A comunidade de Castainho, a 15 minutos do centro de Garanhuns, foi reconhecida oficialmente no final da década de 90, pelo Ministério da Cultura/Fundação Palmares como remanescente de quilombo.
A história da comunidade quilombola de Castainho está relacionada com a do quilombo de Palmares . Símbolo de resistência e organização dos escravos fugidos na época do império, Palmares foi o grande reduto quilombola da região situada ao sul do estado de Pernambuco e norte do estado de Alagoas. Os moradores de Castainho identificam a origem da comunidade com a destruição do quilombo de Palmares e da morte de Zumbi dos Palmares. Castainho foi fundado por um grupo de negros que conseguiu fugir da guerra que destruiu Palmares.
Durante o Festival de Inverno de Garanhuns, deste ano, a Comunidade de Remanescentes Quilombolas do Castainho recebeu diversas atrações. No quilombo foi montada uma grande lona de circo – onde aconteceu apresentações de grupos culturais.
2 respostas
Amiga,
vi seu comentário no blog Dna Amlia e não consigo evitar dar um pitaco. Minha filha também foi para a Dinamarca aos 17 anos num intercâmbio. Precisando de alguma coisa, entre em contato com qualquer uma de nós. Adoraremos ajudar!!
Márcia
http://www.loucapramudar.blogspot.com
Fiquei muito feliz por ter encontrado esse site, pois danço a Cia de dança artefolia.e acabei encontrado muitas fotos lidas.de espetáculos nossos que foram exibidos no festival de Garanhuns.preto no branco e tambores.Muito obrigado.