Dica para o próximo feriado: Destinos imperdíveis para os chocólatras

Direto ao ponto

Destinos+para+chocolatras

Foto: Prawer

Gente estou estreando mais uma novidade aqui no blog, quer dizer, mais uma colaboradora. Quem estará colaborando também aqui no blog é a Ana Beatriz Caldas que é estudante de jornalismo e escreverá posts mais variados, sobre os assuntos mais diversos, mas sempre dentro do universo da gastronomia. Bia mora aqui em Garanhuns, mas está em Campina Grande, na Paraíba,  fazendo faculdade. O primeiro post que ela preparou para nós é um roteiro de viagem especial para os chocólatras. Dica especial para quem quer viajar no próximo feriado que é no Dia do Trabalho, dia primeiro de maio.Vamos ver?

Dica para o próximo feriado: Destinos imperdíveis para os chocólatras

por Ana Beatriz Caldas

Destinos+para+chocolatras+(6)

Foto Base: Google Maps

Abril já está acabando. Estamos todos ansiosos pelo Dia do Trabalho, para ter uma folguinha durante a semana; pelo Dia das Mães, para dar – ou receber – presentes; ou, principalmente pra quem é de Pernambuco ou da Paraíba, pelo São João, que, contrariando a laicidade do Estado, nos dará dias de festa, feriado e comidas típicas. 

Ainda que o feriado da Páscoa já esteja esquecido em 2013, algo que não tem data comemorativa para aparecer é a vontade de comer chocolates (eu, pelo menos, sou formiga do primeiro dia de janeiro até o Réveillon).

Pra quem compartilha da paixão por doces não importando que mês mostra o calendário, aqui vai um guia imperdível de lugares turísticos onde a atração mais festejada é o filho do cacau:

 Garanhuns, Pernambuco

Destinos+para+chocolatras+(4)
 Foto: www.chocolatesetecolinas.com.br

É óbvio que a minha cidade, a Suíça pernambucana, teria que encabeçar a lista. Ainda que Gus não seja nacionalmente conhecida pelo seu chocolate (por enquanto!), é fato que quem conhece a cidade, especialmente durante o Festival de Inverno, que ocorre em julho  (que esse ano vai ser de 18 a 27 de julho de 2013), fica saudosa dos chocolates Sete Colinas. De chocolate quente à opções da original barrinha (com menta, café, morango), o lugar prepara também cestas especiais que acompanham mimos, para quem quer fugir do clichê sem perder o sabor. A loja conta com dois ambientes extremamente agradáveis, sendo um no centro da cidade e um no bairro Heliópolis, próximo a Escola de Referência de Garanhuns.

Outro estabelecimento que, apesar de existir há menos tempo, tem se firmado como point dos amantes de doces, é a Brigaderia Encanto de Brigadeiro, localizada também no centro da cidade, onde cupcakes, brigadeiros diferenciados e bolos (por encomenda) podem ser apreciados em um ambiente altamente aconchegante. O meu queridinho é o cupcake de brigadeiro caseiro com Nutella.

 
 

Ilhéus, Bahia

Destinos+para+chocolatras+(5)
Foto: Chocolate Caseiro de Ilhéus

Um pouco abaixo no mapa, Ilhéus, cidade litorânea famosa por ser palco de obras de Jorge Amado, é considerada “a capital do cacau”, e, por isso, além dos chocolates, a história da iguaria pode ser apreciada em seu berço. O turista pode visitar fazendas de cacau e aprender como o mesmo é cultivado, além de aproveitar a bela paisagem natural da região, que conta com cachoeiras, rios e reservas indígenas.

 
 

Campos do Jordão, São Paulo

Destinos+para+chocolatras+(2)

 Foto: Divulgação

Campos do Jordão, ponto turístico importantíssimo do estado de São Paulo, famosa pelo seu clima montanhoso e museus, ganha um adendo gastronômico: o Museu do Chocolate, próximo à fábrica de chocolates Araucária, onde se pode ver o processo pelo qual o chocolate passa antes de fazer com que engordemos alguns quilinhos. Os chocolates podem ser apreciados no próprio passeio. Fiquei babando com as fotos da arquitetura da cidade, que dão um “quê” a mais ao roteiro.

 
 

Gramado, Rio Grande do Sul

Destinos+para+chocolatras+(3)
 Foto: Divulgação

Talvez um dos mais populares destinos do país quando o assunto é chocolate (e frio!), Gramado atrai, anualmente, milhares de turistas interessados em vivenciar uma experiência quase “gringa” no Natal, devido a sua decoração temática e arquitetura diferenciada, mas também é ponto turístico para quem quer se empanturrar de chocolates artesanais, sendo o lugar com maior produção de chocolate do país.

Foi inaugurado, recentemente, o Reino dos Chocolates, onde pode-se aprender um pouco da história da iguaria até chegar ao Brasil – e, obviamente, adquirir quilos do doce!

 O melhor (além das iguarias, claro) é que essas cidades tem atrações turísticas durante o ano todo. Agora é só planejar seu roteiro, deixar o regime pra próxima segunda e se acabar no doce mais popular do mundo!

Ana Beatriz Caldas
Estudante de jornalismo na UEPB
Colaboradora do Aqui na Cozinha
Twitter: @beatce

3 respostas

  1. Gostei muito das sugestões para aproveitar o próximo feriado.Muito boas.Saudades de Gramado!!
    Não conheço ainda Garanhuns..Parece ser uma cidade muito acolhedora. a sua cidade.Parabéns!
    Desculpe-me algum erro. ESTOU com uma catarata se desenvolvendo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.