ou Canjica (no Nordeste)

Ingredientes

4 espigas de milho

1 vidro pequeno de leite de coco(200 ml)

100 ml de leite

1 1/2 xícara (de chá) de açúcar

Canela em pó

Modo de Preparo

Corte o milho do sabugo e depois raspe cada sabugo com uma faca para que saia todos os grãos da espiga. Bata os grãos com o leite e o leite de coco no liquidificador, depois passe por uma peneira fina. Coloque o creme do milho em uma panela, acrescente o açúcar e leve ao fogo. Fique mexendo sempre para não grudar no fundo da panela. Deixe engrossar e cozinhar um pouco. Depois é só despejar em um recipiente e polvilhar canela moída por cima.

Se quiser comer quente, ela fica mais cremosinha.

Se esperar esfriar, dá para cortar as fatias.

Dá uma canjica média com cerca de 4 porções

Obs:

  • Não unte o recipiente para despejar a canjica.
  • Para raspar o sabugo depois de cortar os grãos, passe a faca de cima até em baixo. Veja como o sabugo fica limpinho:

Dica:

  • Muitas vezes quando vamos fazer um creme, por mais cuidado que tomemos, ele teima em empelotar. Veja a minha canjica aí em baixo. O que normalmente faço é retirá-la do fogo e mexer vigorosamente por alguns minutos aí ela fica lisinha.

10 respostas

  1. Patty,

    No outro dia vi uma receita parecida com esta mas fiquei sem saber muito bem o que era canjica. Agora ja sei como fazer. Adorei a receitinha.

    Beijinhos

  2. Gostaria que vc explicasse para as leitoras que canjica é feita com milho verde( amarelo) e mungunzá é feito com milho branco e são totalmente diferentes , moro em Belém Pará, onde a culinaria é uma das mais ricas e maravilhosas do Brasil , bjs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.