Doce de Casca de Melancia com Coco

Doce feito com as cascas da melancia, excelente forma de reaproveitamento.

Direto ao ponto

Eu sei que tem muita gente que tem preconceito quando se fala em Reaproveitamento de Alimentos. Usar talos, cascas, vixe tem gente que torce o nariz só de ouvir falar. Eu não tenho nenhum preconceito, aliás até gosto de testar algumas receitas. Por exemplo, este Doce de Casca de Melancia. Quando eu morava no interior de São Paulo, tinha uma vizinha que sempre fazia este doce e me presenteava com um potinho, foi aí que fui apresentada à ele. Algum tempo depois fiz um curso no SESI sobre exatamente Reaproveitamento de Alimentos e ele estava lá também.
Dei uma reformada na receita original. Como boa nordestina acrescentei coco e acho que ficou bem melhor, então vamos lá.

Doce de Casca de Melancia com Coco

Ingredientes
4 xícaras de casca de melancia ralada
1 xícara (de chá) de coco fresco ou 1 pacote de 100g
2 1/2 xícara (de chá) de açúcar
7 cravos

Modo de Preparo
Lave bem a casca da melancia (de preferência com uma escovinha de cozinha), retire toda a parte vermelha da casca e rale na parte grossa do ralador. Reserve.
Tire toda a casca escura do coco e pique em pedaços pequenos. Coloque aos poucos no liquidificador e vá apertando a tecla Pulsar até o coco ficar com a aparência de ralado, faça isto com o coco todo.
Em uma panela coloque o açúcar e o cravo e deixe caramelizar, de vez em quando mexa e cuidado para não queimar, senão amarga.
Quando caramelizar misture a casca de melancia e o coco e vá misturando com calma. Vai soltar muita água, espere secar e dar o ponto de doce. Está pronto.

 

 

 

 

 

Dica:

  1. Você pode fazer este doce com mamão verde, também fica bom.
  2. Se você quiser não precisa acrescentar o coco.
  3. Se quiser o doce com mais calda, acrescente um pouquinho de água e deixe apurar.
  4. Pode substituir o açúcar por rapadura, fica divino. Faça assim: Coloque 3 xícaras de rapadura picada em uma panela e acrescente 1 xícara de água. Leve ao fogo, mexendo sempre até derreter toda a rapadura depois acrescente os outros ingredientes e faça a receita como falo acima.
  5. Fica delicioso se servido com queijo branco.
  6. Você pode ralar o coco no ralador. Eu coloquei no liquidificador, porque achei mais prático e rápido e não senti nenhuma diferença na receita.

 

14 respostas

  1. oi Patty!!
    queria te parabenizar pela reforma! está tudo muito lindo e organizado!! cozinha é gostoso mas tem que ter organização né!! adorei!!
    Melancia… ai meu deus muito boa essa receita!! já tinha visto em alguma ligar mas nunca achei que era tão fácil, anotao!
    beijokas
    e ótima sexta!

  2. Oieee
    bem diferente essa receita, não conhecia..mas eu torço o nariz p/ melancias..não consigo gostar..hehe

    Adorei a sua cozinha..voltarei outras vezes. Beijos

  3. Olá Patty, foi uma delícia estar no seu blog. Só umas coisinhas: também detesto esse negócio de usar o gerúndio em lugar errado. É um tal de estar fazendo isso, estar falando aquilo, que dói na alma. Morei muitos anos em Salvador, na Avenida Sete, perto do Colégio das Mercês e em Brotas, perto do Góes Calmon. Toda as quartas e domingos ia ao Fonte Nova. Estudei no Conselheiro Luiz Viana. Pulei muito carnaval atras do trio elétrico. Rezei muito na Sagrada Colina. E claro, torci muuito pelo Baia. Mais um Baia, mais um Baia, maus um , mais um título de glória…. Venha me visitar mais vezes. Desculpe-me por usar tanto o seu espaço.

  4. Não tenho nada contra reaproveitamento ou aproveitamento integral de alimentos e também fiz esse curso do Sesi. Achei baatante útil.
    O doce conheço há muito tempo, mas sem o coco. Certamente ficou mais saboroso com ele.
    Bjs.

  5. eu fiz tudo como mostra o passo a passo mas ficou amargo e enjoativo
    por favor, me explica aonde errei…………….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *