Enfim comi uma Cartola

Doce típico nordestino

Direto ao ponto

Enfim, experimentei a bendita Cartola. Todo mundo por aqui dizia: “Você tem que experimentar, é uma delícia”. Pois bem, experimentei.

Cartola é um doce sobremesa feito de banana e queijo, ela é típica daqui do nordeste e eu nordestina nata que sou, nunca tinha experimentado, vergonha. Por fim a hora chegou.
Foi na volta das férias.
Para voltar de Jacumã, fomos até Recife, subimos a Serra das Russas (Gravatá), depois Caruaru e por fim Garanhuns (oi, também sou Geógrafa, tá). Foi no alto da serra que experimentei a singela sobremesa.
Paramos para almoçar e de sobremesa tinha Cartola. Pedi e saquei a máquina de fotografia para depois mostrar para vocês (para vergonha de minha filha adolescente), mas eu fui discreta, viu gente?
É uma sobremesa bem simples. Ainda não fiz aqui em casa. Mas pelo que vi ela é feita assim:

Cartola

Ingredientes
Banana cortada no sentido do comprimento
Queijo Manteiga
Manteiga
Açúcar
Canela em pó

Modo de Preparo

Frite a banana na manteiga e Reserve. Corte uma fatia de 1 cm de queijo manteiga (tem que ser grossa porque este queijo derrete muito e sendo grossa ela não esparrama tanto). Frite o queijo na manteiga também. Agora é só montar. Arrume as bananas fritas formando um quadrado, deite o queijo por cima das bananas e cubra tudo com o açúcar misturado com a canela. Simples assim.
O sabor é delicado misturando o doce da banana com o salgado do queijo e com um fundinho de manteiga.
Se vier para os lados de cá, não deixe de experimentar.
Ou você também pode fazer em casa, a única dificuldade é o queijo então vou falar um pouquinho mais sobre ele.

Queijo Manteiga

Foto: Google

O Queijo Manteiga é também conhecido como “Requeijão Crioulo”,  “Requeijão do Sertão”,  “Requeijão Baiano” ou  Requeijão de Corte”. É um queijo semi duro com cor que vai do amarelo palha até um pouco mais escuro.
Você pode comê-lo cru, frito, puro, com frutas, com pão ou como ingrediente de alguma receita.
Ele tem uma crosta firme e tem uma certa oleosidade (devido à “manteiga” que é derretida e misturada à massa no decorrer do processamento).
Aqui no nordeste encontramos ele facilmente para comprar, já pelo Brasil a fora você vai encontrá-lo nas Casas de Produtos Nordestinos e encontra, viu gente? Eu nas minhas andanças pelo Brasil já fui em várias destas Casas e sempre encontrei. Já quem mora fora do Brasil pode procurar em algumas lojas que vendem produtos brasileiros (se tiver aí onde você mora) às vezes também encontra. Senão o único jeito é inventar uma desculpa para dar um pulinho aqui.

Com relação a Cartola, já soube que tem muita variação de Cartola por aí, inclusive agregando ou substituindo alguns ingredientes.
Ô Bia (Barros) a sua Cartola é com chocolate, é? Se for manda a receita prá nóis. Ou melhor, se quiser fazer e me convidar para ir aí comer eu faço este sacrifício e vou, hahaha (oferecida, eu? Imagina).

Quem quiser mandar sua receitinha de Cartola, a hora é agora. Mande para o [email protected], não esquece a fotinha.

6 respostas

  1. Não me lembro de ter comido esse doce quando morei no nordeste e o queijo também não me é familiar. O requeijão de corte que conheço não tem essa crosta e é bem mais claro, mas bastante amenteigado.
    Tenho certeza que gostaria da cartola.
    A família aqui já se acostumou com a minha mania de fotografar os restaurantes que vou. Já pedi até pra visitar a cozinha, perguntar não ofende!
    Bjs.

  2. Olá!
    Essa cartola ficou linda e deve ser muito bom.Não conhecia teu blog foi ao acaso mas gostei bastante já está na minha lista de blogs.Convido a passares na minha cozinha,:)para tomares um café.e seres minha seguidora e tb serei tua,assim sabemos ambas quando à receitinhas novas:)espero tua visita.

    Bjinhos,
    Boa Semana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.