por Ana Beatriz Caldas
Sexta-feira é dia de escolher um filminho para assistir no fim de semana, né? Você já viu o excelente Perfect Sense, do diretor David Mackenzie? Pode parecer, com seu título de comédia romântica (no Brasil, o filme chegou com o nome Sentidos do Amor), mais um clichê do cinema europeu: cigarros e nudez nos passam o recado logo no início – mas nada estaria tão incrivelmente longe de descrever o filme do que a palavra “clichê”.
Com roteiro maravilhoso de Kim Fupz Aakeson, o filme nos mostra cidadãos comuns que pouco a pouco vão perdendo, um por um, os sentidos, e sendo possuídos, pouco antes da perda, por crises incríveis de raiva ou de angústia.
Em meio a essa “mistura” de Ensaio sobre a cegueira com Contágio (junto a algum filme bem viajado de sua preferência) está o casal Susan, uma epidemiologista (Eva maravilhosa Green) e Michael, um chef de cozinha (Ewan McGregor), que passam juntos pela experiência de transformar o mundo ao seu redor com os recursos que lhe são concedidos.
Perfect Sense é uma obra sobre angústia, sobre perdas, sobre a fragilidade do ser humano – e, mais do que tudo, sobre a força interior de cada um e nossa incrível capacidade de adaptação.
Em um certo momento do filme, quando quase toda a população já não tem mais paladar, ir a um restaurante, por exemplo, adquire um significado totalmente diferente: é uma experiência social. Chamar o outro pra jantar. Conversar bebericando vinho. Desfrutar das coisas boas da vida, mesmo pensando, secretamente, em todo o caos que ainda está por vir.
O filme tem uma fotografia belíssima, trilha sonora maravilhosa, um desfecho que divide as emoções do telespectador, deixa aquela sensaçãozinha gostosa de vazio que só um bom drama traz – e, obviamente, não podemos pra reclamar do Ewan McGregor na “pele” de um chef inglês preparando, com muita atenção, pratos refinados que, apesar de não serem inteiramente degustados pelos personagens, nos deixam com água na boca.
Fotos: Divulgação
Você pode assistir ao trailer CLIQUE AQUI
Espero que gostem.
Abraços,
Ana Beatriz Caldas
Estudante de jornalismo na UEPB
Colaboradora do Aqui na Cozinha
Twitter: @beatce
Respostas de 2
Já assisti um pedaço desse filme uma vez na TV, mas ainda não consegui ver ele todo.
Achei bem interessante, e lembra mto msm Ensaio sobre a cegueira.
Pelo que vi achei bem interessante msm!
Bjss
Ah, Maysa, é muito bom, vale a pena ver até o final!! Apesar de lembrar bastante o Ensaio, tem algumas características próprias também interessantíssimas 🙂 Beijo!